A tecnologia tem influenciado de maneira cada vez mais profunda a forma como os consumidores interagem com as marcas. Como consequência, estão surgindo novos modelos de compra e novos formatos de lojas.
Quer aprender mais sobre esse tema? Continue a leitura deste artigo e conheça as principais novidades em termos de modelos de lojas no varejo!
A evolução dos canais de compra
Você já reparou como atualmente existem diversos caminhos para uma compra? O consumidor pode:
– Pesquisar na internet e comprar na loja física (ou o contrário).
– Comprar na web e retirar na loja física.
– Comprar por celular, por computador, por aplicativos e até por meio de redes sociais.
Tudo isso graças a tecnologias que suportam a interação dos clientes com as marcas em diferentes plataformas.
Todas essas possibilidades estão dando origem a novos formatos de lojas no varejo.
Novos formatos de lojas no varejo
As vendas na web crescem a cada ano. Mas mesmo com o crescimento do e-commerce, o ambiente físico do varejo continua tendo um papel importante no processo de compra e no relacionamento com o consumidor.
O principal objetivo do contato presencial com o cliente deve ser promover uma experiência marcante, por meio da experimentação e do conhecimento dos profissionais da loja.
Entre as principais mudanças que estão impactando o varejo físico e impulsionando a criação de novos formatos de lojas, destacam-se:
1) Processos de compra multicanais
Não existe um limite definido que separa as atividades online e offline. As pessoas utilizam diferentes plataformas ao mesmo tempo para se comunicar, se informar, se relacionar e também para comprar.
Assim, cada vez mais as lojas físicas devem criar processos que integram a experiência presencial com canais e ferramentas digitais.
Na prática!
A empresa de móveis IKEA tem um aplicativo que permite que o cliente faça uma lista de compra online e receba um mapa da loja com a indicação de onde estão os itens que ele procura.
2) Diferentes modelos de lojas para diferentes jornadas de compra
Com tantas possibilidades para fazer uma compra, a jornada do consumidor se tornou mais complexa. O modelo de interação entre os clientes e as marcas é muito variado. Por isso, as lojas precisam se adaptar para atender os clientes que vêm de diferentes canais.
Neste contexto, a ferramenta utilizada tem um papel fundamental, já que a tecnologia pode definir como será a jornada de compra.
Na prática!
A loja laboratório Omnistory, desenvolvida pela consultoria GS& Gouvêa de Souza, mistura diferentes tecnologias para criar experiências variadas. O cliente pode:
– Comprar pela internet e retirar pessoalmente;
– Contar com a ajuda do assistente digital na loja física;
– Comprar pelo aplicativo na loja, sem precisar fazer check-out.
3) Tecnologia para aprimorar a experiência do cliente
As lojas físicas e online estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para oferecer uma experiência de compra marcante aos clientes.
Tecnologias como realidade virtual e aumentada ou assistentes de compra digitais ajudam a criar uma experiência mais imersiva, ajudando o consumidor a vivenciar o produto antes mesmo de comprá-lo.
Na prática!
A loja de departamento Macy’s disponibiliza aos clientes um aplicativo em que eles podem montar um quarto, utilizando móveis vendidos pela empresa. Depois, por meio de óculos de realidade virtual, o cliente pode “entrar” no ambiente e conferir o resultado final.
Fonte: Gazin Atacado