O mercado digital não para de crescer no Brasil e no mundo. Por conta desse potencial, a Feira do Empreendedor SP expandiu o espaço “Negócios Digitais” na edição de 2018. Um dos estandes mais procurados no ano passado, a área retorna agora com capacidade para receber até 200 pessoas por sessão. No espaço, os consultores do Sebrae-SP darão dicas para três modelos de negócio diferentes: e-commerce tradicional, infoproduto e prestação de serviço.
“Quando se fala em e-commerce, vem na cabeça aquele modelo mais tradicional, onde o consumidor escolhe o produto, paga e recebe em casa. Mas há mais do que isso”, afirma Diego Smorigo, um dos responsáveis pelo estande.
Segundo o consultor, cursos à distância podem ser considerados infoprodutos e o modelo de prestação de serviço e enquadra profissionais como programadores, arquitetos e designers. “São pessoas que dependem de clientes como qualquer empresa”, diz.
Pensando nisso, o consultor do Sebrae-SP listou uma série de dicas para quem quer fazer sucesso na internet.
Confira:
1. Linguagem clara
Para Smorigo, a clareza na hora de falar com o seu público é indispensável para um negócio fazer sucesso. Por exemplo, se a sua empresa atua no ramo de beleza, é interessante que ele esteja tecnicamente correto. “A linguagem tem que ser entendível para o cliente. Tem que ter empatia com o segmento.”
2. Foto e legenda
Mais do que a linguagem do site, também é importante que a descrição dos produtos esteja a mais clara possível. E não somente em relação a legenda dos produtos, mas em suas imagens. “Essa é uma das grandes preocupações. Tem que caprichar nas fotos. Isso é muito importante.”
De acordo com Smorigo, isso é essencial para diminuir o risco do negócio. “As pessoas compram com base nas fotos. Se o cliente sentir que os produtos são muito diferentes, ele vai querer devolver e isso pode se tornar um prejuízo para o seu negócio. Quanto mais capricho, menor o risco.”
3. Valide o pagamento
Quem empreende com negócios online deve ter uma preocupação: o recebimento do dinheiro. Para o consultor, o empreendedor deve procurar ferramentas que validem os pagamentos. “Hoje existem diversas opções. E isso vale pra qualquer modelo. Ainda há muitos golpes e o empresário deve fazer de tudo para não cair neles.”
4. Um novo ponto de venda
Apesar de se solidificarem como negócios independentes de um ponto físico, os canais online se tornaram uma alternativa interessante para os empreendedores. Muitos donos de lojas, mercados e tantos outros modelos têm enxergado no e-commerce a possibilidade de aumentar os canais de venda.
“Se compararmos com um shopping, a loja virtual fica 24 horas aberta. Isso permite vender para um público distante do seu raio de alcance”, diz. Exatamente por isso é preciso cuidado. “É um modelo de administração completamente diferente. O empreendedor deve se preparar para isso ou ele vai perder credibilidade – e dinheiro.”
5. Expectativa/Realidade
No caso dos infoprodutos, há um cuidado a ser tomado: lidar com a expectativa dos seus clientes. “Tem muita gente que faz um estardalhaço na hora de atrair os clientes desnecessário. Às vezes, as pessoas compram o produto e acabam se decepcionando. Tudo isso, porque o empreendedor exagerou na hora da venda.” Para o consultor, quanto mais honesto o diálogo, melhor.
6. Degustação
Assim como no caso dos infoprodutos, os empreendedores que oferecem prestação de serviços devem ficar atentos a essa dica. Segundo Smorigo, oferecer uma degustação pode ser uma boa técnica de marketing. “Isso pode gerar credibilidade, porque a pessoa se interessa num produto que já existe. Então não tenha medo de oferecer parte da solução como degustação. Pode ter um ótimo retorno.
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Fonte: Revista PEGN