Novos formatos de lojas no varejo

Novos formatos de lojas no varejo

A tecnologia tem influenciado de maneira cada vez mais profunda a forma como os consumidores interagem com as marcas. Como consequência, estão surgindo novos modelos de compra e novos formatos de lojas.

Quer aprender mais sobre esse tema? Continue a leitura deste artigo e conheça as principais novidades em termos de modelos de lojas no varejo!

A evolução dos canais de compra

Você já reparou como atualmente existem diversos caminhos para uma compra? O consumidor pode:

– Pesquisar na internet e comprar na loja física (ou o contrário).

– Comprar na web e retirar na loja física.

– Comprar por celular, por computador, por aplicativos e até por meio de redes sociais.

Tudo isso graças a tecnologias que suportam a interação dos clientes com as marcas em diferentes plataformas.

Todas essas possibilidades estão dando origem a novos formatos de lojas no varejo.

Novos formatos de lojas no varejo

As vendas na web crescem a cada ano. Mas mesmo com o crescimento do e-commerce, o ambiente físico do varejo continua tendo um papel importante no processo de compra e no relacionamento com o consumidor.

O principal objetivo do contato presencial com o cliente deve ser promover uma experiência marcante, por meio da experimentação e do conhecimento dos profissionais da loja.

Entre as principais mudanças que estão impactando o varejo físico e impulsionando a criação de novos formatos de lojas, destacam-se:

1) Processos de compra multicanais

Não existe um limite definido que separa as atividades online e offline. As pessoas utilizam diferentes plataformas ao mesmo tempo para se comunicar, se informar, se relacionar e também para comprar.

Assim, cada vez mais as lojas físicas devem criar processos que integram a experiência presencial com canais e ferramentas digitais.

Na prática!

A empresa de móveis IKEA tem um aplicativo que permite que o cliente faça uma lista de compra online e receba um mapa da loja com a indicação de onde estão os itens que ele procura.

2) Diferentes modelos de lojas para diferentes jornadas de compra

Com tantas possibilidades para fazer uma compra, a jornada do consumidor se tornou mais complexa. O modelo de interação entre os clientes e as marcas é muito variado. Por isso, as lojas precisam se adaptar para atender os clientes que vêm de diferentes canais.

Neste contexto, a ferramenta utilizada tem um papel fundamental, já que a tecnologia pode definir como será a jornada de compra.

Na prática!

A loja laboratório Omnistory, desenvolvida pela consultoria GS& Gouvêa de Souza, mistura diferentes tecnologias para criar experiências variadas. O cliente pode:

– Comprar pela internet e retirar pessoalmente;

– Contar com a ajuda do assistente digital na loja física;

– Comprar pelo aplicativo na loja, sem precisar fazer check-out.

3) Tecnologia para aprimorar a experiência do cliente

As lojas físicas e online estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para oferecer uma experiência de compra marcante aos clientes.

Tecnologias como realidade virtual e aumentada ou assistentes de compra digitais ajudam a criar uma experiência mais imersiva, ajudando o consumidor a vivenciar o produto antes mesmo de comprá-lo.

Na prática!

A loja de departamento Macy’s disponibiliza aos clientes um aplicativo em que eles podem montar um quarto, utilizando móveis vendidos pela empresa. Depois, por meio de óculos de realidade virtual, o cliente pode “entrar” no ambiente e conferir o resultado final.
 
 
Fonte: Gazin Atacado

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