Planejamento estratégico 2022: por onde começar?

Planejamento estratégico 2022: por onde começar?

Todo empreendedor busca sucesso e mais resultados, mas nem todos estão preparados para alcançar o que desejam. Para tanto, é necessário ter metas definidas e um plano de ação elaborado para alcançá-las. E é nesse momento que o planejamento estratégico entra em cena.

Mas, apesar de muito se falar em planejamento estratégico, há ainda muitas dúvidas sobre a importância de implantá-lo e sobre as formas de criá-lo. Para esclarecer mais sobre o assunto e te ajudar a organizar as metas do seu negócio para 2022, vamos explicar o que é planejamento estratégico e como e por que adotá-lo na sua empresa.

O que é planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o conjunto de mecanismos que uma empresa utiliza para definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a conquista do sucesso. Em outras palavras, ele serve para criar estratégias direcionadas ao alcance dos resultados almejados.

Por que adotar o planejamento estratégico na sua empresa

O planejamento estratégico torna possível a verificação e prevenção de problemas, a definição de metas mais assertivas, o monitoramento da equipe e claro, a definição de estratégias voltadas à realidade e objetivos do seu negócio. É através dele que as empresas têm possibilidade de crescer no mercado.

Entre os benefícios de adotar o planejamento estratégico no seu negócio, podemos citar o aumento da produtividade, otimização de tempo, recursos e processos, inteligência na tomada de decisões, aumento da carteira de clientes, competitividade, alcance de metas, entre outros.

Como fazer o planejamento estratégico 2022

Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico e conheceu alguns dos benefícios de implantá-lo no seu negócio, vamos mostrar alguns passos para implantá-lo no seu negócio:

1. O que você deseja para sua empresa em 2022?

O primeiro passo para traçar estratégias, é saber o que você deseja atingir. Coloque no papel tudo que você almeja, para depois ver as possibilidades de realizar e ações para que isso se torne real. Trace objetivos desejados que sejam coerentes com a filosofia da sua empresa.

2. Estude seu produto/serviço

Todo empreendedor precisa saber do propósito da empresa, mas mais que isso, precisa conhecer e ter domínio total sobre o produto ou serviço que vende. É necessário conhecer os diferenciais deles, os benefícios que podem trazer aos clientes, os motivos que vão levar as pessoas a consumi-lo. Saiba analisar as vantagens do seu produto. Assim, você terá um norte no planejamento e na definição das ações, já que é o seu produto que move sua empresa.

3. Conheça seu cliente

Saiba como os clientes estão interagindo com você e como melhor alcançá-los. Analise o comportamento do consumidor e defina seu perfil de compra, para avaliar se a capacidade dele está sendo explorada ao máximo ou não.

4. Tenha a filosofia da empresa bem definida

Identifique qual é a missão do seu empreendimento, por qual motivo ele foi criado, quais são os diferenciais que ele oferece. Você precisa saber por que você vende tal produto ou oferece tal serviço. Esse é um passo fundamental para conseguir traçar um planejamento, e principalmente, estipular metas para 2022.

5. Faça uma análise estratégica do seu negócio

Uma etapa bastante simples, mas muito importante para traçar um planejamento, é saber quais são suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Tenha uma visão ampla ao ambiente interno da sua empresa, mas um olhar bastante criterioso do ambiente externo. A análise estratégica deve ser baseada dentro e fora do seu negócio. Faça uma análise da concorrência e defina qual é a posição atual do seu negócio no mercado.

Assim, você terá um norte de ações que não deram certo, de pontos que precisam ser melhorados e dos benefícios que o seu negócio tem frente ao mercado competitivo.

6. Defina o plano de ação

O plano de ação tem por objetivo definir os desdobramentos da estratégia em ações com monitoramento. Por meio dele, você deve planejar tudo o que deve ser executado, criar uma metodologia, elaborar um cronograma e indicar os responsáveis para dar andamento a cada etapa.

7. Estabeleça indicadores

É muito importante se basear em informações reais para realizar todas as etapas citadas anteriormente. Ter dados como norte na definição de estratégias, traz muito mais assertividade e inteligência na tomada de decisões. Além disso, ajudam a identificar os gargalos para que sejam corrigidos rapidamente, bem como as oportunidades, para aproveitá-las da melhor forma possível.

Os indicadores são grandes aliados nessa jornada, pois servem para medir a diferença entre a meta e a situação atual do empreendimento. Eles também possibilitam uma visão geral sobre a carteira de clientes e um olhar mais amplo do negócio, com a análise de desempenho da equipe comercial e de todos os setores da empresa.
 
 
Fonte: sebrae

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