Como criar um diferencial competitivo para sua loja de roupas?

Como criar um diferencial competitivo para sua loja de roupas?

Com a recente facilidade para montar um negócio próprio, o número de novos empreendedores no Brasil cresce exponencialmente.

O surgimento de mais empresas aumenta a concorrência e é preciso desenvolver estratégias para criar um diferencial competitivo e conquistar novos clientes.

A chave do seu sucesso pode estar no seu diferencial. Para que o seu empreendimento se destaque no mercado, é preciso que ele oferte algo que a concorrência não possui, e esse será o seu diferencial competitivo.

O seu negócio pode ter destaque pelos preços, pelo mix de produtos e até pelo seu atendimento presencial.

Você sabe como criar um diferencial competitivo para sua loja de roupas? Aprenda no nosso artigo de hoje!

O que é diferencial competitivo?

Para conseguir desenvolver seu diferencial e entender em quais pontos o seu empreendimento se destaca, é preciso compreender o conceito de diferencial competitivo.

A fim de identificar o seu, faça três perguntas:

É o que os clientes querem?

Quando os consumidores escolhem seu negócio em vez da concorrência, é porque você oferece algo que eles desejam. O essencial não é ter anos de atuação no mercado ou ser referência no ramo, mas, sim, dar ao comprador o que ele quer encontrar.

É sua exclusividade?

Em termos de produto, sempre busque algo único, algo que seus clientes não encontrarão em qualquer lugar.

Tenha em vista produtos que surpreenderão seus consumidores antigos e que, ao mesmo tempo, atrairão os novos. Fazer com que seus compradores se sintam exclusivos é uma variável definitiva para que o diferencial competitivo da sua loja.

É quantificável?

Na hora de apresentar seu diferencial, a linguagem é importante. Não basta dizer que a empresa atende bem os clientes, é preciso demonstrar isso com números.

Traz mais confiabilidade ao consumidor usar estatísticas precisas para quantificar seu diferencial.

Como criar diferencial competitivo para loja de roupas?

O diferencial competitivo da sua loja depende não só de você, mas também daquilo que os clientes buscam no seu negócio.

Algumas dicas te ajudarão a estabelecer o seu diferencial. Acompanhe:

Pesquise a concorrência

Para direcionar o seu negócio e te ajudar a perceber as necessidades dos seus consumidores, estudar a concorrência é um passo importante.

Liste todos os seus concorrentes e avalie seus pontos positivos e negativos, o que eles oferecem de bom e os pontos em que estão deixando a desejar.

Procure saber também a opinião dos clientes sobre essas lojas.

Ofereça algo a mais

Ao procurar sua loja, o cliente já espera encontrar bom atendimento, qualidade e bom preço. Para se destacar, você precisa oferecer algo mais: um brinde exclusivo da sua marca, um agrado no dia do aniversário do cliente ou até e-mails e ligações em datas comemorativas.

É preciso sempre pensar em como surpreender o cliente de forma positiva e fazê-lo se sentir especial.

Tenha um time excelente

A sua equipe demonstra a cara da sua empresa para os clientes. A companhia pode ter uma série de diferenciais, como a capacidade de produção, a força da marca, os preços etc., mas talvez o seu aspecto mais exclusivo seja o atendimento prestado ao consumidor.

Se você trabalha um bom modelo de gestão na sua loja e promove uma cultura de resultados, fica mais fácil transformar sua equipe em um time vencedor.

Melhore seu pós-venda

Você conseguiu ofertar um diferencial, fechar a venda… E depois? Focar no pós-venda é um passo importante para deixar claro para o cliente que você está atento às necessidades dele.

Solicite um feedback, peça ao cliente para avaliar sua experiência de compras e mostre que se lembra dele. Receber a opinião do seu comprador é sempre um bom método para saber se sua empresa está no caminho certo e se está oferecendo inovação.

Renove-se

O marketing boca a boca é extremamente benéfico para os negócios. Porém, ele leva informações sobre a sua loja para a concorrência, que pode acabar copiando o seu diferencial competitivo.

Para não deixar a concorrência suprimir o seu diferencial, é necessário que seu negócio esteja em constante renovação.

Pense em novas maneiras de se diferenciar e estabeleça novos aspectos competitivos para a sua loja de roupas, sempre focando em demonstrar para o cliente a importância dele no seu negócio.

Esse processo de renovação se torna muito menos complexo quando o setor de marketing da empresa está bem estruturado.

Com uma força-tarefa poderosa vinda desse setor, é possível explorar as áreas da sua loja para positivações, por exemplo.
 
 
Fonte: M.Pollo

Impressora Fiscal Epson TM-T900F por R$1.799,00 (à vista).


Impressora Fiscal Epson TM-T900F

A Impressora Fiscal Epson TM-T900F é o modelo ideal para atender a alta demanda de impressão do varejo. Atende à nova padronização de comandos do convênio ICMS 09/09, e também, dispõe de ferramentas de softwares que facilitam a migração dos aplicativos que já utilizam as DLLs Epson para impressoras do convênio anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.