5 formas de usar a psicologia a seu favor na hora de fechar uma venda

5 formas de usar a psicologia a seu favor na hora de fechar uma venda

O que faz o sucesso de uma empresa não é, necessariamente, seu produto. Há muito por trás: sua estratégia de vendas, como a organização é anunciada para o mercado, o planejamento de marketing estratégico e como os clientes percebem a companhia também são fatores decisivos. Artimanhas da psicologia podem ser utilizadas em todas essas iniciativas.

Veja cinco formas de utilizá-la a favor do seu negócio e influenciar a compra de seus consumidores-alvo:

DERRUBE OBSTÁCULOS

Mesmo se você tiver a melhor oferta do mundo, se os seus clientes não interagirem e reagirem com ela, você não vai ter lucro. Sua primeira ideia de campanha seria oferecer, de forma gratuita, um teste para seus consumidores fiéis. Mas o mercado já faz muito isso. Por esse motivo, tente usar outra abordagem: ao invés de um teste gratuito, que tal dar, para uma parcela desse público, um mês no qual eles não precisarão pagar pelo seu serviço? Ou, quem sabe, dar a certeza de que podem contratar seus serviços sem riscos, podendo cancelá-los quando quiserem? Tente ir além da sua primeira ideia – sempre. E saiba arriscar. Você vai perceber que ações como o teste gratuito é a mais fraca delas.

LIDE COM QUEM NÃO GOSTA DE GASTAR

Existem três tipos de clientes: os que não gostam de gastar, os que gostam de pechinchar e os que gastam sem problemas. A primeira opção, normalmente, representa 25% dos seus consumidores. Eles tipicamente ficam em cima do muro na hora de adquirir um produto ou serviço. Portanto, você precisa estruturar a comunicação de forma diferente para essa parcela: não basta dar um bom preço, você deve apelar para sua “natureza anti-gastos”.

USE A ESCASSEZ E A URGÊNCIA COM INTELIGÊNCIA

A urgência e a escassez são dois gatilhos psicológicos potentes – mas, apenas, se usados da forma correta. Quando você exagera nesses elementos, pode espantar seus consumidores. Essas duas estratégias devem ser seguidas à risca: se uma oferta acaba em uma sexta e um cliente o procura no sábado para ter a mesma promoção, deverá saber dizer não. Assim, mostra que seu posicionamento é sério.

TRABALHE COM GRATIFICAÇÃO INSTANTÂNEA

Você deve saber lidar com a ansiedade de um comprador e criar ferramentas para que a compra efetuada seja entregue no prazo estipulado. Pense em alguém comprando presentes de aniversário pela internet: a pessoa terá medo de atrasos. Se o produto não chega a tempo, você perde um cliente. Por isso, combata esse período de aguardo com garantias. Garanta que o produto chega dentro de um certo prazo, por exemplo. Ou ofereça diferentes opções de frete, de acordo com a necessidade.
 
 
Fonte: Santander

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