
Diversos estudos sobre tendências no varejo revelam que os consumidores querem cada vez mais conveniência na hora de comprar. Quer saber como atender a essa importante demanda? Leia este artigo e entenda como oferecer mais conveniência em sua loja por meio de processos, serviços e produtos alinhados às necessidades do seu público!
O que significa gerar conveniência
Quando se fala em oferecer mais conveniência, muitos empresários pensam logo em qual software ou aplicativo devem adotar. É verdade que o uso de ferramentas digitais pode ajudar a oferecer mais conveniência no processo de compra. No entanto, a tecnologia não é o fator central para isso!
Para efetivamente oferecer mais conveniência em sua loja, em primeiro lugar, é importante se preocupar em conhecer a fundo seu público. A partir desse conhecimento, será possível entregar produtos, serviços e processos que facilitem a vida dele.
Como oferecer mais conveniência em sua loja
A seguir, conheça algumas formas de tornar o processo de compra da sua loja mais conveniente para os clientes – seja no atendimento na loja física ou no ambiente online.
1 – Conheça seus clientes de verdade
Este é o primeiro e mais importante passo para oferecer mais conveniência em sua loja.
Ter um processo de compra mais conveniente significa ter serviços e produtos que facilitem a vida dos seus clientes, certo? Então, é crucial saber o que efetivamente seu público precisa, prefere e busca.
2 – Avalie como sua loja atende às necessidades dos clientes
Depois de conhecer melhor as necessidades e preferências do seu público, é hora de avaliar como seu negócio está alinhado ao que os seus clientes buscam e entender como melhorar nesse sentido.
Avalie questões como:
— De que forma sua loja atende às necessidades dos clientes atualmente?
— Quais são os processos e as ofertas que precisam ser melhorados para ajudar mais os clientes?
— Quais são os serviços e produtos que poderiam deixar o dia a dia dos clientes mais fácil?
— Como o processo de compra da sua loja pode ser mais prático para os clientes?
— Existe alguma ferramenta ou plataforma que contribuiria para tornar os processos da sua loja mais convenientes para os clientes?
3 – Capacite sua equipe de vendas
Para oferecer mais conveniência em sua loja, a abordagem dos vendedores precisa estar alinhada às necessidades e preferências do seu público.
Para isso, é fundamental capacitar a equipe de vendas para ter um atendimento focado em facilitar a vida dos clientes que entram no seu estabelecimento.
4 – Atue em multicanais
Uma empresa é multicanal quando oferece diversas opções de canais de vendas e comunicação aos clientes. Como venda via site e-commerce, via e-mail, via telefone e na loja física, por exemplo. Se sua loja é multicanal, o consumidor tem várias formas de adquirir seu produto e entrar em contato.
E o que isso tem a ver com um processo de compra mais conveniente?
Bem, se gerar conveniência está relacionado a oferecer processos alinhados ao perfil dos clientes, atuar em multicanais é um fator fundamental nesse sentido. Afinal, os consumidores atuais pesquisam e compram utilizando diferentes plataformas.
Sendo assim, ao ser uma loja multicanal, sua loja estará alinhada a esse comportamento dos clientes e irá facilitar a vida deles.
Seu negócio pode atuar em multicanais de diferentes maneiras:
— Oferecendo a opção de ele comprar pela internet.
— Oferecendo diferentes canais de comunicação para o cliente entrar em contato com a loja.
— Integrando os processos e informações dos diferentes canais.
Agora, é hora de transformar essas informações em conhecimento útil para o seu negócio! Discuta essas questões e compartilhe esses conteúdos com sua equipe para criar estratégias focadas em facilitar o processo de compra e o dia a dia dos seus clientes.
Fonte: Gazin Atacado