Como escolher bons fornecedores?

Como escolher bons fornecedores?

A seleção dos fornecedores é uma etapa fundamental em qualquer negócio. Afinal, as duas empresas andarão juntas assim que o contrato estiver assinado e dependerão uma da outra para funcionar bem. Por este motivo, é preciso ter uma atenção especial na decisão e gestão de fornecedores. Você sabe como fazer isso?

A escolha dos fornecedores irá depender muito do modelo de negócios, e cada empreendedor deverá definir os critérios para selecionar a melhor opção de acordo com suas necessidades e condições financeiras. Mas não esqueça: a falta de bons fornecedores pode prejudicar os processos internos, afetar a reputação da empresa e causando prejuízos financeiros. Neste artigo iremos te ajudar a criar parâmetros para escolher bons fornecedores. Continue acompanhando.

Gestão de fornecedores: por onde começar?

O caminho mais simples para localizar bons fornecedores é na internet. Outra opção é conversar com pessoas do ramo no qual você atua, participar de feiras e procurar por indicações na sua região.

O networking é uma ótima ferramenta para encontrar parcerias e fortalecer sua marca no mercado. Além disso, através de indicações você terá mais segurança na hora de contratar outra empresa, pois terá referências da qualidade do serviço ou produto oferecido por pessoas que já fizeram negócio com ela.

Depois disso, crie uma planilha para organizar o contato dos fornecedores, adicionando o nome, onde estão localizados, meios de contato e preço médio dos produtos ou serviços que você pretende contratar. Com essa base de dados você poderá comparar suas opções com mais facilidade. Ter salvo essas informações ajuda também no caso de o fornecedor contratado, por algum motivo, não conseguir entregar o que prometeu. Você terá, assim, outras opções de fornecedores para não deixar seus clientes na mão e manchar a reputação da sua empresa.

Manter uma base de dados sobre os fornecedores, tanto dos já conhecidos quanto dos potenciais, é essencial para ter alternativas e conseguir fazer as escolhas mais inteligentes, o que também possibilita que seja mais rápido e eficiente o processo de compras de insumos e entrega dos produtos.

Quais critérios utilizar para escolher o melhor fornecedor?

Antes de decidir pelo melhor fornecedor, defina qual o tipo de negociação que você terá com ele. Você irá comprar em grande quantidade ou por demanda? Para isso, verifique a infraestrutura que você tem para manter estoques ou revender os produtos.

Um fornecedor bom é aquele que garante um produto ou serviço de qualidade, com preços atrativos, e que respeito os prazos de entrega para garantir a segurança do empreendedor.

Veja abaixo 6 fatores que influenciam na escolha do melhor fornecedor:

– qualidade: verifique se o fornecedor está oferecendo o produto ou serviço com as especificações técnicas exigidas por leis ou regulamentações;

– produção: certifique-se de que a capacidade produtiva atenderá suas necessidades e expectativas. É importante que o fornecedor produza a maior quantidade no menor tempo possível, sem prejudicar a qualidade com defeitos e não conformidades;

– localização: considere a distância entre você e o fornecedor. Esse fator irá pesar na balança caso você não tenha condições de manter um estoque grande e precise fazer pedidos com um prazo de entrega curto;

– confiança: conheça bem o fornecedor, seu histórico, reputação, estabilidade e saúde financeira. Isso reduz os riscos de que ele deixe de entregar os pedidos e prejudique seu negócio;

– pós-venda: o fornecedor precisa oferecer suporte caso seja necessário repor peças ou fazer ajustes técnicos. Você pode receber feedbacks dos clientes e alguns ajustes podem se fazer necessários;

– preço: compare os preços com outros fornecedores e calcule se estão na média do mercado. O melhor fornecedor não é aquele que tem o preço mais baixo, mas sim o que oferece o melhor custo-benefício quando comparado com os itens acima.

Esses fatores irão te ajudar a selecionar os melhores fornecedores para que sua empresa se destaque no mercado e tenha vantagem competitiva. A otimização dos processos internos ajuda a reduzir custos e oferecer um produto de qualidade com preços mais atrativos aos clientes.
 
 
Fonte: SEBRAE

Impressora Fiscal Epson TM-T900F por R$1.799,00 (à vista).


Impressora Fiscal Epson TM-T900F

A Impressora Fiscal Epson TM-T900F é o modelo ideal para atender a alta demanda de impressão do varejo. Atende à nova padronização de comandos do convênio ICMS 09/09, e também, dispõe de ferramentas de softwares que facilitam a migração dos aplicativos que já utilizam as DLLs Epson para impressoras do convênio anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.