Cliente, uma palavra simples! Mas todos nos dependemos dele e, por isso, torna-se uma palavra tão nobre que devemos tratá-la como um bem precioso, uma joia rara, como um tesouro, até porque o nosso sucesso profissional depende dela. Portanto, no artigo de hoje, vamos entender TUDO sobre o CLIENTE e ainda defender o “porquê” ele é o BEM mais precioso de sua empresa e deve ser cuidado com todo carinho e atenção!
A Origem da Palavra Cliente!
A palavra vem do Latim CLIENS, alteração do mais antigo CLUENS, do verbo CLUERE, “ouvir, atender, obedecer”.
O sentido da palavra mudou com o tempo, primeiro para: “aquele por quem um advogado age” e depois para “aquele para quem um serviço é prestado”, seja uma venda ou o atendimento por qualquer profissional.
Por Que Todos da Empresa Devem Cuidar Bem do Cliente
Nos dias de hoje, a empresa que não abrir os olhos e mantiver um bom relacionamento e um bom tratamento com o cliente, terá o fracasso como resultado, e o fim será inevitável.
O vendedor entende que o ganha pão dele vem do cliente, e que deve tratar muito bem deste tesouro. Não somente o vendedor, mas todos os demais colaboradores.
Sua empresa sabe disto? E os demais departamentos da empresa?? E o porteiro e o presidente?? Hummm, se não souberem, será questão de tempo para saberem, pois o mercado, a concorrência, e principalmente o próprio cliente, avisará e não mandará recados. O aviso virá em forma de baixo faturamento e queda nas vendas.
É Questão de Sobrevivência
As empresas precisam dos clientes e os funcionários precisam das empresas para se realizarem profissionalmente, logo os funcionários precisam se relacionar muito bem com os clientes.
A empresa que cria condições de cultivar boas relações a longo prazo com os seus clientes, não só está garantindo a sobrevivência, mas está construindo uma relação bem sucedida de ganha-ganha, buscando conquistar a confiança do cliente.
Como são Tratados os Colaboradores da sua Empresa?
As pesquisas mostram que a maneira como os colaboradores das empresas são tratados pelos seus líderes, tem influência direta sobre a forma de atendimento aos clientes. Ou seja, se o chefe trata mal o seu subordinado, este subordinado poderá tratar mal o cliente da empresa.
Por isso a importância em se ter consciência da forma como um executivo trata seus colaboradores. Clientes insatisfeitos buscam a concorrência e investem seu precioso dinheiro em outro lugar.
“Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.” (Sam Walton, fundador da rede Wall-Mart).
O Cliente Está Mais Atento!
Os clientes estão se tornando cada dia mais exigentes, mais técnicos e mais informados. Com a internet, a informação está disponível vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Isso significa que os clientes pesquisam, procuram e se informam sobre as empresas aptas a satisfazerem suas necessidades plenamente.
A concorrência está cada vez mais acirrada, e acredite, quem quer vencer busca a excelência a cada dia. As empresas precisam ser melhores do que foram ontem, com isso quero dizer que: o sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã, a melhoria deve ser constante. Se você e sua empresa permanecerem estagnados, abrirão caminho para a concorrência fazer aquilo que não fizeram.
Geralmente, quando o cliente reclama é porque quer continuar com a empresa, então agradeça que ainda está reclamando, pois caso não resolva, o próximo passo será comprar do concorrente.
Além disso, ele é um consultor gratuito para qualquer empresa, e isto serve para o lado positivo, caso o cliente tenha uma experiência positiva, e também serve para o lado negativo, caso o cliente tenha tido uma experiência negativa. Mas, como saber o que o cliente deseja e necessita? Só perguntando a ele. Ouvir o cliente é ponto de partida fundamental e deve ser uma atitude permanente.
“Um cliente mal atendido provavelmente irá procurar refúgio no seu concorrente e recuperá-lo custará pelo menos dez vezes mais do que simplesmente mantê-lo.” (Mauro Silveira).
Existem os Seguintes Tipos de Clientes
PROSPECT: Possui a intenção de comprar da sua empresa, mas ainda não comprou.
CLIENTE EVENTUAL: Compram sem fidelidade, com um ou mais produtos em situações de necessidade ou necessidade ocasional.
CLIENTE REGULAR: Próximos da fidelidade, compram determinado produto periodicamente.
INFLUENCIADOR: Seja por satisfação ou insatisfação, divulgam a marca da empresa e sua experiência com o produto para terceiros.
CLIENTE EXTERNO: Aquele que está na sociedade de consumo, detentor de determinado poder de compra.
CLIENTE INTERNO: São os funcionários, equipes de trabalhos e demais colaboradores internos da empresa.
Qual o Segredo da Fidelidade dos Clientes?
Hoje em dia é muito difícil para as empresas manterem a fidelidade dos seus clientes pelos vários motivos citados acima. O único modo de um cliente se manter fiel a uma empresa é quando a satisfação alta se correlaciona com a marca, solidificando-se em um envolvimento emocional. É difícil? Sim. Mas existem alguns exemplos de empresas para se inspirar, como: Apple, Google e Toyota.
Resumo Sobre a Importância do Cliente!
Vivemos em um mundo onde manter um cliente fiel fica cada vez mais difícil e em muitas vezes o maior culpado por esta quebra de comprometimento é a própria empresa. As pesquisas comprovam que 65% dos clientes deixam uma empresa por mau atendimento prestado por seus funcionários.
O cliente tem em mente uma linha tênue entre o grau de satisfação do produto/serviço e o grau de envolvimento emocional. Se um destes pontos não for satisfatório, inicia-se um processo de ruptura aonde vai ficando mais difícil manter o comprometimento. Por isso devemos sempre superar as expectativas sobre a satisfação do cliente.
Fonte: Super Vendedores