Estabelecer e manter, a sua saúde emocional, é uma forma de se tornar uma pessoa equilibrada e ciente do seu próprio potencial. Você já deve ter ouvido falar sobre pessoas que perderam o emprego porque não conseguiam controlar suas emoções. Sabemos que trabalho, às vezes, pode ser muito estressante e, por isso, o indivíduo deve focar em ter uma boa saúde emocional também neste ambiente para que interna e externamente possa manter sua qualidade de vida e bem-estar mental.
Neste sentido, é importante evitar episódios de agressividade com colegas, clientes ou chefes, choros por estresse, entre outras manifestações de desequilíbrio emocional que possam prejudicá-lo tanto emocional como profissionalmente.
Saúde Emocional: O Que É?
Podemos definir como o estado em que o indivíduo tem pleno controle das suas emoções e se encontra numa situação de bem-estar psicológico. Pessoas que têm boa saúde emocional são aquelas que se sentem bem em relação a si mesmas, assim como as que estão livres de problemas como depressão, ansiedade ou outros transtornos emocionais.
A sensação de estar saudável emocionalmente inclui a satisfação psicológica e física, bem como o controle do estresse e de episódios de acessos de raiva ou choro.
5 Ações Para Manter a Sua Saúde Emocional no Trabalho
Confira exemplos de atitudes que você pode conservar em sua rotina na empresa para cuidar de suas emoções de forma sempre assertiva e positiva:
1 – Desenvolva a Capacidade de Adaptação
O fator de desestabilização de muitos profissionais é alguma mudança no ambiente de trabalho. Ser resiliente, isto é, ter a capacidade de se adaptar a novos contextos, pode te ajudar a manter a sua saúde emocional. Essa capacidade ajuda, também, no desenvolvimento de soluções para problemas que surgem inesperadamente.
2 – Não Leve Questões Profissionais Para o Lado Pessoal
Um colega ou um superior criticar construtivamente o seu trabalho não deve ser levado para o lado pessoal, pois vocês estão na empresa para desenvolver um trabalho em conjunto, visando resultados para a organização. Dessa forma, não crie sentimentos negativos em relação a essa pessoa, ela não tem nada pessoal contra você. A saúde emocional no trabalho está intimamente ligada às relações desenvolvidas com os outros funcionários.
3 – Reconheça o Seu Valor
Todo ser humano erra em algum momento e se você está num período em que os projetos em que trabalhou não deram bons resultados foque em reconhecer os talentos que possui e em como pode utilizá-los para voltar a crescer na empresa. Se, por acaso, você levar uma bronca do seu chefe, não guarde isso como algum ruim, mas sim como um incentivo para voltar a render e ser o seu melhor.
4 – Faça Pequenos Intervalos Entre Atividades Estressantes
Entre uma atividade e outra do trabalho é interessante fazer pequenos intervalos, essa é uma maneira de oxigenar o seu cérebro e fomentar o surgimento de boas ideias. Além disso, você evita que o cansaço mental se acumule, comprometendo o seu bem-estar psicológico.
5 – Deixe os Problemas de Trabalho no Trabalho
Ao terminar o seu dia de trabalho, vá para casa e relaxe, pois de nada adianta manter essas questões martelando na sua cabeça. Os problemas não irão se resolver mais rapidamente se você não conseguir esquecê-los, isso apenas irá afetar a sua qualidade de descanso e deteriorar a sua saúde emocional. O mais importante é manter a sua mente preparada para resolver os desafios atuais e viver uma coisa de cada vez.
Fonte: JRM Coaching