6 dicas práticas para encantar e fidelizar clientes

6 dicas práticas para encantar e fidelizar clientes

Você está preocupado em vender? Quando você investe de esforço para conquistar novos clientes? Bater meta é uma preocupação diária? Será que as suas ações estão surpreendendo e cativando os clientes? Você sabe como fidelizar clientes?

Eu conheci uma vendedora de consórcios chamada Rita, sabe o que ela fazia no final de cada ano? Comprava cartões de natal e escrevia a mão uma mensagem de carinho e esperança, e, depois, mandava para todos os seus clientes, a sua mão tinha bolhas de sangue, fiquei impressionado com a determinação daquela profissional.

Depois que ministrei a palestra na empresa, chamei-a e perguntei: “Notei que estava mandando mensagens de final de ano para os seus clientes, porque você faz isso?”. “André, eu faço porque amo a minha profissão e reconhecer o maior patrimônio da minha vida é o mínimo que posso fazer”.

Quando ela falou isso, o seu olhar já estava brilhando e, para concluir, ela ainda liga para todos e confirmava a chegada do cartão. Fantástico, concorda? Ela investia um pouco do seu bolso, fazia o cliente se sentir único e blindava o ataque de qualquer concorrente que quisesse vender consórcio para o seu cliente.

Entrar em contato para vender é o que a maioria faz, mas como você se torna diferente e exclusivo na percepção do cliente? Uma mulher quando ganha flores fica feliz e emocionada, sabe por quê?
Porque ela não estava esperando, foi o fator surpresa que impactou e mexeu na sua emoção, tornando-o o único na sua percepção. Preparei seis dicas poderosas para você mandar flores aos seus clientes e se diferenciar da concorrência:

1. Mostre como o seu produto/serviço pode ajudar o cliente

Escreva um artigo mostrando os principais benefícios que o seu produto vai oferecer e como ele será beneficiado a curto, médio e longo prazo.

2. Mande um SMS ou WhatsApp

Uma excelente maneira de valorizar o seu cliente é mandando uma mensagem de impacto para o seu celular no início da semana, é uma atitude diferente, ousada e que estreita, ainda mais, a relação com ele. Ele não está esperando e, mais uma vez, você não vendeu nada, apenas fez questão de ser lembrando como alguém que tem uma missão de agregar valor ao seu negócio.

3. Data de fundação da empresa

Descubra a data em que foi inaugurada a empresa do cliente e mande fazer uma placa com uma mensagem impactante e que valorize esse momento histórico da sua trajetória empresarial. Depois que estiver pronto, mande entregar no dia exato do aniversário. Não pense em quanto você vai gastar, mas na felicidade que estará estampada no rosto do cliente quando receber esse prêmio na sua empresa.

4. Um mimo inesperado

Fiquei espantado com a loja de conveniência de um posto de gasolina que me ligou para dar uma revisão cortesia e um brinde pela data do meu aniversário, nunca tinha acontecido isso comigo. Fui correndo buscar e era um jogo de miniferramentas para usar em momento de apuro no automóvel ou em casa. Apesar de pagar um pouco mais, eu não troco esse posto, pois esse mimo pela lembrança do meu aniversário fortaleceram os nossos vínculos. O que você tem feito de diferente para estreitar a relação com os seus clientes?

5. Conquistando na informalidade

Sabe aquele papo informal que você tem com o cliente na cafeteria ou no restaurante? Quando ele fala um pouco das suas preferências pessoais? Da sua família? E de seu estado emocional atual? Se ele diz que adora saborear um shushi, mande um prato surpresa para ele com um cartão dentro!

Se gosta de um bom vinho, mande uma garrafa da marca preferida com um cartão escrito a mão e com a sua assinatura pessoal. Você acaba de personalizar algo muito impactante e valioso na sua percepção. Será que o seu concorrente está fazendo algo nesse sentido? O que acha de sair na frente com uma atitude diferenciada e encantadora de fidelização?

6. Agradeça e reconheça o cliente

Sempre que você conseguir um resultado brilhante em vendas, mande um e-mail para todos os seus clientes agradecendo pelo apoio, pela ajuda e pela confiança que depositaram no seu trabalho. Quando você agradece e compartilha o seu sucesso com eles, a relação fica mais estreita e com menos chance de um concorrente entrar no seu território. Já criou um e-mail de reconhecimento?

Sabe o que diferencia um campeão de um perdedor? A vontade de ajudar os clientes sem o interesse de receber nada em troca, com essa atitude pró-ativa, o universo devolve tudo em dobro para você. Como você vai aplicar as dicas na prática? Quando? Agora? Então liste as ações num bloco de anotações e comece aplicar no seu negócio de acordo com o seu mercado.

Fonte: Venda Mais

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