7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Você já sabe que uma das etapas mais importantes da venda acontece depois que o cliente sai da loja, certo? Pois é, o pós-venda é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores e, assim, conquistar a fidelidade dos clientes.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a potencializar suas chances de sucesso nesse passo da venda, apresentamos a seguir sete modelos de e-mail que o ajudarão a tornar o seu pós-venda mais efetivo. Acompanhe!

A importância do pós-venda no mercado atual

O pós-venda sempre foi fundamental para o sucesso das empresas. No entanto, no contexto atual, erros nessa fase são tão prejudiciais para uma marca que podem até ameaçar a sustentabilidade dela.

Isso porque o consumidor da atualidade tem muito mais poder em suas mãos. Na prática, significa que, com apenas alguns cliques e comentários na web, ele pode destruir a imagem de uma loja caso não esteja satisfeito com o produto que adquiriu ou com o atendimento recebido.

Você não quer que isso aconteça com o seu negócio, certo?

Então, confira as dicas a seguir e potencialize a sua etapa de pós-venda!

7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Pesquisas indicam que apenas 5% de aumento na retenção de clientes pode gerar crescimento de 25 a 95% nos lucros!

Incrível, não é mesmo?

É por isso que, além de se preocupar em atrair novos consumidores, você também precisa investir em ações para conquistar a fidelidade dos clientes!

E o e-mail marketing pode ser um parceiro e tanto nesse sentido.

Os modelos de e-mail a seguir o ajudarão a aprimorar a etapa de pós-venda em sua loja. Dessa forma, as chances de você conquistar a fidelidade dos clientes – garantindo o retorno deles e suas recomendações – serão muito maiores.

Vamos lá?

1 – E-mail de agradecimento

O primeiro modelo de e-mail que ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes é o de agradecimento. Afinal, se entre inúmeras lojas, o cliente escolheu a sua empresa para comprar, agradeça-o por isso!

Além de demonstrar consideração, esse e-mail mostra que sua loja presta atenção aos clientes, que não os considera apenas números em uma tabela.

2 – Notificações de entrega

Manter o cliente informado sobre o status da entrega do produto que ele adquiriu é uma ótima maneira de deixá-lo feliz. E isso vale tanto para lojas virtuais como para lojas físicas que fazem entrega em casa.

Quando você informa as etapas de envio (por exemplo: saiu do depósito, está em viagem para sua cidade/bairro), o cliente sente-se mais seguro quanto à entrega e sua loja demonstra que tem organização e controle.

3 – Informações úteis sobre o produto

Sua loja já ajudou o cliente a fazer a melhor decisão de compra. Agora, é hora de ajudá-lo a usar o produto da melhor maneira.

É possível fazer isso enviando e-mails com informações úteis sobre o item que ele acabou de comprar. Dicas sobre como utilizar o produto, orientações de manutenção/limpeza e indicações de cuidados que devem ser tomados são algumas possibilidades. Assim, seu cliente sentirá que sua loja está efetivamente preocupada em garantir a satisfação dele.

4 – Pesquisa de satisfação

Além de fazer pesquisas periódicas com seus clientes, enviar um e-mail logo após a venda perguntando como foi a experiência de compra também é uma forma de medir a satisfação dos consumidores.

Essa ação pode ajudar a identificar falhas pontuais e, assim, acelerar a correção de erros – convertendo rapidamente a insatisfação do cliente. Dessa forma, você aumenta as chances de ter clientes mais satisfeitos com o atendimento da loja.

5 – Pesquisa de preferências

Para aprimorar ainda mais o processo de compra, que tal coletar informações específicas sobre as preferências dos seus clientes? Assim, será possível personalizar ainda mais seu atendimento e sua comunicação.

Algumas perguntas que você pode fazer ao cliente nesse sentido:

Como você prefere receber informações da loja? Por e-mail, mensagem de texto, mala direta?

Como você geralmente faz suas compras no varejo? Pela internet, em lojas físicas, nos dois canais?

Qual sua preferência de pagamento? À vista, a prazo, parcelado no cartão, no crediário?

Você se interessa mais por produtos de quais áreas? Smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis?

6 – Ofertas surpresas e/ou exclusivas

Para fazer seus clientes se sentirem especiais, envie também algumas ofertas surpresas ou condições exclusivas por e-mail. Pode ser uma garantia extra, desconto para a próxima compra ou um produto complementar ao que ele comprou com um preço especial.

A ideia desse tipo de e-mail é mostrar que sua marca valoriza o cliente e que está se esforçando para que ele volte a fazer negócios em sua loja.

7 – Conteúdo qualificado

Agora que você já conhece melhor o cliente, pode enviar por e-mail informações alinhadas ao perfil dele. Se ele respondeu na pesquisa que gosta de smartphones, por exemplo, envie conteúdo com dicas de utilização ou comparação entre diferentes modelos.

O objetivo dessa estratégia é manter contato com o cliente por meio de conteúdo qualificado. Assim, sua marca estará sempre presente e, na próxima vez que ele precisar comprar algo, com certeza se lembrará dela.

Como e quando enviar esses e-mails

Estes e-mails certamente o ajudarão a conquistar a fidelidade dos clientes. Mas, para alcançar esse objetivo, é importante saber quando e como enviá-los.

Disparar dois ou mais e-mails por dia, por exemplo, pode gerar o resultado contrário e acabar afugentando consumidores.

Estas são algumas dicas importantes dentro dessa raciocínio:

Selecione o tipo de mensagem que mais faz sentido para a sua loja. Você não precisar enviar todos os modelos sugeridos.

Crie um cronograma de disparo de e-mails. Por exemplo: no mesmo dia da compra, e-mail de agradecimento; um dia depois, dicas de utilização; na outra semana, pesquisa de satisfação; e assim por diante.

Utilize um software que permita automatizar os envios.
 
 
Fonte: Gazin Atacado

Impressora Fiscal Epson TM-T900F por R$1.799,00 (à vista).


Impressora Fiscal Epson TM-T900F

A Impressora Fiscal Epson TM-T900F é o modelo ideal para atender a alta demanda de impressão do varejo. Atende à nova padronização de comandos do convênio ICMS 09/09, e também, dispõe de ferramentas de softwares que facilitam a migração dos aplicativos que já utilizam as DLLs Epson para impressoras do convênio anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.