Quer fazer de 2018 o melhor ano em vendas na história da sua loja?

Quer fazer de 2018 o melhor ano em vendas na história da sua loja?

Neste artigo, vamos ajudar você a fazer uma retrospectiva dos resultados da sua loja em 2017 e mostrar como você pode utilizar essas informações para garantir um ano melhor em 2018. Acompanhe!
 
Revisando 2017 e planejando 2018 – como ter um ano melhor
 
Para que sua retrospectiva de 2017 seja efetiva, você precisa entender quais são as áreas da sua loja que merecem uma análise detalhada em relação aos resultados do ano que passou. Além disso, deve entender, também, de que forma essa avaliação pode indicar o melhor caminho a ser seguido em 2018. Vamos lá?
 
1 – Avalie as principais reclamações e os elogios mais feitos pelos clientes
 
Analisar quais foram as principais reclamações e os elogios mais feitos pelos clientes em 2017 pode indicar informações muito valiosas para que sua loja possa ter um ano melhor em 2018. Afinal, esses feedbacks revelam muito sobre as preferências e expectativas dos consumidores – e quanto mais alinhado seu negócio estiver com o que eles querem, melhores serão seus resultados.
 
Analise:
 
Quais foram as áreas que receberam mais reclamações (logística, atendimento, SAC etc.)?

Quais foram as principais reclamações dos clientes em relação ao atendimento?

Quais são os pontos fortes da loja, identificados a partir dos principais elogios recebidos em 2017?
 
Para ter um ano melhor:

– Utilize os pontos fortes indicados pelos feedbacks positivos dos clientes como diferenciais da sua loja. Destaque essas questões nas suas ações de marketing para atrair mais consumidores.

– Pense em maneiras de melhorar os processos das áreas mais problemáticas. Digamos que as principais reclamações dos clientes foram em relação à entrega dos produtos. Então, é preciso analisar como tornar essa área mais eficiente – considerando a possibilidade de contratar uma empresa terceirizada, por exemplo.

– Promova treinamento com os vendedores de acordo com as principais queixas dos clientes. Se muitos reclamaram que o vendedor não soube dar informações suficientes sobre o produto, capacite os profissionais nesse sentido.
 
2 – Avalie os melhores e os piores períodos de vendas
 
Entender quais foram as melhores e as piores épocas de vendas para sua loja em 2017 pode ajudá-lo a se preparar melhor para esses períodos em 2018 – tanto em termos de estoque e equipe, quanto em ações direcionadas para os objetivos de cada temporada.
 
Analise:
 
Quais foram os meses com mais vendas?

Quais foram as datas comemorativas com mais movimento na loja?

Nessas ocasiões, quais ações de marketing foram realizadas?

Quais foram os meses/as datas comemorativas com menos vendas?

Consegue identificar algum motivo para a baixa nesses períodos? (muitos feriados, problemas na economia, falta de ações de marketing etc.)
 
Para ter um ano melhor:

– Entenda quais foram as ações de marketing que mais deram resultados em determinados períodos ou datas especiais e planeje-se para repetir essas ações em 2018.

– Avalie as campanhas de marketing com melhores resultados e entenda quais são os canais e as ações de comunicação com mais potencial de atrair novamente os clientes para sua loja.

– Estude os períodos de baixa nas vendas e planeje promoções especiais para impulsionar o movimento nessas épocas.
 
3 – Estude o desempenho dos seus vendedores
 
Também é importante analisar o desenvolvimento da sua equipe ao longo do ano. Entender no que os vendedores evoluíram e no que eles mais falharam em 2017 indicará as áreas específicas em que os treinamentos da sua loja devem focar em 2018.
 
Analise:
 
Quais foram os treinamentos que trouxeram melhores resultados?

Quais foram as ações da loja que mais motivaram os vendedores?

Quais foram as mudanças de processos na loja que mais impactaram (positiva e negativamente) o desempenho da equipe de vendas?

Quais foram as principais dificuldades que seus vendedores enfrentaram em 2017?

E quais foram as principais realizações da equipe no ano que está chegando ao fim?
 
Para ter um ano melhor:

– Depois de identificar quais foram os tipos de treinamentos e ações de motivação que mais deram resultados em 2017, planeje-se para replicar essas atividades em 2018, adaptando os temas abordados de acordo com as principais dificuldades e necessidades de aprendizado da equipe.

– Entenda quais são os processos de outras áreas da loja que impactam o trabalho dos vendedores e pense em maneiras de melhorar essas integrações.

– Promova uma reunião com a equipe, fazendo uma retrospectiva do ano que está chegando ao fim, mostrando as principais realizações dos vendedores, agradecendo pelo trabalho deles e se colocando à disposição para ajudá-los a evoluir ainda mais em 2018.
 
4 – Entenda as principais mudanças e tendências do mercado
 
Além de olhar para dentro da loja, também é importante estudar como o mercado como um todo se comportou em 2017, tirando lições valiosas para o ano que se aproxima. Ao entender de que forma o varejo vem mudando, você poderá pensar em ações específicas para fazer sua loja acompanhar essas transformações.
 
Analise:
 
Quais foram as principais tendências em destaque no varejo em 2017?

Quais foram as mudanças no comportamento do consumidor que mais se destacaram no ano que está chegando ao fim?

Alguma dessas transformações impactou os resultados da sua loja? Se sim, como?

Quais foram as ações da loja focadas em acompanhar essas tendências e quais foram os resultados obtidos por essas mudanças?
 
Para ter um ano melhor:

– Em vez de seguir todas as tendências, identifique aquelas que mais têm a ver com o seu público e foque nelas.

– Crie processos para estar sempre acompanhando as principais movimentações e novidades do mercado. Por exemplo: participe de eventos sobre varejo, acompanhe sites, blogs e vídeos sobre a área, leia livros etc.

– Antes de investir em novas tecnologias, pense em maneiras de acompanhar as tendências de maneira mais fácil e prática. Por exemplo: antes de desenvolver um app de mensagem da sua loja, teste fazer essa comunicação por meio de ferramentas já disponíveis, como o WhatsApp e/ou Facebook Messenger.

– Estude também as inovações feitas por seus concorrentes ou por empresas de outros segmentos que também podem ser aplicadas em seu negócio.
 
5 – Analise os processos de venda da sua loja
 
O segredo para desenvolver processos comerciais mais eficientes é analisar constantemente o desempenho dos métodos atuais, mantendo o que está dando certo e corrigindo o que pode ser melhorado.
 
Analise:
 
Quais foram os canais de vendas mais utilizados pelos seus clientes em 2017?

Quais canais de vendas tiveram o melhor e pior desempenho em termos de satisfação dos clientes?

Qual foi o canal de venda que gerou mais problema?

Qual etapa da venda gerou mais reclamações?
 
Para ter um ano melhor:

– Investigue as principais falhas nos processos de vendas e desenvolva ações para corrigir essas questões.

– Entenda qual canal é mais utilizado pelo seu público e invista mais em ações nessa plataforma específica – seja no site, loja física, mobile etc.

– Pense em maneiras de integrar os processos de diferentes canais de vendas – essa será uma demanda cada vez maior do consumidor.
 
Analisando essas questões, com certeza você encontrará informações relevantes para fazer de 2018 um ano incrível para sua loja. E este é apenas um modelo inicial. Adapte as questões a serem analisadas de acordo com suas operações e processos e potencialize os resultados dessa ação!
 
E lembre-se:

A análise é apenas o primeiro passo do planejamento. Depois de pensar em ações que poderão potencializar seus resultados em 2018, desenvolva um planejamento completo, com objetivos, metas, responsáveis por cada ação e prazos. Isso vai ajudar a garantir que suas ideias do começo do ano sejam colocadas em prática ao longo dos 12 meses seguintes.

Bom planejamento e um ótimo 2018 para o seu negócio!
 
 
Fonte: Gazin Atacado

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