Atendimento ou preço: qual a preferência do cliente?

Atendimento ou preço: qual a preferência do cliente?

Em um mercado com uma gama enorme de serviços e produtos, conseguir a atenção do cliente é o primeiro passo para que ele escolha a sua empresa. No entanto, é muito importante saber como atrair esse consumidor e, consequentemente, ampliar as chances de um relacionamento duradouro com ele.

Mas e então: esse cliente prioriza o atendimento ou preço no momento final da compra? Segundo uma pesquisa recente, para 69% das pessoas o que importa mesmo é um bom atendimento. E mais: é isso que o fideliza a determinada marca!

Quer saber como entender e cativar esse consumidor? Confira abaixo algumas dicas:

Conheça o comprador dos seus produtos

Toda boa estratégia para ampliar a carteira de clientes de um negócio tem como ponto de partida saber quem é esse consumidor. E não é à toa, pois dessa forma você conseguirá direcionar a linguagem e a abordagem certas a esse comprador.

O ideal é que você faça pesquisas com os clientes que já tem e identifique qual é o objetivo de compra mais comum entre eles.

Elimine a dúvida entre atendimento ou preço: ofereça os dois

Sim, isso é possível e é o mais indicado! Lembre-se de que se o seu atendimento for excelente e o preço do produto ou serviço for atrativo, você amplia bastante as possibilidades de conquistar de vez o consumidor.

Vale reforçar que apesar de o cliente priorizar um bom atendimento, ele vai se encantar ainda mais ao ver que fará uma boa compra!

Treine a sua equipe

Essa prática é fundamental! Uma equipe bem treinada é um dos maiores diferenciais de uma empresa e isso é fácil de entender: estar em contato direto com o cliente requer simpatia, entendimento do negócio e atenção redobrada.

Uma dica é oferecer capacitação aos seus colaboradores a cada três meses. Propor cursos, palestras e workshops com foco em venda e atendimento também faz toda a diferença!

Invista em diferentes plataformas no contato com o cliente

Use a tecnologia a favor do seu negócio. Desenvolva um bom website que venha completo: com chat online para tirar dúvidas na hora da compra, informações de SAC, telefones para atendimento e o endereço de e-mail da sua empresa.

Dê um passo à frente, ofereça também conteúdos relevantes e interessantes para que o seu cliente aproveite a visita, se informe e fique ainda mais tempo em contato com a sua marca. Não se esqueça também das redes sociais, pois elas são ótimos meios de comunicação.

Crie um programa de fidelização

Todo comprador fica mais animado ao saber que ao final de cada nova aquisição ele juntará pontos que, no futuro, poderão ser trocados por descontos, ou até mesmo novos produtos de forma gratuita. Então, que tal pegar carona na estratégia de um programa de fidelização e colocá-lo em prática no seu negócio?

Mantenha sempre contato com o consumidor

Outra dica para melhorar ainda mais o atendimento que a sua empresa oferece é nunca deixar de falar com o seu cliente. O momento do pós-venda é extremamente importante e, muitas vezes, os empresários não atentam a isso.

Ou seja, mostre para o consumidor o quanto você se importa com ele em todas as fases do atendimento ou compra.
 
 
Fonte: Inusittá

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