3 maneiras para criar e cultivar confiança

3 maneiras para criar e cultivar confiança

Em um cenário de extrema competitividade como o empresarial, o processo de criar e cultivar confiança é essencial ao desenvolvimento de um negócio bem-sucedido, uma verdadeira questão de sobrevivência.

A partir do momento que você adquire o status de confiabilidade, muitas portas se abrirão trazendo condições mais benéficas para a condução o seu empreendimento, sejam elas relacionadas a facilidade de crédito, engajamento dos clientes, alinhamento dos funcionários aos ideais da empresa.

Pensando nisso, elaboramos um post com 3 dicas preciosas à construção de uma imagem de credibilidade. Confira!

1. Seja honesto

A primeira regra básica para quem deseja criar e cultivar confiança no ambiente de trabalho é a honestidade. Nesse sentido, não falamos apenas de retidão de caráter, mas da transparência em agir e compartilhar informações.

Quando há um jogo de manipulação, como a retenção de dados relevantes e prática de atos ocultos ou dissimulados, pouca credibilidade é transmitida no relacionamento com os colaboradores ou parceiros de negócio, pois isso desperta nas pessoas o sentimento de serem vítimas de exploração.

Por outro lado, ao manter uma convivência aberta, pautada na sinceridade e clareza, estimula-se o espírito de cooperação, certificando a segurança de que ninguém será trapaceado para o benefício individual do outro. Então, uma dica muito importante é não colocar os projetos da sua empresa à defensiva.

2. Comunique frequentemente

Uma comunicação interna eficiente faz toda a diferença no sucesso de qualquer organização, por isso além da utilização das ferramentas adequadas, o diálogo dever ser essencialmente claro e objetivo.

Se o time não está inteirado das ações e intenções do seu líder, haverá sempre a preocupação com o que ele está fazendo, refletindo no desempenho do grupo.

Dessa forma, realize reuniões periodicamente para compartilhar informações vitais ao bom andamento das atividades. Quanto mais os funcionários, credores, fornecedores souberem sobre os seus projetos, mais confiantes eles ficarão para exercerem as suas atribuições.

A comunicação tem a importante finalidade de aliviar as tensões, ansiedades de ambos os lados da relação de trabalho e, assim, impulsiona a motivação para a entrega dos melhores resultados.

3. Crie alianças estratégicas

Ao longo de uma trajetória bem-sucedida, as uniões construídas mostra-se como elemento fundamental de crescimento para qualquer empreendimento. O segredo está em descobrir os vencedores capazes de agregar potencial a sua empresa, tendo em vista que, quando beneficiados o seu time também ganhará; esses são os seus naturais aliados.

Neste contexto, atingir o objetivo de conquistar bons parceiros de negócios depende necessariamente da demonstração de como as suas ações serão vantajosas para eles.

A cooperação entre empresas está diretamente relacionada com os gestos de criar e cultivar confiança. Então dê razão para que os melhores aliados conceda-lhe:

– preços competitivos na compra de matéria-prima;
– excelência na prestação de serviços complementares;
– termos contratuais com prazo maior de duração;
– redução de custos e necessidade de capital.

Talvez o que um negócio precisa para decolar é justamente uma associação estratégica que ofereça boas oportunidades.

Criar e cultivar confiança não é algo que ninguém conquiste de um dia para o outro, mas sim com o decorrer do tempo e das experiências vivenciadas. No mundo dos negócios, apenas afirmações não têm o poder de sustentar uma imagem de credibilidade. São as ações concretas que ratificam a boa reputação da sua empresa. Lembre-se: confiança não é um atributo que se peça, deve ser conquistada.
 
 
Fonte: Saia do Lugar

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