Treinamento de atendimento ao cliente: por que é essencial no varejo alimentício?

Treinamento de atendimento ao cliente: por que é essencial no varejo alimentício?

Não importa se o seu comércio é um bar, restaurante, supermercado ou qualquer outra empresa do varejo alimentício. O fato é que, nesse tipo de estabelecimento, a experiência do cliente é totalmente moldada pela equipe responsável pelo atendimento ao público. Portanto, é fundamental investir no treinamento desse grupo.

E a sua empresa, o que tem feito para capacitar o colaborador e torná-lo apto a oferecer o melhor atendimento ao cliente? Quer saber qual é a importância dessa iniciativa? Continue a leitura!

O que é o treinamento de atendimento ao cliente?

Trata-se de um programa criado pela empresa para desenvolver as habilidades que o colaborador precisa para prestar um bom atendimento ao cliente. Essa iniciativa pode envolver a transmissão de conhecimento específico, mas também trabalhar aspectos como a cultura organizacional e a ‘voz da marca’.

Como funciona o treinamento de atendimento ao cliente?

O treinamento pode ser realizado em mais de uma etapa, já que capacitar a equipe para um bom atendimento exige o desenvolvimento de muitas habilidades. Algumas organizações optam por começar com assuntos estruturais, como a cultura da empresa.

Nesse caso, o funcionário aprenderá os valores do negócio. Dessa forma, ele entende qual é o propósito da organização e como isso se aplica no serviço oferecido ao cliente.

Em outra etapa, a empresa pode melhorar a competência técnica do colaborador. Ela tem a possibilidade de mostrar o método mais eficaz para realizar determinada tarefa, garantindo qualidade e agilidade na prestação do serviço.

Quais são os benefícios do treinamento de atendimento ao cliente?

Apesar de muitas empresas negligenciarem esse tipo de treinamento, inclusive no varejo alimentício, ele é essencial para o sucesso do negócio. Veja quais são os benefícios dessa iniciativa nos tópicos a seguir.

1. Fidelização do cliente

Quando o consumidor é bem atendido, ele tende a voltar à loja. Isso é especialmente importante hoje em dia, pois é possível encontrar o mesmo produto em diferentes lugares. Assim, o fato de ser tratado com cortesia e competência é um diferencial que faz o comprador se tornar fã de um estabelecimento, voltar lá e ainda recomendá-lo.

2. Padronização da qualidade

É importante que o cliente receba um bom atendimento, seja qual for o funcionário com quem ele teve contato. O treinamento garante que isso aconteça, pois faz com que cada membro da equipe siga determinado padrão de conduta na hora de abordar o consumidor.

3. Aumento da produtividade

Quando o funcionário aprende a forma mais eficiente de realizar uma tarefa, a empresa nota um aumento no índice de produtividade. O processo se torna enxuto, o colaborador consegue identificar e eliminar gargalos. O resultado é ganho na performance do time.

4. Redução do turnover

O treinamento também é essencial para a motivação e reconhecimento do colaborador. Ao se tornar mais competente para o exercício da função, esse indivíduo percebe que é capaz de solucionar vários de seus problemas do dia a dia. Assim, a satisfação com a empresa aumenta, reduzindo o turnover.

Existe um outro fator importante: a valorização. Quando a organização investe em treinamento, o funcionário sente que ela reconhece seu esforço, dando a ele a oportunidade de se tornar um profissional melhor. O resultado é o aumento na motivação e na produtividade.

5. Preenchimento de outros postos

Nem sempre é fácil encontrar mão de obra qualificada para um determinado posto. Com o treinamento, ela consegue identificar um grupo promissor, que está disposto a aprender e melhorar sua performance de maneira contínua. Ao desenvolver essa equipe, é possível preparar progressivamente os mais engajados para outros cargos — inclusive de gerência ou liderança.

O treinamento de atendimento ao cliente é essencial no varejo alimentício. Ele capacita sua linha de frente a lidar com o consumidor da melhor forma, gerando uma excelente imagem para a empresa e potencializando o lucro.
 
 
Fonte: Santander

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