Como divulgar seu negócio sem desperdícios

Como divulgar seu negócio sem desperdícios

É bem comum quem tem um negócio pensar que investir em publicidade, seja on ou offline, custa caro demais. Mas se eu te disser que é possível divulgar seu negócio gastando pouco e explorar vários canais, sem recorrer apenas aos tradicionais?

A grande sacada é ter uma estratégia focada no que você quer, repensar ações de rotina, investir em canais diferentes e abusar da criatividade. Essa combinação ajuda a economizar e posicionar melhor sua marca.

Então nada de sair fazendo tudo de uma vez, sem medir o retorno, liquidando toda sua verba em várias ações. Mesmo que você receba uma proposta atrativa, avalie com frieza se ela atende sua demanda e não apenas se ela cabe no seu bolso.

E além de estar presente nas mídias tradicionais e digitais, é super importante avaliar como sua empresa está se apresentando para o público, qual a qualidade do atendimento ao cliente e o nível de engajamento do seu time.

Para uma campanha de divulgação coerente é preciso começar de dentro para fora!

Aí que tal dar um upgrade na apresentação da sua marca, seja através de um projeto arquitetônico com ideias para criar a fachada da sua loja, repensar a comunicação visual do interior da empresa ou fornecer brindes aos clientes?

Isso pode ajudar sua empresa ser reconhecida e lembrada pelos consumidores.

Mas não tenha dúvidas, divulgar seu negócio atrai novos clientes e impulsiona as vendas. E pra você ter certeza que não é preciso uma grande verba para marketing pra vamos às dicas.

Ideias para divulgar seu negócio sem desperdícios!

1 – Conexão é tudo

Divulgação em mídias sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, entre outros, é uma boa se você quer encontrar novos consumidores, fidelizar clientes e abrir mercados diferentes. Você pode criar um perfil sem gastar nada pra realizar publicações, promoções e compartilhar novidades.

Mas, atenção: pra ter resultados positivos é preciso estar presente, publicar com frequência constante, engaje seu público, saber explorar tudo o que a ferramenta oferece e, principalmente, ter estratégia!

Então se você tem dificuldade de fazer isso por conta, fica a dia: profissionais que trabalham com marketing digital (social media) podem criar campanhas pontuais por um valor mais acessível. Procure em sua cidade!

Mas não é só de feed ou stories que vivem as mídias sociais! Os grupos de discussão segmentados por assunto, preferências, hobbies, entre outros são bem comuns nessas redes sociais.

Encontre os mais relevantes no seu nicho e interaja! Fique ligado em solicitações de produtos e serviços da sua área. Sempre respeite as regras do grupo, publique conteúdos relevantes e que têm a ver com seu negócio e converse com o público.

2 – E-mail não está fora de moda

O e-mail marketing incrivelmente barata e ainda é uma ferramenta poderosa para gerar resultados rápidos e fáceis de serem mensurados. Funciona tanto pra melhorar o relacionamento com os clientes ou vender produtos/serviços.

Atualmente existem ferramentas gratuitas para criar e gerenciar suas campanhas.

Só não dispare um email genérico pra toda sua base. Isso é um tiro no pé! O e-mail marketing só dá certo quando você tem uma lista de e-mails atualizada e segmentada. Planeje uma estratégia em outros resultados, além de divulgar ofertas.

Uma dica é enviar conteúdos que fazem referência ao seu produto/serviço e ajudam seus clientes. Na prática: se você tem uma loja de produtos de decoração escreva sobre tendências da arquitetura, por exemplo.

3 – Quem é visto sempre é lembrado

Ser notado e, principalmente, lembrado é um desafio para empreendedores de qualquer área que tem um ponto físico. Ainda mais quando a empresa está localizada em uma região fortemente comercial.

Se este é o seu caso, a apresentação do seu negócio faz toda diferença. Isso quer dizer que você deve investir na criação de uma boa comunicação visual pra apresentar sua marca e vender mais. Atualmente existem diversos tipos de materiais com ótimo custo benefício e durabilidade.

4 – Espalhe o bem

Uma causa social une pessoas de inúmeras áreas, mas com um interesse em comum: fazer o bem! Se você já apoia alguma instituição, acompanha uma ONG ou admira uma causa social, aproveite para ajudar mais ativamente e, em contrapartida, conhecer pessoas que podem ser clientes em potencial.

Organize uma ação em prol de uma causa. Pode ser um sorteio ou uma festa. O objetivo é criar momentos que mostram o comprometimento da sua empresa com o bem-estar coletivo e oportunizem novos contatos.

5 – Cada cliente é único

Enviar e-mails é uma ação muito econômica, mas enviar cartas para clientes também! Você pode achar essa ferramenta ultrapassada, mas sabia que o Google utiliza essa ferramenta para captação de clientes?

Mas só explore esse canal com um bom motivo. Agregue valor à mensagem, ou seja, ofereça um mimo em uma data importante ou um momento crucial para provocar uma visita.

6 – Mídia de graça, é possível sim senhor!

Reportagens despertam mais interesse e dão mais credibilidade do que a publicidade paga. Vale a pena investir em um assessor de imprensa ou relações públicas pra planejar e executar uma estratégia pontual. Isso porque pra receber a cobertura espontânea da mídia, ou seja, a custo zero é preciso gerar conteúdos interessantes e enviar no momento ideal.

7 – Provoque experiências

Essa dica é exclusiva pra quem tem loja física! Além de investir em fachadas comerciais e comunicação visual que destaquem a sua marca, já pensou em criar um espaço em sua loja de calçados com uma tv e snacks para o namorado/esposo de clientes relaxarem enquanto as mulheres fazem compras? Na hora de escolher qual loja ir, com certeza esse diferencial vai determinar a escolha.

Que marido não vai curtir acompanhar a esposa nas compras?!

Experiências garantem tranquilidade, conforto e satisfação ao processo de compra.

8 – Invista em parcerias

Realizar parcerias com empresas que compartilham públicos similares custa quase nada e pode apresentar resultados rápidos. Uma agência de turismo pode oferecer descontos especiais pra clientes de agências de viagens, por exemplo.

Com estas dicas você vai divulgar seu negócio e conquistar resultados sem desperdiçar tempo e, principalmente, dinheiro.
 
 
Fonte: Clube SEBRAE

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