8 dicas para se preparar para a Black Friday e para o Natal

8 dicas para se preparar para a Black Friday e para o Natal

Acredite: já está na hora de se preparar para a Black Friday e para o Natal! Leia este artigo, saiba o que você deve levar em conta nesse planejamento e deixe seu negócio melhor preparado para vender mais e conquistar mais clientes na reta final deste ano.

Falta pouco mais de um mês para iniciar a época mais importante do ano para o varejo!

Novembro e dezembro reservam grandes oportunidades para os lojistas que se prepararem adequadamente para a movimentação gerada pelos últimos meses do ano.

Então, será que o seu negócio está apto para atender a demanda dos clientes nesse período?

Antigamente, o foco dos varejistas no final de ano era apenas o Natal. No entanto, atualmente, para conseguir se destacar e aproveitar todas as possibilidades de vendas e fidelização dessa época é preciso levar em conta outra data que já se tornou fixa no calendário comercial no Brasil: a Black Friday.

Para ajudá-lo a entender como adequar as ações e estratégias da sua loja para essas duas ocasiões, listamos a seguir algumas dicas importantes sobre como se planejar para as vendas de final de ano. Não ache que está cedo demais para pensar nisso, inicie já seu trabalho neste sentido e conquiste os resultados que deseja!

A importância do planejamento antecipado

Um dos erros que os varejistas mais cometem no final de ano é deixar para pensar nas estratégias de vendas e marketing para essa época faltando apenas alguns dias para a Black Friday, ou mesmo só em dezembro.

Quando isso acontece, sem tempo para se preparar adequadamente (em termos criativos, financeiros e de recursos), os lojistas acabam repetindo ações, criando ofertas que não são atrativas e/ou fazendo promoções que acabam prejudicam o faturamento e a imagem da loja.

Não é isso que você quer, certo?

Para evitar essas ações em cima da hora, atrapalhadas e ineficientes, recomendamos a seguinte prática:

→ Crie um cronograma anual para as datas comemorativas!

Essa é uma ação que o ajudará a se preparar não somente para a Black Friday e o Natal, como também para todas as ocasiões especiais que afetam o seu negócio.

Conhecer quais são as datas mais importantes para a sua loja e definir de antemão como elas serão trabalhadas é essencial para que, quando elas cheguem, você esteja pronto para aproveitá-las! Sem surpresas, nem correria, será muito mais fácil vender!

Esse cronograma deve listar informações-chave para a execução das ações sazonais – como, por exemplo:

– Nome da comemoração/ocasião.
– Data em que acontece.
– Como a loja será decorada?
– Quais promoções irá fazer?
– Que materiais irá precisar para isso?
– Qual é o orçamento disponível para o preparo da loja?
– Quais serão as metas de vendas?
– Será preciso aumentar a equipe para atender a demanda?

8 dicas para se preparar para a Black Friday e para o Natal

Incluindo a Black Friday e o Natal no seu calendário comercial, você já estará dando um grande passo para se preparar para as vendas de final de ano.

No entanto, como essas são datas tão relevantes para o varejo, elas merecem um planejamento específico e mais aprofundado.

Precisa de ajuda para isso? Siga estas oito dicas:

Dica #1 Pense em como ir além dos descontos na Black Friday

Os descontos são inevitáveis na Black Friday. Porém, isso não quer dizer que sua loja deva focar apenas no corte dos preços.

Planeje suas ações indo além, tendo em mente que o foco deve ser o relacionamento no longo prazo – e não apenas uma compra pontual.

Uma ideia interessante é aproveitar o oferecimento de desconto para se aproximar dos seus clientes atuais e para conhecer melhor os novos compradores da sua loja.

Por exemplo:

– Crie ações para coletar informações sobre os consumidores em troca do desconto.
– Ofereça descontos especiais para os clientes que já são fiéis à sua loja, valorizando a fidelidade deles.
– Promova ofertas especiais e descontos extras para quem se cadastrar no programa de fidelidade da sua loja.

Dica #2 Crie promoções específicas para cada data

Como a Black Friday e o Natal são datas tão próximas, é importante criar ações direcionadas para cada ocasião e não repetir ofertas e ações.

Nesse sentido, indicamos que planeje qual será o foco das estratégias dessas datas.

– Você pode, por exemplo, definir que, na Black Friday, o foco das promoções serão tablets, smartphones e notebooks. Já no Natal, televisores e eletrodomésticos estarão com preços promocionais.

Essa divisão ajudará a direcionar suas ações em cada uma das datas de maneira mais estratégica, evitando que suas ofertas se repitam.

Dica #3 Conecte as ações da Black Friday e do Natal

A vantagem de planejar suas ações é que você consegue pensar antecipadamente não só em como evitar que as ofertas se repitam, mas também em como conectá-las!

Então, ao criar as promoções de fim de ano, ofereça incentivos para que os clientes da Black Friday voltem no Natal em sua loja.

Por exemplo:

– Quando um consumidor fechar as compras da Black Friday, ofereça um voucher com descontos ou condições especiais de pagamento para as compras de Natal.

Dica #4 Pense na decoração e no design para essas datas

Seja o seu negócio uma loja física ou virtual, é importante “vestir” o estabelecimento ou site para essas ocasiões.

Tanto a Black Friday quanto o Natal demandam uma decoração e um design diferenciado – que serve para mostrar que a loja está no clima dessas datas e se preparou para atender as demandas dos clientes nesse período.

Nesse sentido, é importante levar em conta no planejamento das ações de fim de ano questões como, por exemplo:

– Como será a decoração da loja no Natal e durante a Black Friday?
– Há ornamentos o suficiente ou será preciso comprar algo a mais?
– A loja vai usar algum tema específico para basear a decoração ou design do site – como, por exemplo: árvore de natal, ornamentos natalinos, cores da roupa do Papai Noel etc.?
– O e-commerce vai ter banner temáticos durante essa época?

Dica #5 Defina prazos e responsáveis pelas ações de fim de ano

De nada adianta planejar ofertas superelaboradas para a Black Friday e para o Natal e não cuidar da execução desses planos.

É crucial que, ao se preparar para essa época, você também defina quem serão os responsáveis por colocar as ações em prática e por medir o desempenho das atividades.

E ainda, é muito importante que sejam estipulados os prazos para a preparação e execução dos planos.

Neste sentido, é importante que você defina, por exemplo:

– Quem será o encarregado por gerenciar a montagem da decoração da loja.
– Qual é a data limite para a preparação das promoções de Natal.
– Quem ficará encarregado pela divulgação das ações especiais da loja.
– Quais serão as datas de divulgação das promoções.
– E assim por diante.

Dica #6 Estabeleça metas de vendas

É também durante a fase de planejamento que você deve estabelecer as metas de vendas para a Black Friday e para o Natal.

Tais indicadores servem como parâmetro para análise posterior das ações e como incentivo para os vendedores.

Para definir suas metas de vendas, você pode seguir estes passos:

– Verifique o movimento das vendas entre novembro e dezembro nos anos anteriores.
– Faça uma média e defina o que você quer para este ano.
– É possível estabelecer diferentes tipos de metas: vendas geral, ticket médio, indicação, venda adicional, venda cruzada e assim por diante.

Dica #7 Prepare o estoque e o esquema de entregas

É normal que o aumento no movimento da loja no final do ano impacte não somente a área de vendas em si, como também outros setores importantes, como o estoque e a logística, por exemplo.

Afinal, a lógica é simples: se a sua loja vai vender mais, precisa pensar em como vai atender essa demanda por mais produtos e também como vai fazer as entregas extras durante esse período.

Portanto, para não errar nesse sentido, faça uma análise da movimentação e das vendas durante a Black Friday e o Natal nos anos anteriores e avalie a porcentagem de crescimento de pedidos e entregas para ter uma ideia de como deve se preparar nesse sentido.

A partir daí, você poderá:

– Entender quantos produtos a mais deverá ter no estoque.
– E se precisará expandir a área de logística. Se necessário, contrate uma empresa especializada para atender a demanda dessa época.

Dica #8 Prepare a equipe da loja e do SAC

Por fim, o crescimento das vendas nessa época também deve afetar diretamente o trabalho dos seus colaboradores.

Portanto, os vendedores na loja precisam estar preparados para o aumento do movimento e para trabalhar as ofertas especiais de final de ano.

Além disso, na área de SAC, os atendentes podem ter mais atendimentos com dúvidas sobre as compras e entregas dessa época.

Nesse sentido, recomendamos as seguintes práticas:

– Prepare treinamentos para a equipe, capacitando os profissionais para as ações e demandas específicas dos clientes nessa época.
– Estabeleça uma pequena competição saudável, recompensando aqueles que alcançarem as metas e/ou os melhores resultados de vendas.
– Analise se será necessário contratar profissionais temporários para essa época.

Seguindo esse caminho, você tem tudo para comemorar bons resultados no fim de 2019.
 
 
Fonte: Blog do Varejo

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