6 dicas para se libertar de produtos encalhados no seu estoque

6 dicas para se libertar de produtos encalhados no seu estoque

Um dos maiores medos de quem trabalha com revenda é que ocorra a situação de ter produtos encalhados. Isso porque muitas vezes há a expectativa de que determinada aquisição terá boas vendas e o retorno não é o esperado.

Porém isso pode causar sérios prejuízos para a sua loja a curto e a longo prazo. Para evitar que isso ocorra deve-se pensar em uma boa gestão de estoque a fim de identificar rapidamente a situação e pensar em soluções para se libertar desses problemas.

Para te ajudar nisso, confira 6 dicas imperdíveis para vender os produtos encalhados e evitar prejuízos para seu negócio.

1. Faça uma lista dos produtos encalhados

Em primeiro lugar, é necessário ter noção de quais produtos estão encalhados em seu estoque, a quantidade disponível e também há quanto tempo estão parados em sua loja.

Isso pode ser feito mais rapidamente se você tiver um software de gestão de estoque. Mas caso não tenha, é importante checar as informações da planilha de entrada e saída de produtos para que você possa acompanhar esses dados e avaliar quais possuem uma prioridade maior de serem vendidos rapidamente.

2. Avalie o menor valor possível de venda

A diminuição do valor de venda pode auxiliar no processo de liberação dos produtos encalhados mais facilmente. Porém, lembre-se de que você não pode perder margem de lucro por isso ou terá prejuízos.

Avalie, caso a caso, qual o menor valor de venda possível para que você possa decidir o quanto de desconto ou qual o tipo de promoção que poderá ser oferecida a seus clientes obtendo o mínimo de margem de lucro possível.

3. Utilize sites de compras coletivas

Um grande impulsionador de vendas rápidas são os sites de compras coletivas. A partir do anúncio nesses locais há uma exposição maior do seu produto, que poderá ser adquirido pelos famosos “caçadores de promoções”.

Você pode definir um preço próximo ao menor valor de venda possível que determinou anteriormente, de forma a tornar a oferta ainda mais atrativa. Porém, lembre-se de não chegar a esse limite ainda.

4. Potencialize o marketing desses produtos

Muitas vezes um determinado tipo de item está encalhado, não por falta de demanda, mas sim porque o público não tem conhecimento dele. Dessa forma, para testar se não é esse o problema, que tal investir no marketing desses produtos especificamente?

Algumas opções para isso são:

– coloque esses produtos em destaque na vitrine da loja física;

– Faça publicações mais recorrentes deles em suas redes sociais;

– Inclua-os em um banner na capa da loja virtual (caso tenha);

– Caso faça anúncios em televisão ou jornal, priorize a imagem deles.

5. Faça uma feira de descontos

Se todas as medidas anteriores não forem válidas, pode-se pensar em, de fato, realizar uma feira de descontos ou promoções, colocando um percentual maior naqueles itens que estão encalhados.

Nesse momento pode ser necessário realmente chegar ao limite do mínimo de valor de venda para torná-lo extremamente competitivo e incentivar a compra.

6. Estimule a equipe de vendas

Outra razão pela qual pode-se estar com problemas de vendas de determinado produto pode ser derivado da sua equipe de vendas. Muitas vezes eles podem não incentivar a saída desse item que está ficando encalhado e, por isso, há pouca aquisição dele.

Incentive seus colaboradores a, portanto, buscarem incentivar a saída desses produtos especificamente, de forma a apresentá-los prioritariamente no caso de lojas físicas ou, em caso de e-commerce, incentivar a equipe de vendas e marketing a encontrar, conjuntamente, estratégias para concretizar mais aquisições desses itens.

Seguindo essas dicas você conseguirá se libertar dos produtos encalhados mais facilmente e poderá seguir com um giro de estoque saudável.
 
 
Fonte: Inusittá

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