Como fazer parcerias no varejo para vender mais

Como fazer parcerias no varejo para vender mais

Você já ouviu a expressão “a união faz a força“? Pois é, isso também se aplica ao seu negócio! Aliar-se a outras empresas pode fortalecer o seu posicionamento no mercado. Não sabe como fazer isso? Leia este artigo, entenda como essa união pode ser benéfica para sua marca e saiba como fazer parcerias no varejo de forma segura e eficiente.

Os benefícios das parcerias no varejo

Quando sua loja une forças com outras empresas, todos saem ganhando, especialmente se for uma parceria entre pequenos e médios negócios. Estes são alguns dos benefícios mais claros:

– Vocês ganham mais poder de compra em fornecedores em comum.

– Um pode ajudar o outro com os serviços e produtos complementares.

– Uma empresa pode indicar a outra para suas respectivas bases de clientes.

– A união das empresas pode ajudar a movimentar a economia de uma determinada região.

Ou seja, bons motivos não faltam para sua loja investir em parcerias no varejo – com empresas do mesmo segmento ou de setores diferentes!

5 ideias de parcerias no varejo

Conheça a seguir algumas maneiras de fazer aliança com outras empresas e, assim, aumentar o alcance da sua marca e suas possibilidades de atuação no mercado.

1 – Faça parceria com empresas de serviços

O consumidor da atualidade valoriza as experiências proporcionadas pelas marcas com as quais ele se relaciona. Sua loja pode oferecer uma experiência marcante no atendimento e na comunicação. Mas para ir além e oferecer momentos marcantes, fazer parceria com empresas de serviços pode ser uma ótima alternativa.

Procure fazer alianças com empresas que possam proporcionar serviços que estejam alinhados às necessidades, desejos e preferências dos seus consumidores.

Exemplos:

– Uma escola de culinária pode oferecer um curso gratuito para clientes que comprarem eletrodomésticos de cozinha em sua loja.

– Uma agência de turismo pode oferecer uma viagem para sua loja sortear entre os clientes.

– Um estúdio de foto pode oferecer desconto no aluguel do espaço para clientes que comprarem máquinas fotográficas em sua loja e quiserem treinar suas habilidades.

As possibilidades são inúmeras! Em troca, sua loja pode oferecer às empresas parceiras espaço para divulgação da marca delas ou condições especiais para compra de produtos. Que tal?

2 – Associação de empresas de uma mesma região

Quando a empresa se envolve com a comunidade em que atua, ela fortalece sua marca perante os moradores daquela região. Nesse sentido, uma maneira de contribuir com a economia local é fazendo parcerias entre as empresas do mesmo bairro.

Esse é um tipo de aliança em que um deve ajudar o outro a impulsionar seu negócio, seja por meio de facilidades ou com ações em conjunto.

Exemplos:

– Empresas da região sempre comprando umas das outras. Assim, em vez de usar a gráfica do outro lado da cidade, sua loja deve dar preferência à do seu bairro. Em troca, a gráfica pode deixar cartazes de divulgação da sua loja visível aos clientes dela.

– Empresas ajudando causas locais. Os negócios da mesma região podem unir forças para ajudar uma ONG do bairro ou a associação de moradores. Assim, a comunidade como um todo ganha um espírito de união e todos irão dar preferência às empresas locais.

3 – Faça alianças com concorrentes

Pode parecer estranho, mas acredite: fazer parceria com concorrentes traz grandes oportunidades de negócios para todos. Sua loja e o estabelecimento “rival” têm mais coisas em comum do que você imagina! Ao unirem suas forças, vocês podem crescer juntos.

Exemplos:

– É provável que vocês compartilhem alguns fornecedores. Se atuarem em conjunto, terão maior volume de compra e, assim, conseguirão ter preço e/ou condições de pagamento melhores.

– Realize vendas complementares. Algumas empresas possuem produtos relacionados, podendo gerar negócios uma para a outra em mercados em que não há concorrência direta.

4 – Crie um marketplace colaborativo

Um marketplace é um site em que se vende produtos e serviços de diversas empresas. Sua loja tem muito a ganhar ao fazer parceiras no varejo para atuar nesse modelo de comércio. É uma oportunidade e tanto de chamar a atenção de consumidores de outras lojas. Afinal, o cliente entra no site para comprar determinado produto de uma empresa parceira e, assim, fica conhecendo também o seu negócio.

Exemplos:

– Faça um marketplace das empresas da sua região. Una-se aos negócios locais e crie um espaço online para oferecer os produtos e informações sobre as lojas do bairro – endereços, contatos, horários de funcionamento e promoções. Assim, esse marketplace deve se tornar referência para os moradores da sua localidade. É uma espécie de versão moderna dos jornaizinhos de bairro. Bacana, né?

– Faça um marketplace oferecendo parcerias colaborativas. Digamos que se o cliente comprar na sua loja, ele ganha desconto para comprar em qualquer outro negócio associado ao marketplace. Isso vai ajudar a promover todos os envolvidos.

5 – Programa de fidelidade em conjunto

Um programa de fidelidade é um sistema em que os clientes adquirem certo tipo de pontuação pelas compras que realizam. Esses pontos podem ser trocados por vantagens, brindes ou produtos da loja.

Se você quer expandir as vantagens oferecidas pelo seu programa de fidelidade, pode unir-se a outras empresas para criar um sistema de pontuação em conjunto. Assim, as compras realizadas em empresas parceiras vão para o mesmo esquema de pontuação.

– Dessa forma, os clientes que participarem do programa de fidelidade da sua loja poderão acumular pontos ao comprarem nas empresas parceiras. E as vantagens adquiridas de acordo com as pontuações podem ser aplicadas em qualquer um dos negócios participantes.

Além de expandir as possibilidades oferecidas pelo seu programa de fidelidade, dando incentivos extras para os clientes participarem, esse tipo de parceria também vai atrair novos consumidores, já que consumidores de outros negócios vão conhecer sua marca por meio do programa.

Cuidados importantes ao fazer parcerias no varejo

Ao realizar qualquer tipo de aliança com outras empresas, é importante que sua loja escolha negócios que estejam alinhados com os valores que sua loja defende. Do contrário, essa união pode acabar prejudicando a imagem da sua marca e os resultados do seu negócio.

Além disso, é fundamental criar um documento por escrito e assinado por todos com as regras e os acordos firmados entre as partes. Mesmo que seja uma união informal, essa documentação vai dar mais credibilidade à parceria, mostrando que todos estão comprometidos para que a união seja positiva e duradoura.

Então, inspirado a fazer alianças com outros negócios?
Esperamos que essas dicas o motivem a criar parcerias no varejo que ajudem a expandir o alcance da sua marca, atrair novos clientes e, consequentemente, vender mais!
 
 
Fonte: Gazin Atacado

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