Repense o layout da loja e aumente as vendas

Repense o layout da loja e aumente as vendas

O lojista que abre um novo ponto de venda dá muita importância, com razão, à localização do estabelecimento e ao aluguel cobrado no novo lugar. Enquanto isso o layout da loja, fator que pode ser determinante tanto na hora de atrair clientes quanto na hora da compra, raramente recebe a devida atenção.

“Não basta uma boa localização: é preciso ter um sortimento adequado e uma boa exposição, de modo que as pessoas que entram na loja tenham facilidade em visualizar o que ela oferece”, recomenda o Manual Layout da Loja, da associação ECR Brasil.

Loja serve para vender

A coisa mais importante que as lojas têm a oferecer ao seu cliente é o produto. Apesar de isso soar um tanto óbvio, há muitos estabelecimentos que criam uma certa distância entre o público e os itens à venda. A primeira dica, portanto, é remover esses obstáculos. Afinal, o objetivo do comerciante é que a pessoa não saia de mãos vazias.

É comum que o layout e design de lojas sejam associados à fachada, vitrine, cores e decoração de um ponto comercial, mas há vários outros macetes que ajudam a tornar as vendas mais fáceis. Confira, abaixo, algumas das nossas dicas.

Como pensar o layout da loja

Por fora

Antes de tornar o interior da sua loja um lugar mais confortável para o cliente, pense em como atraí-lo até ela. Crie uma fachada que tenha a ver com o segmento do estabelecimento e, na vitrine, procure exibir uma amostra dos produtos de maior destaque. Convém que a porta de entrada seja grande, para permitir o ingresso de cadeirantes e também para que o interior do local possa ser observado de fora.

Imagine-se como cliente

O proprietário de um comércio, normalmente, sabe exatamente onde cada item do catálogo está, mas o cliente não. A dica aqui é colocar-se no lugar de uma pessoa que está visitando a loja pela primeira vez. O distanciamento permite perceber setores e produtos mal posicionados e ambientes mal pensados. Essa dica vai ajudar você nas duas seguintes.

Rota

Se a sua loja é grande e é dividida em vários setores de produtos, imagine o caminho que o cliente fará dentro do estabelecimento. Uma boa dica é colocar os itens mais procurados mais no fundo do estabelecimento (mas não escondidos), de modo que o consumidor, no caminho até o local, depare-se com os demais produtos e avisos de promoções. Perto do caixa, posicione os itens mais baratos, que geralmente são comprados por impulso.

Organização

Não exagere na dica anterior, a ponto de a pessoa precisar de um bom tempo procurando determinado produto. Facilite ao máximo a sua vida, caso contrário ele pode ir embora antes de encontrar o que deseja. Separe tudo por categorias e, dentro delas, por cores ou subcategorias. Ao invés de exibir grandes quantidades do mesmo produto, procure variar o que é exposto.

Balcão

Evite balcões muito grandes, para que eles não ocupem muito espaço e não criem um certo distanciamento entre o cliente e a loja, os funcionários e os produtos.

Espaço

Um ambiente muito apertado, com pouco espaço para circular e muita proximidade entre as pessoas, afastará os clientes. Deixe ao menos 60% do lugar sem nenhum móvel.

Visibilidade

O consumidor deve ter pouca dificuldade para visualizar os produtos. Posicione-os, se possível, na altura da visão, e atente para uma iluminação que os deixe em destaque. Os itens de maior destaque devem ser os mais visíveis.

Música e perfume

Pense nos demais detalhes que vão fazer o cliente se sentir confortável na sua loja. Um som ambiente e perfume podem construir um ótimo clima, mas cuidado para não exagerar – música alta e barulhenta e aroma muito forte terão um efeito contrário.
 
 
Fonte: Destino Negócio

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