Medo de Ser Feliz – Por Que Ele Ocorre?

Medo de Ser Feliz – Por Que Ele Ocorre?

A felicidade é um estado de humor maravilhoso e é o objetivo da grande maioria das pessoas. Entretanto, muitas delas sentem medo de ser feliz e de ver os seus sonhos se transformando em realidade. Para quem nunca se sentiu assim, pode até parecer bastante estranho e não fazer muito sentido ter medo de algo tão bom, mas a verdade é que isso existe e tem explicação. Basicamente, esse receio da felicidade está ligado a muitos fatores como, por exemplo, o bloqueio de merecimento, que faz com que a pessoa não acredite que merece ser feliz e o medo de se decepcionar, um sentimento que costuma ser construído com base em experiências negativas do passado.

Entendendo o Medo de Ser Feliz

Uma pessoa que teve experiências delicadas em se tratando da sua vida amorosa, por exemplo, pode se sentir receosa quando inicia um novo relacionamento e tudo parece dar certo. Ela pensa que, assim como todas as outras, essa relação dará errado em algum momento. Então, começa a sofrer porque está se sentindo feliz, mas acredita que algo ruim irá acontecer e colocar um ponto final na alegria que está vivendo. Com isso, inconscientemente acaba se boicotando também. O mesmo vale para diversos tipos de situações, como sucesso profissional, financeiro, relacionamento familiar e conquistas em geral.

O fato de algo ter saído diferente do que esperava no passado não garante que tudo irá se repetir e que sofrerá novamente. A vida é como uma obra aberta, que vai sendo escrita por cada um conforme se vive, dia a dia, capítulo por capítulo. Não existem fórmulas prontas ou garantias de que tudo vai dar certo, e nem errado, e é exatamente essa a sua beleza. Portanto, sofrer por algo que nem sabe se irá acontecer é um desperdício de energia.

Existem também os casos em que o indivíduo se sente culpado por estar feliz e ter pessoas sofrendo ao seu redor. Ele se sente protagonista de uma injustiça e pensa que se viver toda a alegria que está sentindo estará sendo egoísta. A verdade é que ter empatia pelos outros é importante, mas deve ter limites, para que não se torne um sentimento obsessivo. Se a sua felicidade não foi conquistada através do sofrimento de outra pessoa, não há razões para se culpar por estar bem.

Dicas Poderosas Para Perder o Medo de Ser Feliz

O medo de ser feliz faz com que muitos permaneçam na zona de conforto, deixando de desenvolver o seu potencial infinito e transformar sonhos em realidade. Liberte-se desse estado limitante e permita-se ir além!

1 – Aprecie o Momento Presente

A sensação de medo é causada pela ansiedade em relação ao futuro. Nesse sentido, um indivíduo que recebe a promoção que tanto sonhou no trabalho se sente constantemente ameaçado, achando que algo dará errado ou que ele não será capaz de cumprir as obrigações do novo cargo. Esse sentimento não leva ninguém a nada e apenas traz sofrimento, por isso é necessário aprender a apreciar o momento presente em todos os sentidos.

Permita-se estar feliz com o seu relacionamento, a sua profissão, sua família, enfim, com as coisas boas que estão acontecendo em sua vida. Pense que se isso aconteceu é porque, de alguma forma, fez por merecer. Desfrute de cada bom momento em sua totalidade, permitindo-se ser feliz e sem ficar sempre pensando no amanhã. Viva o agora!

2 – Conheça os Seus Sentimentos

Você sabe exatamente a razão que te faz sentir medo de ser feliz? Mesmo que as respostas possam estar no seu subconsciente, pensar a respeito de sua vida e de seus sentimentos pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo contigo. Procure se conhecer cada vez mais, descobrir como reage a cada situação, pois esse é o caminho para desenvolver a sua inteligência emocional e assumir o controle sobre o que sente.

Assim como observa e se preocupa com seus amigos e familiares, comece a fazer o mesmo consigo. Como sempre digo, quanto mais você se conhece, mais irá se curar e se potencializar. Nesse sentido, através do autoconhecimento poderá descobrir como libertar-se de suas dores e colocar um ponto final nesse medo que está tentando te limitar e te impedir de ser plenamente feliz.

3 – Entenda Que Cada Situação é Única

Cada experiência vivida é única e capaz de nos fornecer uma grande bagagem de conhecimentos e aprendizados. Contudo, se algo deu errado no seu último emprego ou no relacionamento anterior não significa que tudo irá se repetir. Cada indivíduo é único e cada situação também, tentar prever os acontecimentos apenas servirá para gerar ansiedade, sofrimento e frustração.

A minha dica é que utilize o passado para a função mais importante que ele pode ter; que é a de te ensinar. Se algo saiu ao contrário do que esperava, experimente fazer diferente e vá descobrindo o seu próprio caminho para que tudo dê certo. A vida é feita de erros e acertos, continue caminhando e aprenderá cada vez mais a acertar.

4 – Registre as Coisas Boas Que Acontecerem

A mente humana, por natureza, costuma dar maior ênfase para acontecimentos trágicos do que felizes. Dessa forma, muitos costumam pensar que suas vidas são marcadas apenas por momentos delicados, porque se esquecem de tudo de bom que já viveram. Para mudar isso é necessário alterar o foco e aprender a destacar e valorizar as coisas boas.

Comece a anotar tudo de bom que viveu e que viver de agora em diante e seja grato por tudo isso. A gratidão é um sentimento poderoso, capaz de te levar a adotar uma visão muito mais positiva em relação à sua vida e às suas experiências. Assim, terá um registro cheio de motivos para acreditar que tudo pode dar certo.

5 – Entenda Que o Sofrimento Faz Parte da Vida

Quando algo chega ao fim é natural sofrer e viver esse luto durante algum período, até conseguir se acostumar com as mudanças e recomeçar. Por mais doloroso que pareça, saiba que você é capaz de se reerguer após uma decepção. Basta que pense no passado e poderá constatar isso, pois todos já passaram por momentos delicados pelo menos uma vez na vida e superaram. Perder o medo do sofrimento também irá te ajudar a se abrir para a felicidade e recebê-la de braços abertos.

O medo de ser feliz é mais comum do que você pode imaginar. Contudo, caso perceba que a situação está fugindo do seu controle e te impedindo de seguir em frente, procure ajuda especializada e, assim, poderá fazer o tratamento indicado para vencer essa fase. Não permita que o medo da felicidade te impeça de desfrutar todas as maravilhas que você merece. Exerça o seu direito de ser feliz!
 
 
Fonte: José Roberto Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *