7 Maneiras Certas para Não Perder Vendas para a Concorrência

7 Maneiras Certas para Não Perder Vendas para a Concorrência

Tá perdendo vendas para a concorrência aí? E agora? O que fazer para não perder vendas em um mercado tão acirrado?

Muitas vezes, o motivo de algumas empresas não crescerem, é porque ficam em desvantagem diante de tanta concorrência. Elas não sabem o que fazer para se destacarem e ganharem a disputa da contínua competição que aquece o mercado dia após dia.

O sucesso de toda empresa depende do esforço e velocidade com que implementa algo e, claro, da prática diária. E não adianta ficar seguindo todos os passos do seu concorrente, é preciso mais do que isso.

Você pode achar que a grama do seu vizinho é bem mais verde e bonita que a sua, mas é bom lembrar que ele só está um passo a frente por causa de detalhes pequenos, mas importantes.

As soluções que você procurava estão aqui. Quer saber como você pode resolver seu problema para não perder vendas para sua concorrência? Então confere só esse post, que foi feito para você!

O que fazer para não perder vendas

1 – Esqueça a crise por um momento

Não adianta querer progredir nas vendas, se você está mais focado na crise do país que está afetando o comércio.

Na realidade, o país enfrenta tempos em que a economia está fragilizada, mas não a ponto de impedir o crescimentos de determinados setores. Se alguém te falou isso, cuidado, pois pode ser alguém que não acredita no seu progresso.

Não adianta colocar o pessimismo diante dos seus projetos. Para não perder vendas, o importante aqui é criar e ousar e não se abater como uma gazela na frente do leão.

2 – Estude sobre seu nicho

Antes de começar a entrar em ação, é preciso que você tenha conhecimento sobre o que você está vendendo e para quem está vendendo a fim de procurar melhorias e também para não perder vendas.

Qual seu mercado de atuação? Quem é sua persona? Seu produto pode ser melhorado? Você realmente está satisfazendo às necessidades dos seus clientes?

Seu atendimento é ótimo? Seus vendedores tem feito um bom trabalho usando técnicas e gatilhos mentais certos? O que pode ser aperfeiçoado para que você considere isso um diferencial para sua empresa?

Muitos empreendedores focam tanto no concorrente que esquecem de focar no seu produto e no seu próprio mercado. Para bater a concorrência, pare de viver em função dela!

3 – Estude sobre sua concorrência

Você sabe que, depois de estudar seu nicho, você já deve ter conhecimento sobre seus futuro projetos para sua empresa. Portanto, o próximo passo é saber os erros e acertos do seu concorrente direto.

Lembre-se!! Nem todas as coisas que seu concorrente faz podem ser usadas como um espelho para sua empresa, bem como nem todas as coisas que ela faz podem ser colocadas como parâmetro para sua empresa fazer completamente diferente.

Você precisa estudá-la para saber se ela é uma ameaça direta a você e também para estudar a reação do mercado em relação às ações dela.

Depois disso, faça um checklist de coisas que você pode copiar e coisas que não pode. Quem sabe você, ao estudar seu público-alvo e sua concorrência, lance algo antes dela e seja um grande sucesso?!

4 – Faça parcerias

Para não perder vendas, tenha em mente que seu concorrente não é seu inimigo mortal, mas alguém que pode ser seu aliado, se o propósito for o mesmo.

E outra, muitas vezes, ele pode nem atingir o mesmo público que você e, caso a empresa seja mais visada que a sua, te ajudará a posicionar sua organização e ficar conhecida para pessoas que nunca ouviram falar de você.

Por isso, busque fazer parcerias, seja em datas comemorativas ou não. Promova um concurso, uma promoção, algo que atraia mais clientes para vocês.

5 – Pós-venda é tudo

Um diferencial para sua empresa, à frente do concorrente, pode ser no pós-venda. Muitas empresas esquecem de manter um relacionamento proativo e de qualidade com o cliente, e isso é um grande erro.

O cliente precisa desse contato a longo prazo, ele precisa perceber que sua empresa se importa com ele, está preocupada com sua satisfação, muito mais do que com o lucro.

Por isso, aposte em um pós-venda qualificado – acima de tudo – e diferenciado, é claro.

O atendimento que é feito, após o cliente ter realizado a compra, é tudo. Caso seu concorrente realize um pós-venda de qualidade, pense em que forma você pode realizar um pós-venda superior.

Será um e-mail marketing ou um telefonema com alguma bonificação? Uma pesquisa de opinião ou um whatsapp? Avalie qual a melhor forma para sua empresa se destacar diante da concorrência e siga em frente!

6 – Qual seu diferencial?

Quer saber como sair em disparada da concorrência e para não perder vendas? Aposte no seu diferencial. Seja exclusivo, único. O que você tem que seu concorrente não tem? O que você pode oferecer de novo, de surpreendente?

Seu preço é muito menor? Seu atendimento é personalizado e muito mais rápido para atender uma lead? As bonificações que sua empresa oferece são especiais?

Seu pós-venda é perfeito? Você mantém um relacionamento com o prospect mesmo se ele não comprar nada? Não importa, seja o que for, você deve mergulhar fundo e divulgar isso o máximo possível.

O importante é criar uma experiência de compra incrível para seu cliente. É isso que vai fazê-lo ser a maior propaganda do seu negócio.

7 – Invista no novo

Se você continuar repetindo “sempre deu certo, vou continuar fazendo assim”, então os negócios não são para você. Não importa quanto tempo você está no mercado ou a tradição que sua empresa carrega, você não pode deixar de investir no novo.

A modernização das coisas e pessoas acarretou uma mudança também nos processos, por isso muita coisa foi automatizada.

Se você parar no tempo, seus clientes – que à propósito, não pararam – não vão mais achar sua empresa interessante. Mude o foco, amplie as estratégias!

Conclusão

O mercado é para todos, porém cabe a cada um se empenhar o suficiente para se destacar e não ficar para trás. O cliente não vai ver sua empresa, se ela não fizer nada para ser vista, por isso, não abaixe a cabeça e pense sempre no futuro.
 
 
Fonte: bannet

Impressora Fiscal Epson TM-T900F por R$1.799,00 (à vista).


Impressora Fiscal Epson TM-T900F

A Impressora Fiscal Epson TM-T900F é o modelo ideal para atender a alta demanda de impressão do varejo. Atende à nova padronização de comandos do convênio ICMS 09/09, e também, dispõe de ferramentas de softwares que facilitam a migração dos aplicativos que já utilizam as DLLs Epson para impressoras do convênio anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.