É inegável que em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais sejam ótimos canais para vendas e negócios.
Afinal, diariamente milhões de pessoas acessam o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e outras redes.
Sendo assim, é de suma importância que empresas saibam aproveitar o potencial das redes sociais, de modo a atrair e fidelizar clientes e claro, aumentar os lucros da organização.
Por isso, no artigo de hoje, nós iremos falar sobre a importância das redes sociais para bares e restaurantes.
Assim, você como empreendedor e dono de um negócio, poderá aproveitar as dicas para fazer a sua empresa crescer! Vamos lá?
Redes sociais para bares e restaurantes: entenda a importância
Clientes e potenciais clientes estão nas redes sociais. Isso é fato. Portanto, você precisa aproveitá-las para atrair novos consumidores, fidelizar quem já é cliente e aumentar a sua renda.
E para isso, é importante seguir algumas boas práticas…
Boas práticas para bares e restaurantes nas redes sociais
Perfil completo
Quando você for criar a sua página em uma rede social, é de suma importância que você coloque todas as informações necessárias, para que as pessoas possam encontrá-la.
Portanto, coloque uma foto, uma boa descrição, meios de contato, horário de funcionamento, localização, links, hashtags, etc.
Tudo isso ajudará a sua página a ser encontrada com mais facilidade.
E caso haja alguma mudança, por exemplo, no endereço ou no telefone do seu bar, ou restaurante, não esqueça de atualizá-los em suas redes sociais.
Tenha sempre um perfil completo e atualizado!
Frequência
Um erro que muitos bares, restaurantes e outros tipos de empresas cometem nas redes sociais é fazer publicações de maneira aleatória, sem manter uma frequência ou seguir um cronograma pré-estabelecido. E isso é um grande erro.
Sabe por quê? Porque assim os usuários ficam “perdidos”, não sabem quando haverá uma nova publicação e acabam perdendo o interesse. O engajamento acaba sendo menor.
Agora, se o seu bar ou restaurante faz pelo menos uma publicação por dia e em horários definidos, a sua audiência já sabe quando haverá um novo post e as chances de engajamento são bem maiores.
Portanto, mantenha frequência em suas redes sociais. Não deixe os usuários esperando ou tentando adivinhar quando terá um novo post.
Além disso, varie as publicações. Para completar uma semana, você não precisa publicar apenas fotos de pratos ou bebidas.
Você pode por exemplo, fazer posts com dicas sobre gastronomia, pode falar sobre a nova linha de cadeiras infantis do seu restaurante, pode convidar chefs e pessoas influentes do setor para falar e muito mais! Use a criatividade.
Interação e relacionamento
As redes sociais são ótimos canais para interagir e manter um relacionamento próximo do público.
Por isso, é essencial que a sua marca invista nisso. Ou seja, ela deve sempre responder os clientes, deve promover enquetes e debates e criar ações que envolvam os consumidores. Muitas pessoas gostam deste sentimento de pertencimento.
Além disso, é importante manter uma comunicação transparente e humanizada, afinal, você está conversando com pessoas e não robôs. Evite respostas gerais e padronizadas.
Conecte-se com os clientes. Crie uma relação de proximidade com eles. Ouça o que eles têm a dizer e valorize os feedbacks deles. Isso te ajuda a crescer.
Fotos e vídeos de qualidade
Tratando-se de comidas e bebidas, é fundamental que as fotos e vídeos publicados nas suas redes sociais sejam de qualidade, afinal, você precisa despertar o interesse e a vontade nos consumidores.
Por isso, invista sempre em boas fotos e vídeos e, se necessário, contrate um profissional para isso. Faça publicações que deem água na boca!
Além disso, a identidade visual dos seus posts também precisa ser bem trabalhada, de modo que as pessoas batam o olho e identifiquem ser um post da sua marca.
Conteúdos relevantes
Além das dicas anteriores, outro ponto importante para você aproveitar o potencial das redes sociais é fazer posts relevantes, que tenham conteúdos interessantes.
Não use as redes sociais apenas para falar sobre a sua marca e para vender produtos. Use-as para educar o seu público, para ajudar pessoas e agregar valor com posts úteis.
Não seja somente mais um perfil em meio a tantos outros.
Atendimento de qualidade
Tanto no ambiente físico quanto no digital, o atendimento precisa ser impecável. Portanto, é de suma importância que você e seus colaboradores saibam como responder e lidar com os consumidores.
Sendo assim, é essencial que o atendimento seja sempre de qualidade, com muito respeito e educação.
Por exemplo, é importante saber como responder dúvidas, críticas, elogios, sugestões, etc., afinal, esses tipos de comentários são comuns em redes sociais.
Referências
Começar do zero pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, ao investir em redes sociais para o seu negócio, busque referências, tanto nacionais quanto internacionais.
Veja o que outros bares e restaurantes estão publicando em suas páginas no Facebook, Instagram, Twitter, etc. e avalie o que você pode adotar em sua empresa.
Mídia paga
Infelizmente, ter um crescimento orgânico, natural, nas redes sociais não é algo tão simples de ser alcançado.
Por isso, é importante que você invista em estratégias de mídia paga, em anúncios e posts patrocinados.
Dessa forma, você terá mais alcance e visibilidade, de modo a atrair mais pessoas para o seu negócio.
Mensuração de resultados
De pouco adianta você colocar em prática todas essas ações acima, se você não mensurar os resultados depois.
Afinal, como é que você vai saber se uma ação está dando certo ou não?
Por isso, é fundamental que você avalie dados e métricas regularmente, de modo a verificar o que está funcionando e que precisa ser ajustado!
De repente, é o horário das publicações, o formato utilizado… enfim, tudo precisa ser bem analisado para que você seja cada vez mais assertivo e eficiente nas redes sociais!
Fonte: lojabrazil