Confira dez tendências de consumo no varejo em 2022

Confira dez tendências de consumo no varejo em 2022

As tendências de consumo em 2022 contemplam regulação, adequação ao novo consumidor, tecnologia, inovação, movimento de liquidez e gestão de risco.

Tendências de consumo

Confira as tendências de consumo para 2022:

1. De olho no e-commerce e na segurança digital

O varejo precisa se aprimorar, ainda mais, do uso de canais digitais. No entanto, é preciso atenção com a gestão de riscos e prevenção de fraudes.

2. Experiência do cliente

Há muito tempo vender deixou de ser apenas um processo de troca. O cliente busca ter uma experiência, fazer uma jornada de compra. Para isso, especialmente se o varejista quiser ter consumidores nas lojas físicas, é preciso inovar. Mas essa inovação deve ser pautada na valorização da reputação, marca e sustentabilidade.

3. Entrega rápida

Outro desafio para o varejo é garantir eficiência no acesso do cliente aos produtos e serviços. Uma saída tanto para o varejo físico quanto o on-line pode estar nos minicentros de distribuição e no comércio de vizinhança.

4. Segurança de dados

Se a tecnologia traz conquistas, ela também requer alguns cuidados. Nesse caso investir investir em privacidade e segurança cibernética é fundamental.

5. Omnicalidade

A integração entre o físico e o digital, a omnicalidade, é mais uma tendência de consumo no varejo para 2022. Com a pandemia, o on-line acelerou sua expansão e esse processo é visto como um caminho sem volta. Para sobreviver, o lojista precisa se adequar e aproveitar o melhor dos dois mundos.

6. Transformação digital

A utilização de processos tradicionais, como carteira de clientes, crédito e malha logística, ajudam a repensar o negócio. Desse modo, ganham destaque recursos como marketplace e uso de aplicativos para transações comerciais.

7. Área tributária mais tecnológica

A adoção de tecnologia para otimização das áreas tributária e fiscal das empresas. Com o recurso, os processos de venda podem ser melhorados e o risco de perdas reduzido.

8. Aumento da concorrência

Mais uma recente mudança no processo de compra do consumidor está no maior acesso direto ao fabricante. Sendo assim, o varejo precisa encontrar estratégias para lidar com essa nova realidade.

9. Investimentos

O varejo precisa buscar novas formas de atrair e gerar capital.

10. ESG

A adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) também deve se tornar uma preocupação maior no varejo. Essa tendência deve incluir fornecedores, parceiros e até clientes finais.
 
 
Fonte: vitrinedovarejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *