Como atender e se comunicar com clientes de diferentes gerações

Como atender e se comunicar com clientes de diferentes gerações

Entender que seu público é formado por diferentes gerações, com diferentes perfis de consumo, é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade a todos os clientes. Mas isso não quer dizer que você deve generalizar e achar que todo idoso terá dificuldade em comprar produtos tecnológicos, ou que todo adolescente vai saber tudo de computador, e sim, que algumas características de consumo são específicas de suas gerações – e precisam ser levadas em conta durante o processo da venda.

Sabendo disso, separamos algumas informações sobre diferentes gerações de consumidores e, com base nelas, apresentamos algumas dicas para ajudá-lo a atender bem cada uma dessas gerações. Acompanhe.
 
Os veteranos

Nascidos entre 1922 e 1945, estes consumidores cresceram entre duas guerras mundiais e foram educados com uma disciplina rígida e respeito às hierarquias. Como consumidores, evitam parcelamento e privilegiam as compras à vista. Investem de forma conservadora, sem riscos.

Dicas: os nascidos nessa geração são de uma época em que não existia computador, então eles valorizam a interação humana. Ao atender esse tipo de consumidor, fortaleça a comunicação “olho no olho”. O vendedor deve passar confiança, ética e transparência – valores fundamentais para essa geração. Fale pausadamente, e não como se estivesse com pressa de fechar a venda. Converse com calma, seja gentil e paciente.
 
Baby Boomers

Nascidos entre 1945 e 1965, eles são otimistas em relação à mudança do mundo, viveram uma fase de engajamento contra ditaduras e poderes tiranos. No que diz respeito ao de consumo, são responsáveis pelo estilo de vida que se tem hoje, de conquistas materiais, como casa, carro e acesso ao entretenimento.

Dicas: são pessoas que trabalharam duro e, agora, desfrutam do seu esforço. Eles são clientes exigentes. Querem gentileza, simpatia, mas nada que os faça perder tempo. Eles não querem saber de “blablabla”. Seja direto e inclua em seu discurso fatos e atrativos que sejam relevantes para eles. Ao enviar um e-mail para consumidores dessa geração, chame a atenção logo no início, com dados e informações práticos e que façam parte da realidade deles.
 
Geração X

Nascidos entre 1965 e 1977, os consumidores da geração X gostam da informalidade no trabalho e buscam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essa é a geração do primeiro computador do mundo. Eles sentem-se à vontade com a tecnologia e têm gosto pelo consumo de equipamentos eletrônicos.

Dicas: como resultado da busca pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal, eles querem economizar o máximo de tempo com tarefas corriqueiras. Sempre que possível, irão preferir comprar online. Ou, então, pelo menos irão fazer uma pesquisa na web antes de adquirir algo. Eles também buscam segurança e estabilidade financeira. Sendo assim, o custo é uma consideração importante em sua compra.
 
Geração Y

Nascidos entre 1977 e 2000, eles são otimistas em relação ao futuro e comprometidos em mudar o mundo na esfera ecológica. Têm senso de justiça social e se engajam em ações de voluntariado. Tecnologia e diversidade são coisas naturais na vida deles. Usam todos os recursos dos dispositivos móveis e computadores e precisam estar sempre conectados.

Dicas: eles nasceram na era digital. Por isso, pensam online, agem online, vivem online e, claro, compram online. Esteja presente nos canais digitais para estar em contato com esses consumidores. Mas cuidado para não invadir seus espaços na web, como mandar spams por e-mail ou mesmo em seu perfil no Facebook. Outra forma de fortalecer a relação com esses consumidores é compartilhar com eles valores que visem a construção por um mundo melhor – ações sustentáveis e sociais, por exemplo.
 
E você, já pensou em diferenciar o atendimento e a comunicação de sua loja de acordo com o perfil do cliente? Esperamos que essas dicas possam ser uma ajuda para começar a desenvolver ações nesse sentido.
 
 
Fonte: Gazin Atacado

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