6 erros que prejudicam as vendas de Dia das Mães

6 erros que prejudicam as vendas de Dia das Mães

Depois do Natal, o Dia das Mães é a ocasião que mais movimenta o comércio. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a se preparar para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa data, revelamos a seguir os principais erros que as lojas cometem no Dia das Mães. Além disso, falamos sobre o que você precisa fazer para evitar essas falhas. Dessa forma, suas chances de conseguir bater recordes de vendas daqui até o segundo domingo de maio aumentarão consideravelmente.

É isso que você quer, não?

6 erros que as lojas cometem no Dia das Mães

Os principais erros que as lojas cometem no Dia das Mães têm origem na falta de planejamento e foco específico nesta data. De maneira geral, as principais falhas são:

1 – Não se planejar para a data

Muitos lojistas começam a pensar em ações para o Dia das Mães no dia primeiro de maio. No entanto, esse é um grande erro! Para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa data, é preciso começar a se planejar muito antes!

A alternativa mais eficiente para conseguir destacar sua marca e atrair os consumidores em busca de presentes é fazendo um planejamento anual das datas comemorativas.

2 – Não criar ações específicas para o Dia das Mães

Além da falta de planejamento, outro erro dos varejistas no Dia das Mães é não pensar em ações focadas na data. Acredite: uma promoção genérica não terá o mesmo efeito do que uma oferta montada especificamente para o público desta ocasião!

Para isso, você pode, por exemplo, pensar em kits de presentes para as mães e fazer concursos ou sorteios envolvendo mães e filhos. O importante é mostrar que sua loja está efetivamente envolvida nesta data.

3 – Não entender quem é o verdadeiro cliente nesta data

O dia é das mães, mas seus clientes são os filhos, os maridos, os netos etc. Entender isso é fundamental para criar ofertas direcionadas para esse público.

Além disso, é importante treinar a equipe para que eles entendam quem são os consumidores dessa época e saibam como ajudá-los a escolher o presente ideal.

4 – Não estar presente em multicanais

Os clientes atuais realizam suas compras em diferentes canais – como, por exemplo, website, smartphones, loja física –, e isso se reflete também no Dia das Mães. Tanto é que a pesquisa sobre qual presente comprar nesta data geralmente começa com uma busca no Google.

Tendo isso em mente, pare e pense: será que sua loja será encontrada por possíveis clientes neste Dia das Mães?

Não tem certeza e quer aumentar suas chances de conquistar clientes antes mesmo de eles saírem de casa? Para começar, esforce-se para criar uma presença online da sua marca para poder alcançar os consumidores desta data. Para isso, você pode, por exemplo, produzir conteúdo sobre o Dia das Mães em seus canais na web ou pensar em ações nas redes sociais.

5 – Não aproveitar a oportunidade para se aproximar dos clientes

Um dos principais erros que as lojas cometem no Dia das Mães é não ter uma visão mais abrangente sobre as oportunidades dessa data. Ou seja, não pensar em como fazer os clientes de maio voltarem o ano inteiro.

Além de se preocupar em criar ações para vender mais no Dia das Mães, é crucial pensar na fidelização dos consumidores que vêm em busca de presentes nesta época.

6 – Não levar em conta os diferentes tipos de “mãe”

A figura da materna nem sempre é a mesma para todo mundo. Muitas pessoas têm como “mãe” uma tia, o pai, a avó, a irmã etc. Entender isso e criar ações nesse sentido ajudará a aproximar sua loja do público que se encaixa nesse perfil.

É possível demonstrar isso durante o atendimento, em suas ações de marketing, com fotos de diferentes figuras maternas ou com um concurso contando com a participação dos clientes, em que eles dizem quem são “as mães” na vida deles.
 
 
Fonte: GazinGazinGazin

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