12 estratégias infalíveis de como aumentar as vendas

12 estratégias infalíveis de como aumentar as vendas

O varejo tem um mercado amplo, impulsionado por vários tipos de negócio e pelo volume de clientes. Diante da grande competitividade, é comum ter dúvidas sobre como aumentar as vendas.

Vender é uma arte e há quem domine com excelência. Portanto, para não perder oportunidades, é preciso ter estratégias.

Ou seja, além de talento, existem técnicas que você pode aplicar no seu negócio para auxiliar nessa missão.

Ter um bom volume de vendas é a meta de qualquer varejista. Mas, para isso, é fundamental levar em conta os hábitos de consumo e modelos de negócio entre lojas físicas e virtuais.

Além disso, é preciso melhorar processos associado a novas estratégias que ajudem a aumentar os lucros.

Com boas práticas e iniciativas, será mais fácil sair à frente da concorrência. Por aqui, você vai descobrir como aumentar as vendas de um jeito prático e fácil. Então, vamos lá?

COMO AUMENTAR AS VENDAS?

Primeiramente, é importante compreender as etapas do processo de venda:

– Prospecção: é o momento de identificar os clientes em potencial, além de conhecer os concorrentes;

– Abordagem: quando o contato é feito para falar do produto ou serviço, bem como ganhar a confiança do público;

– Negociação: momento de destacar preços, formas de pagamento, prazo e entrega;

– Fechamento: quando a compra é finalizada.

Dito isso, a seguir, confira estratégias infalíveis para aumentar suas vendas:

1. CONHEÇA BEM O SEU PÚBLICO

Como você irá saber o que seu cliente quer se você não o conhece? Pensando nisso, invista em pesquisas para entender as necessidades do seu cliente.

A estratégia de leads, por exemplo, é interessante para quem busca como aumentar o fluxo de vendas.

2. TENHA CLAREZA SOBRE O SEU PROPÓSITO NO MERCADO

Afinal de contas, por que a sua empresa existe? Com que objetivo o seu produto ou serviço está no mercado?

Responder a essas perguntas é fundamental para saber como aumentar as vendas, ou mesmo como aumentar a produtividade da equipe de vendas.

3. CONHEÇA OS CONCORRENTES DIRETOS

Nunca subestime o potencial dos seus principais concorrentes. Ou seja, é preciso ter atenção ao que eles têm feito, pois, com isso, você pode descobrir como vender mais e melhor.

4. INVISTA EM CONHECIMENTO

Hoje em dia, a informação tornou-se uma importante aliada de qualquer empreendedor.

Portanto, manter-se atualizado sobre as novidades do mercado, como o lançamento de novos produtos e tendências, por exemplo, é outra dica infalível quando se pensa em como aumentar as vendas.

5. TENHA UM BOM SISTEMA DE GESTÃO

Trabalhar com vendas é um desafio, pois é preciso:

-Manter as finanças em dia;
-Fazer controle de estoque;
-Acompanhar as metas de venda;
-Planejar ações para aproveitar as datas comemorativas.

A tecnologia pode ajudar nessa tarefa, a partir de sistemas de gestão integrados que facilitam o controle das informações financeiras, prazos, estoque.

Isso economiza tempo e facilita a visualização do que é preciso ser feito para melhorar as suas vendas.

6. PLANEJE AS VENDAS SAZONAIS

O calendário do varejo é determinante para as vendas. Estude a variação de vendas ao longo do ano para listar os principais feriados e datas comemorativas.

Aliás, esse é um momento importante para desenvolver boas estratégias. Além disso, com planejamento, você prepara seu estoque e campanhas promocionais, que podem atrair mais pessoas para sua loja.

Portanto, programe-se e esteja pronto para datas, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

7. MANTENHA SUA EQUIPE MOTIVADA E ATUALIZADA

Para aumentar as vendas, é preciso aumentar a produtividade da equipe de vendas. Ou seja, mantenha o seu time motivado:

-Aposte em políticas de reconhecimento na empresa;
-Faça dinâmicas e atividades em grupo;
-Tenha metas claras e estabelecidas com todos os membros da equipe;
-Crie planos com premiações para cada meta alcançada.

O QUE FAZER PARA AUMENTAR AS VENDAS ONLINE?

Anos atrás, bastava ter preços acessíveis que, rapidamente, você se tornava referência no mercado. No entanto, apenas isso não é mais suficiente.

Ou seja, se antes bastava uma loja física para atrair clientes e ter bons resultados, hoje, com a internet, se tornou imprescindível também ter uma presença digital.

No ambiente online, as oportunidades são grandes, mas é preciso se destacar para vencer a competitividade. A seguir, veja como se sobressair e aumentar as vendas:

1. CRIE UMA LOJA VIRTUAL

As vendas na internet aumentaram 48,4% em 2021, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust. Ou seja, ter uma loja virtual é um passo importante para ampliar seu público e suas vendas.

2. TORNE-SE AUTORIDADE NO MERCADO ONLINE

Você não deve apenas falar sobre produtos e serviços para vender mais. Na verdade,é preciso se tornar relevante para o seu público.

Portanto, você pode criar um site e um blog para discutir sobre o tema do seu negócio. Além de investir no marketing de conteúdo, nas redes sociais e no e-mail marketing.

Quer saber o que fazer para vender mais e melhor? Então, aumente sua credibilidade:

Marketing Digital

É praticamente impossível encontrar um negócio de sucesso que não tenha pelo menos um perfil em alguma rede social ou um blog.

Isso significa criar e oferecer conteúdo relevante. Ou seja, o cliente deve se sentir atraído pela marca a ponto de querer conhecer seus produtos ou serviços.

Redes Sociais

Não basta ter um perfil nas redes sociais. Até porque, existem diversas estratégias que envolvem esse universo. Facebook e Instagram, por exemplo, contam com ferramentas próprias para divulgação do seu negócio.

E-mail marketing

Conquistar clientes novos é bom, mas você já imaginou se todos que já compraram na sua loja voltassem para comprar de novo?

Esse é o objetivo do e-mail marketing. Ou seja, criar e manter um relacionamento com clientes e potenciais clientes.

3. TREINE OS COLABORADORES

Para ter uma superequipe de vendas, é essencial manter os colaboradores atualizados. Portanto, ofereça treinamentos constantes. Além disso, busque entender quais são os pontos fortes e fracos de cada profissional.

Dessa forma, você saberá em qual área deve oferecer treinamento e também como explorar o melhor de cada um.

Por isso, sempre que houver campanhas, promoções ou mudanças nos produtos de sua loja, lembre-se de instruir seus vendedores.

4. ESTUDE A CONCORRÊNCIA

Use o benchmarking (estudo da concorrência) para analisar como os empreendedores da sua área estão atuando. Assim, você pode adotar estratégias para evitar cometer os mesmos erros e procurar fazer melhor do que o mercado oferece.

5. REVISE OS PROCESSOS INTERNOS

Quando os processos estão desorganizados, tanto internos quanto externos, há um risco de impacto negativo no cliente. A falta de organização processual, por exemplo, leva à perda de tempo e de eficiência. Por isso, otimize seus processos.
 
 
Fonte: terra

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