7 segredos para uma vitrine arrasadora

7 segredos para uma vitrine arrasadora

Uma vitrine chamativa é um dos maiores segredos para o sucesso de uma loja em meio a uma galeria ou uma rua. Afinal, ela é a responsável pelo convite para que o cliente entre na sua loja.

Além disso, o design de vitrine é de suma importância para que seu conceito de marca seja apresentado ao consumidor, sendo ela um membro vital da identidade visual de seu estabelecimento comercial.

Por que apostar em uma vitrine atraente?

A cenografia é de grande importância para o marketing do ponto de venda. Um bom projeto será capaz de traduzir o conceito da marca e da empresa em um único espaço, transmitindo seus valores para que os consumidores os compreendam rapidamente.

Um ambiente cativante estreita a relação entre os consumidores e o seu negócio, além de oferecer uma experiência de compra diferenciada para o usuário.

Assim, há três tipos de vitrines:

– As vitrines centrais: São internas e projetadas para que o produto seja visualizado como um todo. São bastante utilizadas em lojas de perfumes e em joalherias.

– As vitrines de trânsito: Ficam no interior da loja. São adotadas em estabelecimentos com muito movimento e conduzem os consumidores para os setores internos da loja.

– As vitrines frontais: São as mais conhecidas, ficam na frente da loja. São também chamadas vitrines de rua, mesmo que sejam usadas em shoppings e galerias.

1. Estabeleça objetivos

Qual é o seu objetivo ao fazer uma decoração cativante para a sua loja: fazer uma campanha para as vendas de datas comemorativas ou apresentar aquele produto que promete ser o sucesso da estação?

Certifique-se de seus objetivos e guie sua decoração de acordo com o que você deseja.

2. Conheça seus produtos

Uma estratégia eficaz para chamar a atenção do público em uma vitrine é expôr os produtos mais vendidos da loja. Afinal, se eles são tão vendidos, possivelmente são os que agradam mais pessoas.

Se você recebeu uma mercadoria que foi bem recebida em outros estabelecimentos e lugares, faça apostas. Daí a importância de conhecer bem os seus produtos: fica mais fácil colocar as suas fichas em novas ideias e fazer sugestões aos seus potenciais clientes.

3. Aposte em uma iluminação

Uma boa iluminação é vital para que os produtos expostos estejam bem visíveis. Ela também acresce valor à decoração e traz destaque ao design escolhido para a sua loja. Luzes voltadas para pontos específicos evidenciam produtos.

4. Defina o mix de produtos

A vitrine deve ter diversos aspectos capazes de chamar a atenção: preços, produtos atraentes, itens de comunicação visual… Escolher os produtos que estarão ali, divulgando a si mesmos e dialogando com toda a cenografia escolhida para a vitrine, pode ser um desafio. Mas não é uma missão impossível!

Evite excessos: informações demais podem desfocar a atenção do consumidor para os produtos. Já a escassez só é válida se a sua cenografia proporciona o destaque adequado para o produto.

A Mixed oferece um ótimo exemplo para visualização de poucos produtos. Afinal, os produtos da marca são um desejo de consumo. Dispostos desta forma, tornam-se ícones do que a marca representa.

Ao planejar a vitrine de sua loja, faça um mix de produtos relacionados. Misture produtos de maior rentabilidade e aqueles que têm preços menores. Assim, consumidores podem ser atraídos pela conveniência dos preços e se sentir em vantagem por aproveitar promoções.

5. Aplique o tema de maneira apropriada

Se você utilizar um tema para a vitrine da sua loja, não permita que a decoração se sobressaia em relação ao produto. Uma cenografia efetiva ajuda a narrar as histórias, e não deve roubar o protagonismo dos personagens.

Por mais produtos que você tenha em relação a um tema, tome o cuidado de não encher a sua vitrine: o visual ficará poluído, confuso e, como nada realmente se destaca, o consumidor não irá focar em algo específico e não se sentirá conquistado.

6. Renove a decoração de tempos em tempos

Por mais bonita que uma vitrine esteja, é preciso que ela ganhe uma carinha nova de tempos em tempos. Afinal, pessoas que trabalham e moram na região se deparam com a sua vitrine todos os dias e, certamente, não irão notar o seu negócio enquanto ele não tiver novidades.

7. Conheça o seu público e o seu ponto de venda

Pense em uma vitrine elegante, repleta de artigos de luxo, em uma rua marcada pela arte urbana e pela passagem de pessoas classe B e C. Imagine também uma vitrine repleta de referências ao country para um público que gosta de música funk. Não parece muito adequado, certo?

Para montar uma vitrine atraente, você precisa atender as expectativas de seu público. O ponto onde sua loja está inserida também é fundamental para que a sua vitrine seja contextualizada naquele cenário. Interesse-se por quem frequenta a região e observe o que as lojas ao redor adotam. Assim, você consegue se adequar ao local para criar diferenciais pertinentes.

A vitrine é o primeiro item que um potencial cliente percebe e é fundamental que ela consiga atrair os olhos do público, de forma a convidá-los para entrar e a conhecer o seu negócio.
 
 
Fonte: M.Pollo

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