Boas Práticas Para Prospecção de Clientes nas Redes Sociais

Boas Práticas Para Prospecção de Clientes nas Redes Sociais

A prospecção de clientes através das redes sociais já é uma realidade, num mercado que antes se valia apenas de ferramentas do marketing tradicional, como a veiculação de anúncios na TV e mídia impressa. Quando paramos para pensar na linha evolutiva do marketing digital, nos damos conta de que não há um espaço de tempo tão grande entre a predominância dos métodos convencionais de divulgação e prospecção de consumidores.

Prospecção de Clientes – Use Todo o Potencial das Redes Sociais

Seja para manter a carteira de clientes atual ou para a prospecção de novos clientes, é muito importante conhecer quais são as melhores práticas para adotar online. Abaixo listei uma série de dicas que funcionam muito bem no ambiente digital.

Personifique o Seu Público-alvo

Uma das estratégias mais utilizadas em marketing digital é a personificação do público-alvo, isto é, a transformação de um grupo de pessoas num indivíduo representativo que tem características específicas. Trata-se da criação de um personagem que tem como principais traços de personalidade o conjunto de características que é comum à boa parte das pessoas que compõem o público-alvo.

A persona, que deve ter um nome e uma história de vida, passa a ser o alvo de todas as ações de prospecção de novos clientes, a empresa deve pensar de que maneira pode atrair a atenção desse ser fictício, que simboliza a massa de pessoas que podem se tornar clientes. Vale ressaltar que uma organização pode ter diferentes personas definidas para a prospecção de clientes ser mais assertiva, pois diferentes perfis de clientes podem comprar os produtos e serviços disponíveis.

Saiba Escolher a Melhor Rede Social Para o Seu Negócio

Uma questão que sempre permeia o universo do marketing digital diz respeito à necessidade de estar ou não em todas as redes sociais. É importante dizer que uma companhia não precisa estar em todos os canais disponíveis para atingir os seus objetivos, especialmente porque as pessoas não estão em todas as plataformas.

Assim como acontecia com ações do velho marketing, é fundamental que seja elaborada uma pesquisa ampla a respeito de que pontos digitais são ocupados pelos seu público-alvo. Por exemplo, algumas faixas de público estão no Facebook e no Instagram, mas não estão no Twitter. Em parte, isso se deve às diferenças que existem entre as plataformas e suas finalidades em termos comunicativos.

Trabalho Com Foco

Após a definição de quais são as redes sociais mais propícias para a prospecção de novos clientes, a companhia deve focar as suas ações de marketing nesses canais. Isso permite que se trabalhe com mais assertividade em direção das pessoas que realmente podem se tornar consumidores. Desperdiçar esforços em vão em espaços que não trarão bons resultados, é uma forma de reduzir a lucratividade da sua empresa a longo prazo.

Torne-se Referência em Seu Mercado de Atuação

Os consumidores tendem a procurar pelas marcas que são referência em seus segmentos de atuação e, por isso mesmo, é recomendável que a companhia invista na produção de conteúdo que a torne reconhecida como especialista. A divulgação desses conteúdos, por meio das redes sociais da organização, ajuda a posicioná-la a frente de suas concorrentes.

Conteúdo de qualidade é aquele que apresenta relevância para os integrantes do público-alvo, isto é, agrega algo de positivo e atende a uma demanda de conhecimento. Outro ponto essencial é direcionar os seus esforços de produção de conteúdo para os potenciais clientes certos. Quem fez a definição de persona consegue fazer isso com mais clareza e facilidade.

Tenha uma Estratégia de Abordagem Bem Elaborada

Quando se está trabalhando com a prospecção de clientes nas redes sociais, é essencial ter uma abordagem bem definida para que seja efetiva. A dinâmica desse espaço digital faz com que as pessoas não queiram perder tempo com algo que não lhes interessa. As empresas devem ter em mente que as redes sociais não são como anúncios em páginas de revistas que devem ir direto ao ponto da venda, apresentando um produto com uma frase sobre ele.

Nesse tipo de mídia, o foco deve estar em conquistar a atenção dos consumidores, levando até eles conteúdo de qualidade. Assim, essas pessoas terão um desejo maior de conhecer a organização e seus produtos ou serviços. As redes sociais oferecem um espaço de diálogo e entretenimento que não deve ser visto como uma simples plataforma de propaganda sem algo a mais para atrair a atenção do público.

Mensuração

Por fim, recomendo que a companhia trabalhe com algum método de mensuração dos resultados obtidos por meio das ações em redes sociais para entender quais são as abordagens que devem ser mantidas e quais devem passar por mudanças para ter resultados ainda mais efetivos. Aproveite que as próprias redes sociais têm ferramentas que permitem esse tipo de controle.
 
 
Fonte: Marcus Marques

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