Às vezes parece que não temos como fugir, ela sempre está ali, presente, tirando o sono dos empreendedores.
Mas, se a inadimplência é um mal comum dos negócios, a melhor coisa que podemos fazer é aprender a lidar com ela. Então, continue lendo e confira 5 dicas para dar adeus à inadimplência em sua loja.
Escuta e compreensão, chaves de ouro!
O primeiro passo para diminuir a inadimplência, pode parecer estranho, mas é a escuta e a compreensão.
Escute o que o seu cliente inadimplente tem a dizer, tente compreender os contextos e a situação financeira dele.
Tente elaborar soluções de acordo com essa realidade. Busque alternativas, parcelamentos e possibilidades. O importante é ser flexível e aberto à negociações.
Ofereça vantagens para quem paga em dia
Pense em ofertas exclusivas ou até descontos especiais para clientes que pagam em dia. Isso, além de criar clientes fidelizados, instiga outros clientes a tentar manter as compras com pagamento regular.
Sendo assim, tende a diminuir o nível de inadimplência a longo prazo.
Entre em contato de forma assertiva
Escolha o canal certo para cobrar o cliente inadimplente. Assim, você aumenta as chances de ser ouvido e ofertar uma proposta de quitação da dívida.
Algumas opções podem ser:
– Enviar uma carta via Correios;
– Ligar ou mandar SMSs (caso tenha sido autorizado previamente);
– Envie e-mails oficiais.
O contato mais eficiente pode variar de acordo com o perfil do seu cliente. É interessante usar esses contatos para notificar sobre o débito e explicar como proceder a renegociação.
Facilite a quitação da dívida
Nada de juros altíssimos, tente chegar a um acordo que caiba na realidade do cliente mas, claro, sem prejudicar a saúde da sua loja.
O importante é facilitar a quitação da dívida e diminuir, aos poucos, o índice geral de devedores na sua empresa. Isso porque a verdade é que ninguém gosta de ficar endividado, mas muitas vezes não tem os meios para pagar.
Portanto, melhorar as opções de parcelamento, aceitando cartões e ofertando descontos. As chances da dívida ser paga aumentam muito.
Conte com uma equipe bem treinada
Para ter êxito em todo o processo é preciso uma equipe bem treinada para dialogar com os clientes e alcançar os objetivos. Se preferir, invista em uma empresa especializada em cobrança. O trabalho terceirizado pode ser mais prático.
Fonte: gazinatacado