Além de pensar em fornecer um serviço, entregar produtos e fechar vendas, uma empresa também é responsável por prestar o melhor atendimento ao seu público, sempre tirando dúvidas e ajudando na tomada de decisões. E uma questão que vem nesse pacote é a escolha dos canais de atendimento ao cliente que você deve usar.
Claro, dependendo de cada negócio e do público-alvo, diferentes meios de comunicação terão diferentes níveis de relevância para o faturamento. Escolher os canais certos vai facilitar a captação de novos leads, aumentar sua taxa de conversão e diminuir o custo de aquisição por cliente. Basta saber quais deles são mais úteis para o seu negócio.
Para ajudar um pouco com isso, listamos aqui 4 dos principais canais de atendimento ao cliente que você tem à sua disposição. No geral, eles nunca devem faltar em seu negócio. Confira a seguir.
1. Atendimento por telefone
Esse é o meio mais tradicional de atender clientes a distância e ainda é muito relevante para a grande maioria das empresas. Seu funcionamento é relativamente simples: a empresa monta uma central de atendimento com diversos telefonistas, os quais recebem ligações e solucionam problemas rapidamente.
A principal vantagem aqui é a familiaridade que os clientes têm com o método e a praticidade dele. É bem difícil encontrar uma pessoa que não tenha nenhum costume de usar o telefone, mesmo que só de vez em quando. Considerando que há muitas pessoas que não se dão bem com os novos meios de comunicação, essa é a melhor maneira de não perder nenhum lead.
2. E-mail
Alternativamente, há muitos clientes e potenciais consumidores que não se dão tão bem com o telefone. Talvez eles não tenham muito tempo para ligar em horário comercial ou tenham mais facilidade em se expressar de forma escrita. Nesses casos, o meio mais adequado provavelmente é o e-mail corporativo.
De todos os canais de atendimento ao cliente, esse costuma ser o mais formal. Por meio de um e-mail, é possível listar e responder diversas dúvidas de uma vez, anexando dados e links úteis. Além disso, você pode recebê-los fora do horário de atendimento e respondê-los no dia seguinte.
3. Chat online
Na maioria dos casos, o cliente precisa de uma resposta ainda mais rápida e prática, o que dificilmente é possível conseguir via e-mail ou telefone. Uma alternativa aqui é a utilização do chat online no site da empresa.
Basicamente, você apenas insere um sistema de chat em sua página e cria uma equipe de atendimento para tirar dúvidas. Dessa forma, uma equipe menor pode lidar com mais clientes no mesmo tempo sem dificuldades ( quando comparado a outros modelos).
4. Aplicativos de mensagem
Aplicativos como o WhatsApp, o Telegram e o Messenger mudaram consideravelmente a maneira como as pessoas se comunicam. Muitos clientes já dão preferência a essas ferramentas ao invés de utilizar e-mails ou de fazer ligações, por exemplo. Ter um canal de atendimento por meio desses apps é uma ótima forma de facilitar o acesso dos clientes ao seu negócio.
Com essas opções de canais de atendimento ao cliente, você já pode escolher aquelas que melhor se encaixam nas demandas da sua empresa.
Fonte: Contako