12 Dicas para aumentar suas vendas na Black Friday

12 Dicas para aumentar suas vendas na Black Friday

Se você, varejista, quiser vender mais na Black Friday, é importante procurar dicas e traçar estratégias de como você irá chamar a atenção do cliente e se destacar da concorrência. Afinal, é fundamental aproveitar todas as oportunidades e datas comemorativas para aumentar as vendas. Principalmente em datas como essa em que todo o varejo está querendo a mesma coisa.

Vale lembrar que a Black Friday é o momento em que muitos clientes aproveitam os bons preços para antecipar as compras de Natal. Mas, encontrar uma forma de se diferenciar pode ser um ponto bastante decisivo para a sua loja. Por isso, estar preparado para atender a esses clientes é fundamental.

Esse planejamento exige traçar uma estratégia de marketing, ficar de olho na concorrência, preparar o estoque, pensar em como melhorar a experiência do cliente, dentre outros. Por isso, a seguir falaremos de cada um desses pontos para que você se prepare da melhor maneira possível. Confira as nossas dicas para vender mais na Black Friday.

Dicas para vender mais na Black Friday

Nunca é demais conhecer algumas dicas ou conferir as ideias de outras pessoas para conseguir ter melhores resultados no varejo. Afinal, é assim que a gente consegue colocar o cérebro para trabalhar e despertar a criatividade.

1. Faça uma pré-campanha de vendas na Black Friday

A nossa primeira dica para aumentar as vendas na Black Friday é fazer uma pré-campanha para a data. Esse será o momento de avisar o cliente com algumas semanas de antecedência que a sua loja está preparando grandes ofertas.

Essa é uma forma de criar expectativa no cliente e fazer com que ele fique atento ao que pode acontecer. E essa expectativa pode ser ainda maior naqueles clientes que ficam o ano todo economizando para aproveitar a Black Friday. Ao fazer a pré-campanha você estará conquistando esse cliente.

Essas pré-campanhas são excelentes para serem feitas nas redes sociais. Em que você poderá utilizar o seu perfil para trazer informações gradualmente para o cliente. Por exemplo, você faz uma publicação informando que a loja está se preparando. Depois outra filmando o recebimento de algumas mercadorias, na próxima o produto é armazenado no estoque. Conforme a data se aproxima, é possível mostrar como a decoração será feita e finalmente divulgar algumas ofertas.

2. Conheça os produtos mais procurados

Outra dica importantíssima para conseguir vender mais na Black Friday é saber quais são os produtos mais procurados pelos clientes e, claro, tê-los disponíveis no estoque.

Ainda, se ficar na dúvida, veja quais são os produtos mais procurados nos sites da concorrência ou mesmo através dos seus relatórios de vendas de anos, ou meses anteriores.

3. Conheça o seu concorrente

Outro ponto fundamental para que você consiga ser a primeira opção dos seus clientes é ficar de olho na concorrência. Assim, você não apenas conseguirá ter preços mais competitivos, mas encontrará formas de melhorar serviços ou o atendimento da loja. Ou seja, conseguirá proporcionar uma melhor experiência de compras para o cliente.

Por isso, tire algum tempo da sua rotina para olhar o site, as publicações nas redes sociais ou mesmo ir até alguma loja do concorrente para saber o que está acontecendo. Essa pesquisa de campo é essencial em qualquer ramo do varejo e deve, inclusive, ser uma das tarefas da sua rotina administrativa.

4. Reforce o estoque para a Black Friday

De nada adianta escolher os produtos certos, ter preços melhores que a concorrência e preparar uma excelente campanha publicitária para a Black Friday, se você não tiver um estoque pronto para atender a demanda que será gerada.

Lembre-se, se o cliente ficar interessado em comprar algo na sua loja e descobrir que o item acabou rapidamente, ele pode ficar com a impressão errada do seu comércio. Além disso, você pode até mesmo perder a confiança dele, já que anunciou um produto com um estoque baixo.

Por isso, o primeiro passo para deixar o seu estoque em dia é fazer um inventário antes de fazer as compras para a Black Friday. Assim, você saberá se precisará fazer promoções para movimentar o estoque e abrir espaço para outras mercadorias. Da mesma forma, você saberá exatamente quantos itens possui de cada um dos produtos vendidos na sua loja, evitando a compra de mais unidades do que o necessário.

Vale a pena mencionar que a realização de inventários do estoque periodicamente e de forma sistemática é essencial para evitar prejuízos e itens parados no estoque. Essa prática é ainda mais crítica para as lojas que comercializam produtos com data de validade. Afinal de contas, você não vai querer ter prejuízos com itens vencidos, antes mesmo de conseguir expô-los na loja.

5. Tenha uma estratégia de marketing digital

A nossa próxima dica para vender mais na Black Friday é ter uma estratégia de marketing digital. O desenvolvimento de ações voltadas para o mundo digital se tornou ainda mais importante depois do início da pandemia de COVID-19. E só continuou a evoluir a partir daí, já que muitas empresas migraram para o digital ou passaram a oferecer soluções digitais.

Por isso, você não pode ficar para traz, é preciso se manter antenado nas novidades do mercado e nas mudanças na forma de se relacionar com os clientes. Neste caso, invista em anúncios através do Google Ads e de anúncios patrocinados nas redes sociais. Essa é, sem dúvida alguma, uma forma de conseguir atingir o seu público-alvo de uma forma mais efetiva e direta.

Uma das grandes vantagens de se investir em marketing digital é a possibilidade de segmentação do público. Ou seja, você escolhe para quem o anúncio será exibido, permitindo focar naqueles perfis que têm maior potencial de se tornar bons leads. Sem falar escolhendo as palavras-chave certas, o seu anúncio também recebe um empurrãozinho do algoritmo que mostrará ele para quem está interessado no produto anunciado.

6. Aposte nas vendas online

Assim como é imprescindível apostar investir no marketing digital, você também deve apostar nas vendas online, se quiser aumentar as vendas na Black Friday. E essa dica é válida tanto para as lojas que já possuem e-commerce, como para aquelas que estão pensando em ter. Isso porque, essa é uma forma prática que as pessoas possuem para comparar preços e fazer compras sem precisar sair de casa.

E o brasileiro pegou gosto pelo comércio online. Se em 2020 muitas pessoas fizeram a sua primeira compra pela internet, em 2021 os números de transações online só aumentaram. Portanto, ficar de fora desse mundo é pedir para ser passado para trás pela concorrência.

Lembre-se que a sua loja online merece os mesmos cuidados que a sua loja física. Ela precisa ter uma vitrine interessante, mostrando ofertas de produtos que sejam interessantes para os clientes. Precisa ter um mecanismo de busca que permita que o cliente encontre o produto de interesse facilmente.

Ainda, é preciso que as fotos sejam de boa qualidade e capazes de mostrar os detalhes dos produtos, como se o cliente estivesse na loja física. E o site precisa ter boa navegabilidade e responsividade, ou seja, responder rapidamente aos cliques. Sites lentos, que demoram para carregar é um convite para o cliente deixar a sua loja virtual.

Por último, mas não menos importante, nem todos os consumidores acessam os sites através de computadores, mas sim utilizando tablets e smartphones. Por isso, certifique-se de que o site é compatível com esses diferentes dispositivos.

7. Foque na experiência do cliente

Outro item importantíssimo na nossa lista de dicas para aumentar as vendas na Black Friday é a preocupação com a experiência do cliente. Provavelmente você já sabe disso, mas nunca é demais lembrar que fidelizar um cliente pode ser até 5 vezes mais barato do que conquistar novos consumidores. E, investir em melhorar a experiência do cliente é uma das melhores formas de se fazer isso.

Para encantar um cliente e fidelizá-lo é fundamental que sempre que ele se relacionar com a sua marca, que isso ocorra da melhor maneira possível. E isso é válido para todas as etapas da jornada de compras. Seja durante o período de descoberta da marca e a realização do primeiro contato, até o pós-venda.

Na sua loja física, isso significa reproduzir uma música agradável através de uma rádio indoor personalizada, vendedores bem treinados e cordiais pronto para auxiliar o cliente, iluminação adequada na loja e fazer a aromatização do ambiente. Cada detalhe importa, a combinação deles pode tornar o ambiente da sua loja agradável, único e até mesmo acolhedor.

Já na loja virtual, isso significa ter um site responsivo, com boa navegabilidade, segurança para efetuar pagamentos, possibilidade de acompanhar a entrega do pedido e rápida resposta às solicitações do cliente.

8. Trabalhe o relacionamento com o cliente

Cada vez mais os consumidores estão em busca de marcas com as quais eles se identificam. Por exemplo, uma pessoa preocupada com o meio ambiente, vai comprar produtos de uma empresa que também tem essa preocupação e possui medidas de compensação para diminuir os impactos da sua cadeia produtiva.

Por isso, é fundamental que você deixe claro quais são as missões e os valores da sua marca. Assim, o cliente poderá se identificar com elas e se fidelizar à marca. Isso significa que, mesmo que os preços não sejam os mais baixos, eles ainda vão optar pela sua marca e pela sua loja.

Para manter esse bom relacionamento é fundamental estar próximo do cliente e as redes sociais são uma excelente ferramenta. Você pode responder aos comentários e directs enviados para o perfil. Essa interação aproxima os clientes da marca e eles geralmente gostam muito disso.

Outro ponto bastante importante nesse relacionamento é ouvir oque o cliente tem a dizer. Por exemplo, se houver um grande número de reclamações sobre um determinado serviço ou produto, tente resolver esse problema, até mesmo utilizando sugestões dos clientes. Assim, eles perceberão que você quer o melhor para eles e que está atento ao que eles têm a dizer.

9. Ofereça ofertas exclusivas para os membros do programa de fidelidade

Que o foco da Black Friday é a venda de produtos com descontos significativos você já sabe. Mas, como fazer com que os seus clientes mais fiéis, aqueles que são membros do programa de fidelidade, se sintam especiais nessa data? Fácil, oferecendo ofertas exclusivas para eles.

E, antes que você ache que isso poderá significar perda de dinheiro para a sua loja, nós já adiantamos que ofertas exclusivas não quer dizer apenas vender com desconto. Muito pelo contrário, você pode oferecer amostras grátis, cupons de descontos para as próximas compras, distribuir brindes, dentre outros.

Como você bem sabe, o programa de fidelidade por si só é uma estratégia poderosa para aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes. Além disso, esse tipo de iniciativa não apenas beneficia os consumidores, mas também traz vantagens significativas para o estabelecimento.

Mas, quando você prepara ofertas exclusivas para os membros desse programa durante a Black Friday, você cria um senso de valorização e apreço. Ou seja, você faz com que eles se sintam especiais e percebam que estão recebendo benefícios exclusivos por serem clientes fiéis. Desta forma, você aumenta ainda mais a fidelidade dos clientes e incentivando-os a continuar comprando na sua loja.

Para tornar essa ação ainda mais eficiente, você pode segmentar as ofertas com base no histórico de compras e preferências de cada cliente. Isso torna as ofertas ainda mais atrativas e especiais. Por exemplo, se você tem uma loja de produtos esportivos e o seu cliente sempre compra produtos relacionados ao futebol, então você pode dar de brinde algo relacionado a esse esporte.

10. Ofereça cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto é outra ação que pode te ajudar a atrair clientes e aumentar as vendas da sua loja na Black Friday. Essa estratégia oferece vantagens tanto para os consumidores, que economizam em suas compras, quanto para o estabelecimento, que impulsiona o fluxo de vendas e fortalece a relação com os clientes.

Quando se trata de distribuir os cupons de desconto, existem diferentes abordagens que podem ser adotadas. A escolha de quais dessas abordagens serão adotadas, vai depender do objetivo que você quer alcançar.

Por exemplo, é possível oferecer cupons válidos apenas na loja física, desta forma, você impulsiona o movimento de clientes na loja e incentiva as compras presenciais. Outra opção é disponibilizar cupons exclusivos para compras online, facilitando a experiência de compra dos clientes que preferem o comércio eletrônico.

Vale a pena destacar que esses cupons podem ajudar a aumentar o movimento tanto da loja virtual quanto da loja física. Isso pode ser feito dando um cupom de desconto válido apenas nas lojas físicas para quem fizer compras online e vice-versa.

Além disso, oferecer cupons para a próxima compra é uma excelente forma de fidelizar os clientes, incentivando-os a retornar à loja para aproveitar futuras promoções. Lembrando que, logo após a Black Friday ainda teremos a Cyber Monday, portanto, o cupom de desconto pode ser uma excelente ferramenta para incentivar compras nesta outra data do varejo.

Lembre-se também que o Natal está próximo, e como uma das datas campeãs de vendas no varejo, o cupom também pode te ajudar a atrair mais consumidores nas próximas semanas.

11. Distribua brindes e amostras grátis

Uma das épocas mais aguardadas do ano para o comércio, a Black Friday, você precisa encontrar formas de estreitar a relação com os seus clientes, e a distribuição de brindes e amostras grátis podem ser uma boa opção. Sem falar que, essa ação vai além de um simples agrado aos consumidores, já traz benefícios financeiros para a empresa que provavelmente terá mais lucro do que se der descontos muito grandes.

Outro ponto importante é que, ao distribuir brindes e amostras grátis, a loja cria um diferencial competitivo no mercado, gerando um senso de exclusividade e valorização para os clientes. Essa abordagem cria uma percepção positiva da marca, estimula o boca a boca e pode se tornar uma poderosa ferramenta de marketing viral, atraindo ainda mais clientes para a sua loja.

Como mencionamos acima, do ponto de vista financeiro, os brindes e amostras grátis podem parecer um investimento, mas na realidade, são uma estratégia inteligente para impulsionar as vendas. Os consumidores sentem-se incentivados a adquirir produtos ao receberem algo extra, mesmo que seja uma pequena amostra, pois isso cria uma sensação de recompensa e vantagem em relação à compra.

Não acredita? Então faça as contas do custo real de distribuir brindes e amostras grátis e de fazer descontos? Provavelmente você verá que a primeira opção vale mais a pena. O mais importante aqui é garantir que os brindes e amostras sejam itens realmente interessantes e úteis para os consumidores, caso contrário, eles cairão no esquecimento e com isso a sua marca.

12. Prepare a sua equipe para oferecer um bom atendimento

Você bem sabe que a Black Friday é uma data em que há um aumento considerável de movimento na sua loja, seja ela física ou virtual. Mas, se você quiser aproveitá-la ao máximo, precisa estar preparado para receber os seus clientes. Afinal, de nada adianta preparar ofertas incríveis se o atendimento for ruim.

Um dos pilares para o êxito na Black Friday é garantir que a equipe esteja devidamente treinada e alinhada com as estratégias de vendas da loja. O treinamento deve incluir informações sobre as promoções e descontos oferecidos, os produtos em destaque, formas de abordagem ao cliente e técnicas de venda persuasivas.

Outro ponto ao qual você deve ficar atento é que os funcionários precisam estar familiarizados com os processos de pagamento e atendimento ao cliente. Desta forma, você agiliza o fluxo de vendas e proporciona uma experiência de compra positiva. Mesmo porque, não tem nada mais desagradável do que receber informações desencontradas de diferentes pessoas.

Além do treinamento padrão, é recomendado realizar treinamentos especiais para datas tão movimentadas como a Black Friday. Nesses treinamentos, a equipe pode aprender a lidar com situações de alta demanda, gerenciamento de filas, solução de problemas e até mesmo como lidar com clientes insatisfeitos.

Esses preparativos garantem que a equipe esteja preparada para enfrentar qualquer desafio que possa surgir durante a correria da Black Friday, mantendo a qualidade do atendimento e maximizando as oportunidades de venda.

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Fonte: listenx

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