Vender mais e fidelizar o cliente fazem parte das metas de quem trabalha oferecendo produtos e serviços. As técnicas de vendas são premissas que foram aprimoradas para embasar e orientar quem trabalha com vendas, com foco em metas e resultados, seja em um empreendimento do tipo comércio, indústria ou serviço. Para facilitar o trabalho de negociação e otimizar as vendas, listamos aqui algumas das mais importantes. Leia e saiba como utilizar as técnicas de vendas:
Conheça muito bem o produto
Antes de participar de uma reunião de negócios ou de oferecer seu produto, saiba muito bem os detalhes do que vai apresentar, inclusive os pontos fracos do que será vendido. Se for perguntado, tenha em mente que você precisará saber a resposta para transmitir credibilidade. Esse é um dos principais pontos das técnicas de vendas.
Ouvir o cliente
Esta é uma boa técnica para vender. Antes de oferecer um produto, ouça quais são as necessidades e expectativas do cliente. Ele quer uma solução e ouvi-lo com atenção pode demonstrar interesse em ajudar. Anote os pontos que você não sabe responder naquele momento e combine com o cliente que vai buscar as respostas e lhe dar um feedback.
Soluções personalizadas
Em meio a tantos relacionamentos superficiais e conversa por trás de computadores e celulares, oferecer um atendimento personalizado pode fazer toda a diferença na hora de vender um produto ou serviço. Ou seja, trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado. E, se seu negócio for via Internet, aplicar as técnicas de vendas para e-commerce pode ser a diferença e aumentar os cliques para concretizar mais vendas de itens da sua página.
Seja sincero
Não prometa o que não pode cumprir. Deixe sempre bem claro para o cliente aquilo que o produto não faz, ou que o serviço não poderá ser executado com rapidez. Mas não enalteça os problemas. Aponte soluções oferecidas pelo seu empreendimento! Utilize as técnicas de vendas para treinar o seu poder de argumentação.
Seja justo com o valor
Nem sempre o cliente gosta de ouvir o preço que deverá pagar para ter um produto ou serviço. Ao aplicar as técnicas de vendas você aprende a explicar de forma clara todos os benefícios de contratar a sua empresa ou adquirir o seu item, ainda que o preço não seja o que o cliente espera. Então, mostre as qualidades do que você está oferecendo.
Feche a venda
Se o cliente está satisfeito com o que foi apresentado e decidiu comprar, comemore e demonstre felicidade em ter ele no rol de atendidos na sua loja! Demonstre com palavras que ele é tão importante para você como os outros clientes! Lembre-se: ele mantém o seu emprego.
Fidelize e faça pós-venda
Muitos vendedores, após ter a venda concluída, esquecem-se dos clientes. Este é um erro muito comum. Seja diferente! Algumas técnicas de vendas podem te ajudar a aprimorar isso, pois é importante sempre manter contato com todos os clientes através de mensagens de WhatsApp ou e-mail. Por isso, faça um cadastro de cada um deles com as principais informações, inclusive sua data de aniversário. E felicite-o nessa data especial!
Fonte: Super Vendedores