3 dicas para melhorar a venda do mix de produtos

3 dicas para melhorar a venda do mix de produtos

Uma das reclamações que mais ouvimos dos nossos clientes é esta: “tenho muitos produtos bons no meu mix, mas vendo apenas uma pequena parte deles. O que fazer para melhorar a venda dos outros itens do catálogo?”.

Como você também pode ter esta dúvida, resolvemos reunir as dicas que apresentamos pessoalmente aos nossos clientes neste artigo. Assim, você também pode aproveitá-las. Vamos lá?

1) Treine sua equipe de vendas

Os vendedores da sua equipe precisam conhecer muito bem todos os itens do mix de produtos se você quiser que eles não vendam somente os mais baratos ou os mais vendidos. Por isso, invista em treinamento constante e procure enaltecer os produtos com menor procura para que os vendedores sintam vontade de oferecê-los aos seus clientes.

2) Faça campanhas de incentivo

Premiar vendas de itens que não estão entre os mais vendidos é uma ótima maneira de fazer seus vendedores se sentirem motivados a oferecer esses produtos. Por isso, de vez em quando faça campanhas de incentivo, estabeleça metas e prazos para elas e premie seus colaboradores que se destacarem. Suas vendas de produtos variados e sua lucratividade aumentarão e seus vendedores ficarão ainda mais motivados.

3) Ofereça condições especiais para compra de produtos menos vendidos

Clientes adoram boas ofertas. Por isso, uma ótima forma de vender produtos variados do seu mix é fazendo uma promoção especial.

Mas procure ir além do desconto simples. Faça kits com preço especial, ofereça um brinde em compras cima de um determinado valor, desconto na próxima compra se levar dois produtos, etc. São pequenas ações que com certeza farão a diferença.

Se mesmo depois de seguir estas dicas as vendas de determinados produtos não aumentarem, o melhor a fazer é analisar e repensar seu portfólio. Às vezes vale mais a pena tirar um ou dois itens do que ficar com eles encalhados no seu estoque.

Essa análise precisa ser feita constantemente. A periodicidade depende do seu fluxo de vendas e da sua estrutura, mas não deixe o ciclo de vida de um produto que não vende ser maior do que seis meses. É muito tempo de prejuízo, não acha?
 
 
Fonte: Blog do Varejo

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