Não importa o tamanho de sua loja, a comunicação com seus clientes é fundamental para o sucesso de suas vendas.
Como você está se comunicando com seu cliente atualmente? O que você faz para conversar com ele, para conhecê-lo e fazer com que ele conheça sua loja e tenha interesse nos seus produtos?
Pensando em ajudá-lo nesse sentido, separamos sete dicas importantes para melhorar a comunicação entre sua loja e seus consumidores.
1. Esteja presente em vários canais
É importante que a empresa tenha várias formas para se comunicar com o cliente. Na web, além do site, crie perfis nas redes sociais e comunique-se por e-mail. Mas tenha em mente que muitos de seus clientes podem não ter acesso à internet, por isso, o telefone ainda é um canal muito utilizado. Em todas essas plataformas, tenha profissionais preparados para atender e se comunicar com seu público.
2. Vá até seu cliente
Não espere que seu cliente peça informações para somente depois entrar em contato com ele. Mande e-mails, mensagens, folhetos e esteja sempre presente na vida dele. Afinal, já dizia aquele ditado: “Quem é visto, é lembrado”.
3. Informação nunca é demais
Além de ofertas, comunique-se com seu cliente enviando informações sobre os produtos que você vende. Assim, você o ajuda a se manter informado e, dessa forma, sua marca fica marcada de forma positiva na memória dele.
4. Foque no diálogo
A comunicação com o seu cliente precisa ser como uma conversa. Ou seja, ela precisa acontecer nos dois sentidos. Preocupe-se em falar, claro, mas também dê espaço para que o cliente exponha suas opiniões, desejos e necessidades.
Você pode fazer isso por meio de uma pesquisa, uma enquete ou mesmo comentários em redes sociais e blogs. Dessa forma, além de estreitar o relacionamento com o seu consumidor, você tem oportunidade de conhecê-lo melhor e, assim, saberá quais as formas ideais de vender para ele.
5. Use a tecnologia a seu favor
Tem gente que diz que a tecnologia veio para afastar as pessoas. Mas não é bem assim! Sabendo utilizá-la ela pode ser sua aliada.
Por exemplo: se você tem o contato de celular de seus clientes, que tal enviar mensagens SMS ou por aplicativos como Whatsapp para oferecer a eles ofertas e informações em primeira mão? Assim, você usa a tecnologia para estar cada vez mais perto de seu público – e, claro, para vender!
6. Crie um plano de ações de comunicação
É importante que você faça um planejamento de comunicação. Defina quais são seus principais objetivos e quais ações de comunicação você irá realizar para alcançar essas metas. Essa é a melhor forma de garantir que a comunicação faça realmente a diferença nas vendas. Defina periodicidade de contato, formas, quem vai fazer isso, quais serão os indicadores e assim por diante.
7. Colete informações de seus clientes
Dados como nome, endereço, telefone, e-mail, profissão, data de aniversário, atividades de lazer preferidas ajudam a direcionar melhor sua comunicação. Você tem oportunidade, por exemplo, de enviar ofertas específicas para um cliente de acordo com suas preferências e seu perfil de compra. Aproveite a primeira venda para coletar essas informações. Deixe, no caixa, uma pesquisa rápida com essas questões. Ou, se preferir, depois que ele sair da loja mande um e-mail (este dado sim precisa ser coletado na hora) oferecendo um bônus pelas respostas do questionário. Isso ajuda a fidelizá-lo e, claro, a garantir que ele responda o que você precisa saber.
A comunicação adequada é a melhor ferramenta para despertar no seu cliente a vontade de comprar em sua loja. Comunicar é se relacionar e, com um bom relacionamento, mais que um consumidor de uma compra, você terá um cliente fiel por muito tempo.
Fonte: Gazin