
Ter profissionais engajados com o sucesso de um negócio é a busca constante dos empresários. Mesmo que os seus colaboradores já sejam eficientes, há sempre a chance deles se tornarem ainda mais comprometidos e talentosos.
Nesse sentido, o ato de avaliar o atendimento dos funcionários é uma das principais estratégias para ajudá-los a crescer — principalmente se o seu negócio lidar diretamente com o público. É preciso analisar comportamentos, resultados e competências que precisam ser melhoradas ou reforçadas.
Se você quer saber como fazer uma avaliação correta, este post é para você! Listamos os principais métodos utilizados nas grandes empresas. Acompanhe conosco!
1. Avaliação 360º
A avaliação 360º é um dos métodos mais completos e utilizados em todo o mundo. Nele, todos os colaboradores da empresa — independentemente de seu nível hierárquico — devem ser avaliados anonimamente por outros funcionários.
Junto à análise, o colaborador deve listar três ações que o avaliado precisará desempenhar para mudar (ou reforçar) determinado comportamento. Este é um processo muito rico e completo, pois toda a equipe tem a chance de melhorar a sua performance.
2. Escala gráfica
A escala gráfica é um método bastante simples de ser realizado para avaliar o atendimento!
Trata-se de uma análise feita pelo superior hierárquico diretamente sobre o funcionário. Aqui, o chefe deve preencher uma tabela que conta com as opções “ótimo, bom, regular, sofrível e fraco” para cada comportamento do colaborador, como empenho e pontualidade.
Essa é uma boa opção para quem busca simplicidade e agilidade. No entanto, ela pode apresentar algumas desvantagens: o chefe pode ter uma percepção equivocada do subordinado, por exemplo, o que prejudica a avaliação dele como um todo.
3. Autoavaliação
Neste método, o funcionário deverá fazer uma autoavaliação sobre o seu desempenho e conduta dentro da empresa.
Depois, ele e o seu superior discutirão sobre as reflexões feitas e as mudanças necessárias que devem ser adotadas. Essa é uma excelente forma de criar uma aproximação e bom relacionamento entre o gestor e seu subordinado, mas é preciso cuidado com atritos!
4. Avaliação de atendimento por objetivos
Essa é uma das avaliações que mais trazem resultados satisfatórios. Depois de analisarem os objetivos da empresa, o funcionário e o chefe devem definir, juntos, metas para melhorar o desempenho do colaborador de acordo com os anseios da organização.
Depois de algum tempo — que pode ser semanal, mensal ou trimestral, por exemplo — ambos devem voltar a conversar para avaliar os resultados obtidos até ali. Tradicional e eficaz, esse método é totalmente voltado às soluções.
5. Avaliação por competências
Similar à autoavaliação, a avaliação por competências tem como objetivo que o próprio colaborador identifique as suas qualidades. A diferença entre os métodos é que, neste, cabe ao gestor ajudar o colaborador a identificar essas habilidades.
O chefe deverá disponibilizar um papel com as seguintes palavras: conhecimentos, habilidades, atitudes. O colaborador, portanto, precisará preencher o espaço em branco fazendo uma autorreflexão acerca de sua conduta dentro da organização.
Fonte: Inusittá