Produtos de qualidade são aqueles que atendem com eficiência a necessidade do seu público-alvo. Assim, por entender que qualidade é um conceito que varia conforme o indivíduo que consumirá tal produto, o logista precisa definir seus clientes e conhecer seus desejos de consumo para satisfazê-los com a qualidade desejada.
Mostrar-se disposto a ouvir e apontar soluções adequadas ajuda a fortalecer seu negócio, pois conquista seus clientes desde a fase de atração até o pós-venda. Desse modo, o consumidor é fidelizado porque ele terá um produto adequado à sua necessidade, ficará satisfeito com sua experiência de compra e indicará sua empresa, fortalecendo e consolidando sua marca no mercado.
Pensando nisso, elaboramos um artigo destacando os motivos pelos quais é tão importante para o seu negócio oferecer produtos de qualidade aos seus clientes. Leia e entenda!
Efetividade do pré-venda
A etapa pré-venda é o primeiro contato da empresa com seu cliente. E é nessa fase que deve-se buscar conhecer as necessidades de consumo e se o cliente em potencial teria interesse em adquirir seu produto.
Nesse estágio entenderá não só que o seu produto não será objeto de consumo de todos, como também quais são as características de durabilidade, finalidade, material e preço que atendem a seu consumidor. Com isso definido, o seu pré-venda terá mais efetividade e resultará em economia de marketing e em aumento de vendas.
Foco no produto adequado
Tendo identificado o seu potencial cliente, o logista conseguirá ter um foco para procurar fornecedores com produtos mais adequados aos desejos de consumo desse cliente. Isso evita perda de tempo e manutenção de produtos sem fluxo de vendas em estoque. A troca de informações com fornecedores precisa ter um canal de comunicação fluido para garantir a manutenção, aperfeiçoamento e disponibilidade de bons e novos produtos.
Além disso, é preciso treinar seus vendedores para que saibam receber seus clientes e apresentar seus produtos destacando todas as qualidades que são seu objeto de desejo. A capacitação garante que a apresentação ocorra de forma direcionada e mais pessoal, efetivando vendas.
Entregar um bom produto fideliza seu cliente, pois gera satisfação pessoal e faz com que ele retorne à sua empresa, uma vez que suas expectativas com seu produto foram atingidas.
Consolida sua marca
A gestão de um negócio tem encarado diversos obstáculos para o crescimento e consolidação no mercado, como a crise econômica, a concorrência de lojas físicas e do e-commerce. Por isso a importância de ter um produto cuja qualidade seja um diferencial.
Oferecer qualidade é fazer com que seu consumidor veja seus produtos de forma única e personalizada para atender às suas necessidades gerando uma memória emocional da sua marca. Isso fará com que o cliente opte pelo seu produto mesmo que o preço seja maior do que o da concorrência, e, além de fazê-lo consumir e retornar, fará também indicar seus produtos pela qualidade.
Fonte: Fidelitá