4 dicas para atrair mais clientes e aumentar os resultados da sua padaria

4 dicas para atrair mais clientes e aumentar os resultados da sua padaria

Entra ano, sai ano, e um produto não sai da casa de praticamente nenhum brasileiro: o pãozinho nosso de cada dia. Mesmo com a crise econômica e política que prejudica o nosso país, o consumo dos produtos das panificadoras continua em alta. A diferença é que o número de players no mercado aumentou, e consequentemente aumenta também a concorrência pelas pessoas interessadas no seu produto, ou seja, os clientes.

Assim como tantos outros, este é um segmento que enfrenta diversos desafios para obter melhores resultados. No entanto há ainda um ponto importante a favor destas empresas: a certeza de que as pessoas vão continuar frequentando padarias. Resumindo, cliente é o que não falta. O desafio agora é encontrar maneiras de atrair estes clientes para o seu negócio.
 
1. Entenda as necessidades das pessoas

Para começar, não poderia ser outra a primeira dica, afinal de contas não existe negócio que não precise entender com clareza as necessidades e desejos de sua possível clientela. O objetivo aqui é fazer com que as pessoas que já compram na sua padaria, comprem mais, e que aquelas que compram em outras panificadoras passem a comprar na sua.

Neste contexto, não há outra alternativa que não seja conversar com as pessoas para ouvir suas opiniões, desejos e necessidades diretamente. O ideal é que você compreenda quais motivos que levam as pessoas a escolherem esta ou aquela padaria, e ainda o que mais além do pão pode ser um diferencial para eles abandonarem a concorrência e partirem para a sua.
 
2. Invista na divulgação do negócio e dos produtos

Como qualquer empresa que se preze, uma panificadora precisa investir na comunicação para divulgar sua marca e seus produtos para seus clientes e potenciais novos clientes. Este trabalho inclui tanto o ambiente físico da padaria, quanto os canais externos ao negócio, online ou offline.

O ideal aqui é que o seu maior esforço seja direcionado para a divulgação externa ao negócio, pois é ela quem vai atrair novos clientes para a empresa. A distribuição de panfletos nas redondezas da panificadora combinada com campanhas de comunicação na internet — site e redes sociais, por exemplo — são a receita ideal para ser bem sucedido neste ponto.
 
3. Ofereça serviços diferenciados que agreguem valor

Não adianta nada fazer um esforço para atrair mais clientes se você não for capaz de prender a atenção destes consumidores para garantir que eles voltem mais vezes ao estabelecimento. Isto significa aumentar o valor médio gasto pelos clientes em cada compra, ou seja, o ticket médio.

Para resolver este problema você pode oferecer serviços especiais que possam agregar valor e oferecer novos benefícios ao cliente. Entre os mais conhecidos estão a entrega em casa, vendas a prazo, pacotes mensalistas ou as já conhecidas encomendas para festas. Se você conseguir oferecer opções não encontradas nas padarias concorrentes, é melhor ainda.
 
4. Promova seus produtos

Produtos com desconto ou em promoção costumam chamar a atenção dos consumidores em qualquer segmento de negócio. Nas panificadoras a realidade não é diferente. Pare para pensar: quantas vezes já não aconteceu de você ir ao mercado para comprar um produto e acabar comprando outros que não estavam previstos por conta de promoções?

Por isso tenha sempre produtos em promoção, com descontos que atraiam a atenção da clientela, inclusive com degustação dos melhores produtos e seus lançamentos. Pacotes fechados de produtos em kits ou bandejas no espaço de exposição também podem ajudar neste sentido.

Panificadoras e confeitarias são negócios que possuem a vantagem de trabalhar com produtos que continuam sendo consumidos mesmo nos momentos de crise. O segredo para o seu sucesso agora é aproveitar este contexto para obter resultados ainda melhores com seus produtos e serviços.
 
 
Fonte: Clube SEBRAE

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