4 dicas de etiqueta para vendedores que você precisa conhecer

4 dicas de etiqueta para vendedores que você precisa conhecer

O comportamento de quem atende em lojas deve ser impecável. Desde o primeiro aperto de mão até o pós-venda, toda a comunicação com o cliente tem que se basear em educação, respeito e cordialidade. Esse zelo ajuda a construir um relacionamento com o consumidor e o mantém para além do fechamento da venda. Com isso, são maiores as chances de ele retornar e querer indicar o estabelecimento em que vivenciou uma experiência memorável.

Confira agora as nossas 4 dicas de etiqueta para vendedores e saia na frente no quesito atendimento!

1. Receba com presteza

Não é por acaso que a primeira das dicas para vendedores está relacionada à recepção: o cliente jamais deve esperar. Veja que, se você demora a recebê-lo, passa a impressão de que a presença dele na loja tem pouca importância.

Para sinalizar que atendê-lo é prioridade, cumprimente-o com um sorriso, aperte sua mão com firmeza e dê as boas-vindas. Afinal, ele é a razão primeira e última do seu negócio, e vai gostar de perceber isso.

2. Seja cuidadoso com os atos comunicativos

A relação entre vendedor e cliente exige uma boa dose de formalidade, por isso, tenha cautela quanto à comunicação. Aqui não se trata apenas da fala, mas também dos gestos e trejeitos, capazes de transmitir diversas informações durante o atendimento.

Assim, olhar nos olhos do cliente é educado e inspira confiança, bem como controlar a fala passa segurança. Atenção para não gesticular demais, pois demonstra nervosismo. Além disso, sempre evite bocejos, que sugerem tédio e baixo nível de concentração.

3. Transmita profissionalismo

A roupa de quem trabalha com o público precisa ser a mais neutra possível, mostrar limpeza e cuidado com o trato pessoal. Esses aspectos são decisivos, visto que sua aparência vai levar o cliente a formar uma opinião sobre você.

Roupas chamativas, perfumes fortes e cabelos e unhas maltratados tendem a ser associados a baixo nível de profissionalismo, por isso, evite-os. Sua postura é outro indicativo de capacidade profissional, então,tenha atenção à ela ao sentar e caminhar.

Se for mesmo indispensável atender ao telefone da loja, faça-o de forma breve, de modo que não comprometa o andamento da venda. Celular, sempre no silencioso e jamais usado na frente do cliente.

4. Contorne assuntos e situações constrangedoras

Durante o atendimento, é corriqueiro o cliente abordar assuntos em nada relacionados à venda. Muitas dessas conversas enveredam por temas polêmicos, como política e religião. Nessas situações, ouça com amabilidade, mas evite opinar ou tomar partido.

Caso surjam críticas a outros lojistas, não participe dos comentários, prefira dizer que não conhece a fundo o trabalho dos comerciantes mencionados. Assim, você mostra toda sua ética e discrição, qualidades muito apreciadas nos dias atuais.

Essas atitudes evitam que você entre em verdadeiras enrascadas, que podem levar ao fracasso da negociação.

Viu só como essas 4 dicas de etiqueta para vendedores dependem, sobretudo, de aplicar o bom senso ao cotidiano? Claro que quando se trata de cativar a clientela, todo gesto conta, especialmente em tempos de concorrência acirrada. Mas, com o seu talento e as nossas sugestões, as vendas vão crescer e o público da sua loja ficará muito satisfeito.
 
 
Fonte: Inusittá

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