8 dicas para economizar recursos e evitar desperdícios no seu restaurante

8 dicas para economizar recursos e evitar desperdícios no seu restaurante

Somente através de dados consegue-se analisar a real situação de uma empresa. Informação é fundamental, e obtê-la é o primeiro passo para começar a analisar os pontos críticos e as oportunidades de melhoria do negócio

1-CONTROLE MELHOR A SUA EMPRESA

-Analise a aquisição de um bom software de gestão.

-Implante controles financeiros, para que possa registrar no mínimo os seguintes itens: volume de vendas item a item, número de clientes atendidos por período, quantidade produzida ou adquirida de cada item do cardápio, volume de compra de cada matéria-prima e valores, controle de estoque, custo real dos itens do cardápio, custos com transporte/entrega, despesas fixas e variáveis.

-Separe as contas pessoais das contas da empresa.

2-ANALISE AS INFORMAÇÕES

-Após a obtenção das informações sobre a situação atual da empresa, é necessário analisá-las e monitorá-las com frequência. Para isso, elabore relatórios e planilhas para agrupar resultados e facilitar esta análise.

-No aspecto financeiro, elabore um Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE, para agrupar as informações por período desejado.

3-AVALIE O ALUGUEL DO PONTO

– Converse com a imobiliária ou proprietário, pondere a atual situação do mercado e tente reduzir ou evitar o reajuste do aluguel.

-Se não for possível, analise uma possível mudança de ponto, ou redução do tamanho do ponto atual.

4-NEGOCIE COM AS OPERADORAS DE CARTÃO

-Negocie muito! Há novas operadoras atuando no mercado e oferecendo taxas mais atraentes e aluguéis de máquinas de cartão mais baratos. Analise se está pagando o melhor valor/taxa possível. Evite os chamados “adiantamentos de recebíveis”, quando o banco credita antecipadamente os valores a receber das vendas a crédito, e cobra altas taxas de juros. Muitas vezes os bancos fazem automaticamente esse adiantamento, fique atento!

5-APRIMORE A GESTÃO DE PESSOAS

– Elabore a descrição de cada cargo.

-Detalhe a atribuição de tarefas diárias de cada colaborador.

-Analise a produtividade de cada colaborador.

– Esteja atento a novas tecnologias e equipamentos que possam reduzir o quadro de colaboradores ou aumentar a produtividade.

– Elimine horas extras. Analise a possibilidade de contratação de novos colaboradores, caso a realização de horas extras do quadro atual de colaboradores seja frequente.

6-OTIMIZE COMPRAS E IMPLANTE PROCESSOS

– Negocie com fornecedores, busque novos parceiros, acompanhe os preços do mercado. Esteja aberto a novas propostas e testes de produtos.

– Compre por volume – itens muito utilizados geralmente têm um volume mensal de compra alto. Negocie com seu fornecedor considerando o volume mensal de compra. Por exemplo: Um restaurante compra 50kg de contrafilé por semana, totalizando 200kg/mês. A negociação com fornecedores deve ser feita considerando o volume mensal, visando obter melhores preços. Cinquenta centavos de desconto obtidos por quilo, podem parecer pouco, mas ao final do mês representariam cem reais economizados, em um único produto.

– Busque substitutos/similares com o mesmo nível de qualidade.

– Controle os processos – busque trabalhar com estoque enxuto, analise possíveis desperdícios nos processos de entrega, armazenamento, produção e exposição dos produtos.

7-OBSERVE AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

– Troque as fiações elétricas em mal estado.

– Elimine multiplicadores de tomadas (benjamins), aumente o número de tomadas disponíveis. – Utilize lâmpadas de led.

– Afaste freezeres e geladeiras 10 centímetros da parede, para possibilitar um melhor funcionamento dos motores.

8-INFORME-SE SOBRE AS NOVAS LEGISLAÇÕES DO SETOR

– Esteja sempre informado sobre novas leis tributárias e trabalhistas.

– Contrate um contador de confiança, e converse frequentemente com ele sobre as melhores opções de enquadramento fiscal para a atual situação da empresa.
 
 
Fonte: Food Magazine

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