Há algumas décadas pensava-se que vender era o mesmo que falar bem e convencer o cliente. Utilizava-se a persuasão para concretizar as vendas. Porém, os compradores deixaram de gostar do tipo de vendedor que chegava bem arrumado, cheio de novas piadas, mas ofereciam produtos caros e de baixa qualidade. Assim, os vendedores tiveram de se renovar, com isso passaram a buscar técnicas de vendas que oferecessem benefícios aos clientes, e não somente o comércio em si. Por isso, neste artigo, saiba o que são e como funcionam as técnicas de vendas:
Mas afinal, as técnicas de vendas funcionam mesmo?
Se você tem dúvidas sobre isso, vamos te explicar como as técnicas de vendas podem ser utilizadas para ter sucesso. Confira:
– Persuadir é coisa do passado: foi-se o tempo que o vendedor era apenas bom de lábia. Hoje ele é um consultor do cliente, lhe indicando qual a melhor solução para suas necessidades. Para chegar a isso recomendamos que você use a técnica para vender de forma correta.
– Ouvir e entender: entre as técnicas de vendas que dão certo, esta, sem dúvidas, é a principal. Ouça sempre o que o cliente deseja, seus anseios e suas expectativas. Entender o cenário é o primeiro passo para uma negociação bem-sucedida.
– Sinceridade e qualidade: não ofereça o que você não pode garantir, nem prometa o que não pode cumprir. Lidar com expectativas frustradas é mais difícil do que dizer “não tenho”, “não posso atender”.
– Ofereça soluções: se sua resposta tiver de ser negativa, busque meios para ajudar o comprador a resolver o problema.
– Antes, durante e depois: de nada adianta dedicar-se ao cliente antes da venda e quando ele passa o cartão de débito para pagar a compra. Cuidar do relacionamento a fim de fidelizar o cliente é uma das técnicas de vendas dos vendedores de sucesso!
Qual a diferença entre técnicas de vendas tradicionais e de e-commerce?
Pensar nas técnicas de vendas da forma tradicional é saber que o cliente estará cara-a-cara com você. Ele poderá ver o produto nas mãos, experimentar e testar.
Já na venda realizada através do e-commerce, o internauta precisa de informações corretas sobre o produto para estar seguro de comprar. Por isso, use as técnicas de vendas para e-commerce para alcançar seu objetivo.
Compare aqui a técnica de venda presencial e a da negociação via internet:
– Distância física: no e-commerce o cliente irá interagir com a máquina. Daí a importância de você investir num chat online ou email tira-dúvidas para tornar o atendimento mais personalizado.
– Vai até a loja: olhar vitrines e comparar produtos são características dos compradores tradicionais. Para esse tipo de cliente, as relações são mais pessoais, com vantagens e desvantagens das técnicas de vendas a serem aplicadas.
– Como chamar a atenção? Diante de tanta concorrência, quais são as melhores técnicas para vender mais, tanto para o empreendimento físico como para o virtual? A meta é investir na diferenciação dos itens, atrelados a bons preços e qualidade.
– Proatividade e boa-vontade: e a última dica é que um vendedor pode mostrar-se pouco disponível, sem a vontade de auxiliar o cliente. O mesmo acontece na loja virtual que dificulta a compra. Tanto o vendedor que quer manter-se no emprego, como o e-commerce, precisa e deve facilitar a vida do cliente! Então, pense nisso!
Fonte: Super Vendedores