Como anunciar uma vaga de emprego em sua loja

Como anunciar uma vaga de emprego em sua loja

“Não é só você, gestor, que escolhe um funcionário para trabalhar em sua loja. O profissional também está escolhendo aonde ele vai trabalhar”.

Você já tinha pensado nisso? Não? Pois essa é uma das reflexões lançadas pelo consultor Wanderley Cintra.

Wanderley destaca a importância do ato de anunciar uma vaga, ressaltando que “recrutar” nada mais é que chamar alguém, e para que o chamado seja atendido, ele não pode ser feito de qualquer jeito.

“Precisamos levar em consideração que, quando sua empresa lança um anúncio chamando as pessoas, já está colocando sua imagem no mercado. Nesse sentido, vários cuidados devem ser tomados para que o chamado chegue às pessoas certas e para que a comunicação seja clara o suficiente para não prejudicar a reputação da sua marca”, frisa.

Quem você está chamando?

O primeiro passo é entender exatamente o que você espera desse recrutamento. Wanderley ensina que o gestor deve avaliar as seguintes questões:

– Quem eu quero contratar?

– Quais as tarefas eu espero que o profissional contratado execute?

– Qual a postura que ele deve ter?

– Que tipo de profissional eu quero em minha loja?

Tudo isso vai ajudar a direcionar a criação do anúncio, que deverá ter as informações necessárias para chamar a atenção do público que sua loja espera atingir.

Além disso, esse conhecimento sobre quem você quer contratar irá contribuir para a seleção dos canais adequados a serem utilizados. Se você quer um profissional mais jovem, as redes sociais podem funcionar melhor que um anúncio no jornal, por exemplo.

Comunicação clara e objetiva

Além de especificar exatamente o tipo de profissional que você quer contratar, Wanderley alerta que é importante também montar o anúncio com uma comunicação clara e eficiente.

Atente para os seguintes detalhes:

– Coloque o nome da sua empresa – O profissional precisa conhecer sua marca para identificar-se com ela.

– Inclua uma forma de contato – Especifique de que maneira o candidato precisa entrar em contato com sua loja.

– Indique qual é a vaga – Isso é básico, mas muito importante. Vai facilitar a sua vida e a do profissional que está se candidatando.

– Explique alguns detalhes da vaga – Esclareça quais conhecimentos e habilidades o profissional precisa ter e o que a empresa espera dele. Ajuda – e muito – a filtrar os profissionais corretos.

Wanderley reforça ainda a importância de se desenvolver um anúncio de emprego de maneira estratégica, citando o exemplo de uma empresa que colocou o telefone da loja no chamado. Resultado: clientes irritados porque o telefone não parava de tocar e os vendedores precisavam ficar parando o atendimento para responder os telefonemas.

“Muitas vezes o melhor é deixar um e-mail de contato, pois assim você verifica na hora mais apropriada. Ou, então, especifique um dia em que os candidatos deverão levar o currículo até sua loja para fazer uma pré-entrevista”, aconselha o consultor.
 
 
Fonte: Blog do Varejo

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