Não há como negar a importância da internet para as vendas atualmente. Porém, o que muitos questionam é como fica a vida do profissional de vendas em tempos de lojas virtuais e de clientes cada vez mais conectados. Isso bastaria para o fim do papel do vendedor como conhecemos? Especialistas garantem que não! Mas, afinal, como prospectar pela internet?
“Um vendedor é quem vai conseguir dar o toque especial, gerar empatia, entender e analisar se é hora de acelerar ou pegar mais leve no relacionamento com um cliente, e isso tudo conta muito nos resultados. Em geral, é algo intrínseco e que se conquista com experiências de vida, sendo difícil replicar 100% de uma forma automatizada“, analisa André Siqueira, cofundador e diretor de conteúdo da Resultados Digitais.
Ou seja, está na hora de deixar de ver a internet como rival e utilizá-la como aliada para vender cada vez mais e melhor. E começar pela prospecção pode ser uma excelente ideia.
O que levar em consideração antes de começar a prospectar pela internet
“O mercado digital tem nos mostrado que o relacionamento ainda é fundamental. Mesmo com ferramentas de automatização e tecnologias cada vez mais avançadas, as pessoas continuam dando preferência às abordagens mais pessoais.
Por exemplo, as campanhas de e-mail marketing mais bem-sucedidas são aquelas que utilizam mensagens cativantes e relevantes para criar interesse nos prospects. Além disso, a boa e velha ‘amostra grátis’ continua fazendo a diferença na prospecção, mas agora na forma de conteúdo de qualidade e gratuito – seja um e-book, um vídeo ou um blog bem produzido.
Todo material desse tipo é útil, pois ajuda na construção de autoridade e relacionamento e influencia diretamente na tomada de decisão de um potencial cliente.”
A declaração acima é de Leonardo Henrique Leite Freitas, analista de marketing do Hotmart (plataforma de distribuição de conteúdo digital), que deixa claro que não há por que temer essa “nova era” em vendas, que envolve prospectar pela internet. No fim das contas, os princípios são os mesmos. Basta se adequar aos novos meios e aproveitar o que eles têm a oferecer.
Segundo Freitas, com o crescimento da internet como canal de vendas, os profissionais da área se tornarão cada vez mais consultores e terão que, além de vender, explicar conceitos, mostrar soluções e, claro, construir relacionamento com os prospects.
Dicas para prospectar pela internet
Faça um bom planejamento
Não é porque a internet é para todos que você pode começar a agir por lá sem planejar. André Siqueira recomenda um bom benchmarking antes de colocar suas ideias em prática. “Estude, avalie o que seus concorrentes e empresas de outros segmentos têm feito e planeje como replicar modelos interessantes adaptados à realidade do seu negócio“, sugere.
Invista no inbound marketing
“Eu digo que inbound marketing é cuidar do jardim para as borboletas virem. Você cria materiais gratuitos (e-books, infográficos, vídeos, webinars, white papers, etc.), as pessoas têm a catraca, que é onde elas colocam suas informações – empresa, cargo, número de funcionários, etc. – e, com isso, você consegue criar um filtro. Com essa base montada, você vai nutrindo esses possíveis clientes até eles ficarem ‘maduros’ para comprar“, orienta Renato Gosling, sócio-fundador e CEO da ProspectaInc.
Aposte no relacionamento
“É um grande erro acharmos que só porque temos ferramentas que automatizam nosso trabalho não devemos criar relacionamento com os prospects. Uma abordagem mais pessoal e que gere valor tem se mostrado uma excelente tática para quem quer se destacar“, recomenda Leonardo Henrique Leite Freitas.
Produza vídeos
Essa é uma tendência defendida por Conrado Adolpho, consultor na área de marketing digital. A sugestão dele é que você produza vídeos sobre o produto/serviço que vende, vídeos com depoimentos de clientes satisfeitos etc.
“Quando você produz um vídeo ensinando o prospect a usar o que você vende e utiliza um depoimento de cliente atestando a qualidade, coloca algum selo que recebeu, apresenta bons argumentos de venda, etc., você mistura autoridade com conexão e garante uns 70% da sua venda! Pode apostar“, afirma.
Teste, mude, teste novamente, mude novamente
Aos poucos, você vai encontrando o formato ideal para sua empresa e prospectar pela internet se tornará mais interessante e produtivo.