A utilização de redes sociais para fortalecer o relacionamento com o público e vender já faz parte da rotina de muitas empresas. E pode ajudá-lo a melhorar os resultados da sua loja também!
Para isso, o primeiro passo é compreender como os consumidores utilizam esses canais e conhecer as tendências dessas plataformas – além, é claro, de refletir sobre os desafios desse universo.
Para ajudá-lo neste sentido, trazemos à tona os dados do último relatório GlobalWebIndex, pesquisa internacional sobre o tema.
Segundo o estudo:
– 98% dos consumidores digitais são usuários de mídias sociais. Impossível ignorar este dado, certo?
– 40% dos entrevistados utilizam as redes sociais para saber sobre eventos e manter contato com amigos.
– O tempo diário gasto nas redes sociais passou de 2 horas e 15 minutos para 2 horas 22 minutos de 2018 para 2019. Porém, em mercados específicos, está começando a haver redução do tempo de uso.
Mas este é apenas o começo da análise do levantamento. A seguir, apresentamos as tendências na utilização de redes sociais que você precisa entender. Acompanhe!
3 tendências na utilização de redes sociais
#Tendência 1 na utilização de redes sociais:
Migração dos jovens do Facebook para o YouTube e outras redes
Em média, os usuários de redes sociais possuem contas em oito plataformas diferentes, e utilizam cada uma para uma finalidade específica.
O Facebook ainda é a rede social com mais membros cadastrados. No entanto, o YouTube se destaca em termos de visitantes semanais. Afinal, muitos usuários utilizam esta rede sem necessariamente ter um cadastro ou estar logado nela.
A maioria dos visitantes do YouTube tem entre 16 e 24 anos, faixa etária que lentamente desengata do Facebook – enquanto aproximadamente 85% das pessoas entre 16 e 24 anos usava o Facebook pelo menos mensalmente no primeiro trimestre 2016, no terceiro trimestre de 2018 esse índice foi de 79% .
Estes dados são importantes porque o ajudam a definir com mais clareza em qual canal você deve investir mais esforços. Leve em conta o perfil do seu público para escolher as redes sociais que merecem mais sua atenção.
Além disso, lembre-se de que apesar de o estudo falar sobre Facebook e YouTube neste aspecto, Instagram, LinkedIn e Pinterest, por exemplo, também devem entrar no seu radar. Porém, sempre levando em consideração que pode ser melhor focar esforços em uma ou duas destas redes do que estar em todas e não cuidar direito de nenhuma.
#Tendência 2 na utilização de redes sociais:
Redes sociais e chatbots como SAC
Facebook Messenger e WhatsApp disputam a atenção do público que busca serviços de mensagens. Porém, essas plataformas não têm servido apenas para esta finalidade. Além disso, atualmente elas são bastante utilizadas como Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e também como ferramentas de vendas.
No entanto, neste jogo elas não estão sozinhas!
Utilizados dentro das redes sociais, os chatbots ajudam a oferecer uma experiência marcante ao cliente. Afinal, eles facilitam interações, especialmente quando são repetitivas – o que é normal em redes sociais.
Além disso, chatbots têm o potencial de encorajar consumidores a descobrir novos produtos e serviços, e, inclusive, realizar compras completas.
Ou seja, é o casamento perfeito entre redes sociais e tecnologia. Algo que traz benefícios tanto para o cliente quanto para as empresas.
#Tendência 3 na utilização de redes sociais:
Oportunidade para embaixadores da marca
Aqui vão mais alguns dados da pesquisa:
– Mais de um terço dos usuários de internet dizem seguir suas marcas favoritas em mídias sociais.
– Três entre 10 pessoas utilizam redes sociais para acompanhar notícias ou organizações de mídia.
– A idade média das pessoas que mais fazem este tipo de uso das redes sociais varia entre 25 e 34 anos.
De acordo com os pesquisadores, essas informações ajudam a mostrar que existem muitas oportunidades para embaixadores da marca alcançarem audiências via redes sociais. Até porque, atualmente, pouco menos da metade dos consumidores pode ser classificada como interatores de marca.
Porém, o fato de diversas marcas estarem aumentando seus esforços para melhorar a qualidade do conteúdo apresentado confirma esta tendência.
Desafios do uso das redes sociais em vendas
– e como lidar com eles
Ainda segundo a GlobalWebIndex:
– 22% dos consumidores digitais seguem pelo menos uma marca em uma rede social.
– Além disso, 4 entre 10 pessoas usam redes sociais para pesquisa de novas marcas ou produtos.
Apesar disso, o percentual de conclusão de compra dentro dessas plataformas permanece baixo, já que a maioria dos usuários vê esses canais meramente como espaço de pesquisa. Portanto, o principal desafio do momento é fortalecer as redes sociais como canais de venda.
Fonte: Gazin