Recrutamento de vendedores: o que avaliar na hora da entrevista

Recrutamento de vendedores: o que avaliar na hora da entrevista

Reunimos dicas para ajudá-lo a decifrar bons profissionais de vendas quando estiver frente a frente com eles, na hora da entrevista.

É claro que outras características podem ser importantes para a sua vaga, mas em geral, é bom prestar atenção aos seguintes aspectos:

Paixão por vender

Para vender bem, é preciso ser apaixonado pelo mundo das vendas. Na hora da entrevista, busque descobrir se o profissional realmente ama o que faz. Se ele reclama demais, não é um bom sinal.

Vontade de aprender

Não importa o quanto experiente ele seja, o vendedor precisa ter fome de aprender sempre mais. Aquele tipo “sabe tudo” pode prejudicar sua equipe.

Objetivos e sonhos pessoais

Quando alguém é determinado na vida pessoal, isso se reflete na vida profissional. Além disso, o fato de ter um sonho a ser alcançado, significa que ele tem motivação para dar o seu melhor. Por isso, durante a entrevista não fique apenas focado nos aspectos profissionais. Converse também sobre os objetivos, sonhos e planos do candidato.

Gostar de pessoas

Não é um verdadeiro vendedor se não gostar de falar com pessoas – conhecidas ou não. Mas, além de saber falar, é preciso que ele saiba ouvir. Repare em como ele trata as pessoas a sua volta.

Duas questões-chave:

Além disso, inclua também na entrevista estas duas questões:

Peça para o candidato lhe contar um exemplo concreto de como sua atuação profissional contribuiu para o sucesso da empresa em que ele trabalhava anteriormente. Além de saber mais sobre a experiência e conhecimento do vendedor, você pode avaliar a postura dele em seu discurso. Exemplo: como ele descreve sua atuação em equipe, se ele reconhece o grupo como peça importante para o alcance dos resultados ou não; de que forma ele buscou as informações, se foi proativo ou não, etc.

Pergunte como ele reage quando erra, e peça um exemplo disso. Isso é importante para avaliar se ele consegue ter responsabilidades sobre seus erros e aprender com eles, ou tem tendência em fugir da responsabilidade e culpar os outros.

Esperamos que essas dicas possam lhe ajudar a encontrar os melhores vendedores para sua loja. Afinal, uma tripulação eficiente e de qualidade é fundamental para que o navio não naufrague e que consiga navegar com segurança – no mar calmo ou agitado.
 
 
Fonte: Blog do Varejo

Impressora Fiscal Epson TM-T900F por R$1.799,00 (à vista).


Impressora Fiscal Epson TM-T900F

A Impressora Fiscal Epson TM-T900F é o modelo ideal para atender a alta demanda de impressão do varejo. Atende à nova padronização de comandos do convênio ICMS 09/09, e também, dispõe de ferramentas de softwares que facilitam a migração dos aplicativos que já utilizam as DLLs Epson para impressoras do convênio anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.