No começo dos anos 2000, ainda na época da chamada “bolha da internet”, trabalhei por quase três anos na primeira startup de minha carreira, a Patagon.
A Patagon era um homebroker lotado de profissionais jovens e estudantes, com muitas ideias legais aparecendo o tempo todo e, como geralmente acontece em startups, até os estagiários tinham funções de grande responsabilidade.
Eu, por exemplo, em pouco tempo escrevendo sobre Bolsa de Valores, comecei a assinar uma coluna diária sobre mercado e a participar de chats com os leitores em um dos grandes portais da época.
Depois da Patagon, trabalhei e atendi outras startups, e todas elas tinham algumas características semelhantes que acabaram sendo fundamentais para que negócios novos e incertos acertassem o passo e conseguissem investimentos e retornos em um prazo não muito longo.
Decidi listar 10 dessas características. Todas elas você pode levar não apenas para a carreira, mas para a vida. E se fizer certinho, também poderá conseguir resultados tão bons quanto os das startups mais exemplares. Vamos lá?
Feito é melhor que perfeito
Essa é quase regra. Uma startup não tem tempo a perder, por isso também não há tempo para esperar pela perfeição na hora de lançar algo no mercado. Primeiro coloca-se, depois os acertos vão sendo feitos.
Quantas vezes na vida você deixou de fazer algo por não achar que estava bom o suficiente? Oras, lembre-se que dar o primeiro passo, ainda que não tenha todo o caminho traçado, é uma das coisas mais importantes para não perder tempo.
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Melhor pedir perdão que pedir permissão
Faça no lugar de perguntar toda hora se pode fazer. Uma chefe costumava dizer essa frase frequentemente, e ela queria dizer que, muitas vezes, é preciso realizar ações sem a permissão de ninguém, especialmente se você não tem a quem perguntar e precisa tomar atitudes rápidamente. Mesmo que depois tenha que assumir as consequências eventuais, isso é necessário.
Testar e mudar de estratégia
Uma startup que não testa e não muda as estrategias se preciso não é uma startup. Talvez aquele produto ou aquele público-alvo que na teoria soavam perfeitos, não sejam exatamente os ideais ao longo do tempo.
E isso significa refazer os planos quantas vezes for necessário. E você? Já pensou em mudar, mas sentiu que não poderia, que já era tarde demais? Que nada, nunca é tarde!
Tomar a responsabilidade para si não importa o cargo
Você é um estagiário e acha que por isso não tem a menor obrigação de fazer bem feito? É um vendedor e acha que cabe apenas ao gerente resolver aquela pendenga com o cliente? Não pense desta forma.
Se uma peça da engrenagem para, por menor que seja, as consequências podem ser gravíssimas. Por isso, assuma a sua responsabilidade, não importa o cargo. Isso será valorizado no final.
Saber a hora de parar
É preciso começar, é preciso testar, mudar, e também parar se necessário. Não importa se o investimento foi feito ou se um plano foi traçado do jeito A ou B. Se não estiver funcionando, tudo muda, tudo para e é reiniciado.
Na vida e na carreira, muitas vezes vemos que algo está errado, mas não temos coragem de parar. E é preciso parar para poder recomeçar, por isso inspire-se nessas empresas. Considere que nada foi perdido, tudo é experiência.
Saber trabalhar em conjunto considerando uma missão central
Imagine uma empresa que está começando, cheia de desafios e incertezas, e uma equipe que não consegue se entender
Considere um atendente de call center que trata mal o cliente da marca. Por melhor que seja a publicidade desta marca, ele estará detonando a sua imagem perante o público, muitas vezes porque não há um objetivo central, uma missão. É o tal “Não estou nem aí, sou só funcionário mesmo”.
Saber esperar
Assim como é preciso testar, mudar e parar, também é preciso saber esperar. Startups geralmente correm mais do que empresas tradicionais, mas também levam em consideração um planejamento que requer espera em alguns momentos, tudo porque há determinadas coisas que dependem de fatores externos, e aí o jeito é dar tempo ao tempo e ir agilizando no que é possível.
Ir atrás de investidor
Normalmente startups estão sempre atrás de investimento. Começam com alguma receita própria ou de algum investidor que de cara já acreditou no projeto e, durante o trajeto, tentam mostrar resultados e perspectivas para conseguir novos aportes e poder dar continuidade aos trabalhos.
E no seu caso? Está investindo em si mesmo? Fazendo algo que poderia trazer retornos positivos no futuro? Se falta receita, vá atrás de opções! Quem investiria em você hoje? E se não houver ninguém, valeria considerar um empréstimo pessoal para tirar aquele certificado que lhe permitiria dobrar de salário? Não fique estagnado!
Ir atrás de inovação e conhecimento
Essa é uma estratégia muito útil. Startups geralmente vão atrás do que há de mais inovador no mercado para poder fazer o trabalho da melhor forma possível e com menor gasto.
São aplicativos novos, programas em fase beta e parcerias com outras empresas que possibilitam a ampliação do conhecimento e o acesso às novidades do mercado. Tente tirar um tempinho em sua semana para ir atrás de inovação e conhecimento em sua área também. Se não souber por onde começar, pergunte a outros profissionais.
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Dividir a mesa, o telefone, cortar gastos inúteis
E finalmente, vamos falar de economia e corte de gastos. Startups muitas vezes precisam começar as atividades em locais pequenos, com uma equipe enxuta e, por isso mesmo, cortar ao máximo gastos inúteis e dividir o que é preciso, inclusive a linha telefônica ou o computador se for o caso.
Fonte: Dinheirama