Quando se trata de se comunicar e se engajar com os clientes na web, o “bom e velho” e-mail ainda é um dos canais mais efetivos!
Dentre os principais benefícios do uso do e-mail em suas estratégias de marketing e comunicação, podemos destacar:
– Promove uma comunicação mais direta com o cliente.
– Em geral, o custo é menor do que o investimento necessário para realizar campanhas em mídias impressas, por exemplo.
– É possível monitorar os resultados das campanhas – e ajustar as estratégias sempre que necessário.
– Permite que o cliente compartilhe as informações recebidas com algum conhecido facilmente – expandindo o alcance da marca!
Além disso, é importante entender que, mais do que um canal de venda, o e-mail é uma plataforma de comunicação direta, por onde as empresas podem conhecer melhor seu público e se aproximar dos clientes.
3 dicas para potencializar suas campanhas de e-mail marketing
Dica #1: SEGMENTE SUA LISTA DE CONTATOS
O primeiro passo para criar campanhas de e-mail marketing efetivas é desenvolver listas qualificadas.
Nesse sentido, além de criar suas listas de forma independente – ou seja, coletando endereços dos seus clientes, sem comprar listagens genéricas de empresas terceiras –, também é importante segmentar os e-mails.
Na prática, isso significa separar grupos de clientes – por média de gasto, gênero, idade, região etc.
Atenção!
Faça a segmentação de acordo com os fatores mais importantes para sua loja.
– Digamos, por exemplo, que na Black Friday sua loja online esteja fazendo grandes promoções de câmeras fotográficas, smartphones e geladeiras.
– Neste caso, é interessante criar listas com os e-mails dos clientes que já demonstraram interesse por esses produtos e enviar as ofertas separadamente.
Por que isso é importante?
Porque com listas mais segmentadas você aumenta as chances de alcançar os clientes que realmente terão interesse em suas ofertas. Dessa forma, o retorno dessa ação será muito maior!
Dica #2: PERSONALIZE AS MENSAGENS
Uma das maneiras mais efetivas de utilizar e-mail marketing para vender mais é personalizando as campanhas enviadas.
Depois de seguir o passo acima e segmentar as listas, ficará mais fácil escrever mensagens direcionadas às preferências e necessidades específicas dos diferentes grupos de consumidores.
Neste sentido, é importante levar em consideração o histórico de compra dos clientes.
– Que tal, por exemplo, enviar uma oferta especial de batedeiras e processadores de alimentos para os clientes que já compraram outros eletrodomésticos de cozinha?
Por que isso é importante?
Os consumidores atuais buscam marcas que ofereçam informações e ofertas alinhadas ao perfil deles. Mostre que sua loja conhece seus clientes e, assim, venda mais!
Dica #3: CRIE SENSO DE URGÊNCIA
Promover ações que criem exclusividade e senso de urgência pode condicionar o cliente a fechar a compra o quanto antes.
Porém, para que isso aconteça, é preciso mostrar aos consumidores que sua loja está oferecendo uma chance única de negócio.
Leve isso em consideração ao criar as campanhas de e-mail da sua loja online.
Uma ideia interessante é enviar e-mails avisando quantas horas o cliente ainda tem para aproveitar determinado desconto ou promoção.
Para isso, você pode, por exemplo:
– Enviar as ofertas disponíveis com a chamada “Termina hoje à meia noite!”
– Anunciar no e-mail “Mais X horas para aproveitar esses descontos imperdíveis”, indicando as promoções da loja.
– Além disso, também é possível anunciar os produtos que estão quase acabando. Algo como “Apenas mais cinco unidades!”.
Por que isso é importante?
Em meio a tantas ofertas e descontos, o cliente pode se sentir sobrecarregado e não conseguir decidir onde comprar na web. E-mails como estes poderão ser o “empurrãozinho” que faltava para ele decidir ir para a sua loja.
Fonte: Gazin