As dicas abaixo foram provenientes de diversas fontes e visam alertar os empreendedores de alimentação fora do lar sobre alguns cuidados a serem reforçados nesse período de pandemia, bem como ideias a serem consideradas.
Lembrando que o cenário está muito incerto e dinâmico, e que as dicas relacionadas ao atendimento no salão, por exemplo, dependem da situação de cada localidade em relação à possibilidade de realizar, ou não, esse atendimento presencial.
Informar:
– Passar credibilidade e conhecimento sobre o assunto;
– Disponibilizar álcool em gel (70%) para os clientes;
– Espaçamento entre as mesas de 2 metros e das cadeiras 1 metro;
– Adiar shows e música ao vivo;
– Utilizar cartazes explicativos;
– Embalar os talheres;
– Higienizar máquinas de cartão;
– Higienizar assentos;
– Higienizar ar condicionado;
– Garantir que funcionários higienizem as mãos – Sugestão de parada a cada 1 hora.
Reduzir custos:
– Não estocar. Há pouca chance de desabastecimento de produtos do mercado interno;
– Produtos importados devem ser monitorados devido à fechamento de fronteiras. Se o produto for crítico para a operação e não houver item substituto, vale a pena estocar;
– Aproveitar o momento de grande oferta de produtos perecíveis e negociar;
– Renegociar prazo com fornecedores;
– Negociar desconto e prazo de aluguel com proprietário do imóvel;
– Analisar custo de antecipação de cartões.
Reduzir mão de obra, se ociosa:
– Acordo com sindicato para gozo imediato de férias;
– Banco de Horas.
Vendas:
– Ampliar a presença digital. Sem circulação de pessoas nas ruas os meios digitais serão mais utilizados.
Buscar alternativas de vendas em outros canais, tais como:
– Delivery;
– Demanda aumenta devido à quantidade de pessoas em casa;
– Avaliar marketplaces de delivery (ifood, Uber eats, Rappi, 99foods, etc.);
– “Retira e Leva pra casa”;
– Opção para pessoas que querem evitar contato;
– Neste momento dar prioridade para geração de caixa em detrimento da margem. A meta inicial é alcançar o ponto de equilíbrio;
Sugestões de promoção para gerar vendas antecipadas (garantir receita):
– Cupons de descontos;
– Pacotes promocionais;
– Bonificação por volume;
– Lançar produtos congelados;
– Entrega grátis;
– Parceria com empresas com colaboradores em home-office.
Fonte: SEBRAE