Personalidade da loja: o segredo para o sucesso no varejo

Personalidade da loja: o segredo para o sucesso no varejo

Se o sucesso no varejo tivesse uma receita, o ingrediente principal seria a personalidade da sua loja. É claro que são necessárias boas doses de gestão qualificada, com generosas colheres de marketing e várias xícaras de treinamento para a equipe. Mas essa mistura não vai render bons resultados se sua marca não tiver personalidade. É isso que vai fazer o cliente saborear a experiência de compra em sua loja – e querer repetir a dose.

É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Entenda a seguir a importância da personalidade da loja para o sucesso no varejo e saiba como o seu negócio pode se destacar e conquistar os consumidores que entram em seu estabelecimento.

A personalidade da loja e a experiência do cliente

A personalidade da loja está intimamente ligada à experiência do consumidor – que é a percepção que o cliente tem em relação à sua marca, ao seu estabelecimento, ao seu site, aos produtos e serviços que você oferece e ao seu atendimento.

Queremos que você reflita sobre as seguintes questões:

Qual é a impressão que o cliente tem ao entrar em sua loja?

De que maneira a sua loja fica gravada na memória dos consumidores?

Como a experiência de compra em seu estabelecimento impacta os clientes?

Se a sua loja não tiver personalidade, é provável que o cliente se esqueça dela assim que for embora – tenha ele comprado algo ou não. Aliás, a personalidade da loja pode ser o fator fundamental na decisão de compra do consumidor.

Quem é “bege” não consegue ter sucesso no varejo

Bob Phibbs, especialista em vendas e autor do blog Retail Doctor, explica a falta de personalidade de uma maneira interessante. Ele diz que quando a loja é “bege” (ou seja, sem cor), para o cliente, ela não é uma boa loja e também não é uma loja ruim. Ela é apenas comum, previsível, tediosa, que não inspira nada.

“Um dos erros mais comuns e fatais que os lojistas cometem é serem ‘beges’. E esse erro faz com que eles percam clientes. Quando sua loja é ‘bege’, os consumidores saem dela sem nenhuma impressão sobre sua marca. As pessoas estão sempre ocupadas e elas têm uma imensa variedade de lugares onde elas podem comprar as mesmas coisas. Se a sua loja não deixar uma impressão extraordinária nos clientes, eles se esquecerão dela antes mesmo de chegarem na calçada”, destaca Phibbs.

Se a sua loja faz mais do mesmo, se não oferece nada de diferente em relação à concorrência e se não se preocupa em oferecer uma experiência de compra extraordinária, corre o risco de ser “bege” para o cliente.

Só ressaltando que ser “bege” não tem nada a ver com a cor da loja. “Bege” está sendo utilizado aqui como uma analogia a algo neutro, que não se destaca. Se a cor da sua loja for mesmo bege, não necessariamente você precisa pintá-la com outro tom.

Apesar de a identidade visual ser um fator importante na personalidade da loja, existem outras questões que envolvem a experiência do cliente e a impressão que a sua marca deixa nele. Como detalhamos a seguir:

Ações fundamentais para ter uma loja com personalidade

Se você quer ter sucesso no varejo e deixar a marca de sua loja gravada positivamente na memória do seu consumidor, precisa se preocupar em realizar as ações listadas abaixo:

1) Promova uma experiência marcante

Para deixar uma impressão positiva e não ser apenas mais uma loja no meio de tantas opções, é importante que o cliente tenha uma experiência positiva em seu estabelecimento. A qualidade no atendimento é uma das questões cruciais para isso.

2) Tenha profissionais qualificados

E se o bom atendimento é imprescindível para que o consumidor tenha uma boa experiência em seu estabelecimento, preparar a equipe de vendas é uma necessidade primordial. Não seria nada mau se sua loja fosse lembrada pelos clientes por ser aquela que possui vendedores com grande conhecimento sobre os produtos, não é mesmo?

3) Tenha uma identidade visual forte e consistente

A identidade visual não tem a ver só com o logo da sua marca, ela está relacionada também com as cores, as letras e todos os símbolos que representam a sua empresa. A identidade visual precisa ser consistente (estar na loja, no site e em todos os canais e materiais de divulgação) para que o cliente possa reconhecer a loja sempre que visualizar esses elementos.

4) Desenvolva o merchandising de maneira estratégica

O merchandising também é fundamental para o sucesso no varejo. Afinal, ele influencia diretamente a forma como o cliente interage com sua loja. Desde a forma como você organiza a vitrine até à maneira como expõe os produtos, tudo isso diz muito sobre a personalidade da marca.

5) Inclua serviços e brindes que valorizem a compra em sua loja

Oferecer alguns serviços e brindes extras vai fazer sua loja se destacar dos concorrentes e conquistar os clientes. Pode ser uma embalagem mais bonita, garantia do produto por mais tempo, assistência técnica gratuita por um ano ou a chance de ganhar um prêmio. Use sua criatividade para dar aquele toque a mais no atendimento e surpreender os consumidores.

Importante!

Depois de deixar uma impressão incrível no cliente, mostrando que sua loja tem personalidade, você terá grandes chances de ver o consumidor voltar e recomendar seu estabelecimento para os amigos. Mas o seu trabalho não termina por aqui!

Se você quer garantir a sustentabilidade do seu sucesso no varejo, é importante continuar em contato com o cliente para garantir que sua marca permaneça sempre viva na memória dele.
 
Então, será que sua loja está “bege” ou está deixando uma boa impressão nos clientes? De que forma seu estabelecimento mostra personalidade no atendimento?

Com este artigo, esperamos que você reflita sobre essas questões tão importantes e comece a colocar em prática as ações necessárias para que possa se destacar no mercado e conquistar cada vez mais clientes!
 
 
Fonte: Gazin Atacado

Impressora Fiscal Epson TM-T900F por R$1.799,00 (à vista).


Impressora Fiscal Epson TM-T900F

A Impressora Fiscal Epson TM-T900F é o modelo ideal para atender a alta demanda de impressão do varejo. Atende à nova padronização de comandos do convênio ICMS 09/09, e também, dispõe de ferramentas de softwares que facilitam a migração dos aplicativos que já utilizam as DLLs Epson para impressoras do convênio anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *